⚡️ #1003: Hamas ataca Israel; Correio Sabiá pede interação da audiência

⚡️ #1003: Hamas ataca Israel; Correio Sabiá pede interação da audiência

⚡️ #1003: Hamas ataca Israel; Correio Sabiá pede interação para reportar com precisão

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
Imagem mostra um judeu no Muro das Lamentações / ? Dave Herring/Unsplash
Imagem mostra um judeu no Muro das Lamentações / ? Dave Herring/Unsplash

? “Penamos” para fazer um resumo ético/responsável sobre o conflito Israel x Hamas, porque a região já é naturalmente cheia de disputas e preconceitos. É super difícil escrever de longe e evitar a reprodução de vieses e/ou estigmas históricos. Esperamos que entendam o nosso lado, as nossas dificuldades, e que nos ajudem com feedbacks, tanto elogiosos quanto críticos. No final, o que importa é que vocês saibam que estamos dando nosso melhor para fazer uma curadoria bem-feita para vocês e que também estamos abertos a escutar vocês. Falem por mensagem privada ou enviem mensagens nas nossas redes sociais (@correiosabia). Vamos voar juntos. ?

⚔️ Israel x Hamas: mais de mil pessoas mortas desde sábado (7); ao menos 150 capturadas como reféns; premier de Israel promete acabar com o Hamas; ? Brasil tem desafio diplomático por ocupar a presidência do Conselho de Segurança da ONU; ?? 

?‍⬛ Correio Sabiá entende que reportar sobre a região exige esforço para evitar vieses/estigmas históricos e convida você a participar dando feedbacks. ? Fazemos um humilde convite para construir um Jornalismo interativo. ?? Se necessário, nos corrija pelo WhatsApp ou pelas redes (@correiosabia) ⚠️?️

…….……………………………..   

⚔️ Israel x Hamas. Israel declarou “situação de guerra” contra o Hamas. ? Sobre o conflito, comecemos por uma opinião que achamos interessante do João Koatz Miragaya, do site Conexão Israel. ?? Talvez a leitura te ajude a compreender melhor a situação e/ou expandir suas visões. ??

➡️ Agora, a notícia. No sábado (7), o Hamas (grupo militante islâmico da Palestina) fez uma ofensiva contra Israel. Pelas últimas informações oficiais de Israel, foram cerca de 4,4 mil foguetes desde sábado. ?? Além disso, centenas de homens infiltrados em solo israelense (que chegaram até de parapente) abriram fogo indiscriminadamente, matando mais de mil pessoas (sendo a grande maioria de civis) e capturando pelo menos 150, como reféns em Gaza. ?? Cerca de 260 corpos foram encontrados num local próximo a uma festa rave da qual fazia parte o DJ Juarez Petrillo, pai do DJ Alok. ?? Milhares de pessoas ficaram feridas. Por isso, o ataque foi chamado de “terrorista”. ▪️

? Continuando… Num formato interativo de fazer Jornalismo, o Correio Sabiá recebeu comentários de seus leitores nas últimas horas. ?‍⬛?? Alguns ponderaram ser relevante mostrar que Israel oprime há décadas o povo palestino, com uma recente escalada nessa opressão desde que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu retomou o poder. ??✊? Outra leitora falou que essa ponderação poderia ser criticada, porque “quando um grupo terrorista ataca um país não é momento de apontar para a vítima.” ??➡️ O consenso foi que:

  1. É jornalisticamente relevante dar contexto à complexidade histórica da região;
  2. Nada justifica o massacre ocorrido em Israel; e
  3. Nada justifica Israel usar seu poder de fogo desproporcional para futuramente causar o mesmo sofrimento aos palestinos.

➡️ A conclusão: é necessário buscar urgentemente uma saída diplomática, algo que tem falhado há cerca de 1 século. ???️

? No entanto… O conflito parece longe do fim. Netanyahu prometeu acabar com o Hamas. Disse para os palestinos saírem de grandes centros urbanos e que reduziria esconderijos “a ruínas”. ?️ Chamou reservistas e conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que falou estar pronto a oferecer “todos os meios” de apoio a Israel. ??? Existe um abismo de poder militar entre os 2 lados, sendo Israel um dos mais sofisticados do mundo. ??️?️(Aliás, os serviços de inteligência israelenses estão sendo criticados por não terem previsto/impedido o ataque. Estamos falando de pessoas de parapentes contra um sistema de drones de última geração.) ?️??

? Contexto. Hamas, pelo nome, quer dizer Movimento de Resistência Islâmica. ✊? É o maior grupo militante islâmico da Palestina, considerado “terrorista” por Israel, Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido. ?‍☠️ Desde 2007, quando foi eleito (não houve mais eleições desde então), o grupo controla a Faixa de Gaza, um território com 41 km de comprimento por 10 km de largura. Fica entre Israel, Egito e Mar Mediterrâneo. ?️ A área é pequena mas super populosa, sendo a mais densa do mundo todo, com cerca de 2,3 milhões de pessoas. ? Também é um espaço conhecido por seus conflitos. ? – BBC Brasil (Leitura: 3min)

?? “E o Brasil?” O país assumiu justamente no último dia 1º a presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). ?? Havia até data prevista (dia 24) para um debate sobre o Oriente Médio, com a questão palestina em evidência. ?? A tendência é que este assunto agora seja uma das prioridades da diplomacia brasileira. ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar “chocado” com o ataque a Israel e defendeu a criação de um Estado da Palestina. ? – Agência Brasil (Leitura: 2min30s)

  • ➕ O Ministério da Defesa informou ontem (8) que liberou 6 aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para repatriar brasileiros em Israel. ?️ Ao todo, 1,7 mil pediram apoio. ?? – Gov (Leitura: 1min)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

? Ocean Noise Pollution. O Correio Sabiá lançou o documentário “Ocean Noise Pollution”, um dos 9 projetos selecionados no mundo todo pelo Earth Journalism Network. ?? Por 5 meses, fizemos mergulhos de cilindro e entrevistas com pesquisadores para jogar luz sobre um problema invisível nos mares: a poluição sonora marinha. ? Assim como plástico e outras formas de poluição, o barulho também pode comprometer gravemente a biodiversidade marinha. ? Assista e dê seu joinha no nosso canal no YouTube:

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais