⚡️ #1002: Minirreforma eleitoral, 'PEC do Plasma' e Correio Sabiá na Media Party

⚡️ #1002: Minirreforma eleitoral, 'PEC do Plasma' e Correio Sabiá na Media Party
Link copiado!

⚡️ #1002: Minirreforma eleitoral adiada; PEC do Plasma em discussão; e Correio Sabiá na Media Party

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Por 43 votos a 21, senadores aprovaram o PL 2.903/202, que estabelece um marco temporal de referência para demarcação de terras indígenas / ? Waldemir Barreto/Agência Senado
Senadores no plenário da Câmara, em sessão conjunta do Congresso Nacional / ? Roque de Sá/Agência Senado

? Senado adia votação da minirreforma eleitoral, e medidas já não serão aprovadas a tempo de valerem em 2024; ?️

? CCJ do Senado pode votar “PEC do Plasma”, proposta que altera regras para processamento e comercialização de plasma humano; ?

? Correio Sabiá é convidado a viajar a Buenos Aires mais uma vez; agora, para participar da Media Party  ?‍⬛

…….……………………………..   

? Senado. O Senado adiou ontem (3) a votação da minirreforma eleitoral que já tinha sido aprovada na Câmara. ⌛️ Como novas regras eleitorais precisam ser aprovadas até 1 ano antes da eleição, era preciso fazer as medidas em discussão virarem lei (aprovação no Congresso + sanção presidencial) até sexta (6.out). Isso já não vai mais ocorrer. ❌?️

? Ainda no Senado… Na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), pode ser votada hoje (4) uma proposta que estabelece novas regras para coleta, processamento e comercialização de plasma humano, permitindo a entrada de empresas privadas. ?? A Constituição define que só o Estado pode produzir e comercializar “hemoderivados”, produtos à base de sangue. ?? O Ministério da Saúde é contra, porque diz que a entrada do setor privado pode ferir o princípio da equidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e considera o sangue como um “componente estratégico” para o país. ? – Jornal Nacional + Senado

? Por outro lado… Há quem argumente que o Brasil não é autossuficiente na produção de remédios desse tipo. ? Por isso, o plasma doado em hemocentros é enviado ao exterior e retorna ao país para distribuição gratuita pelo SUS, mas com um alto custo. ? Essas pessoas dizem que a entrada do setor privado seria benéfica para o processo. Este é o caso, por exemplo, do presidente da Associação Brasileira de Bancos de Sangue. ▪️

? Economia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue em recuperação da cirurgia que fez na última sexta (29), sancionou o projeto que limita os juros rotativos do cartão de crédito e define regras para o Desenrola, programa que facilita a renegociação de dívidas. ??

? Mundo. O Correio Sabiá está voando hoje, mais uma vez, para a Buenos Aires (Argentina). ??? Desta vez, vamos participar da Media Party, evento de 3 dias sobre inovação em mídia _(parênteses: ontem contamos num call, a convite do ICFJ, sobre alguns de nossos projetos)._ ??‍⬛ Aliás, na Argentina, o candidato de extrema direita à Presidência, Javier Milei, chamou Lula de “comunista furioso”. ? A eleição por lá ocorre em menos de 20 dias. ?️ Já nos Estados Unidos, pela 1ª vez na História a Câmara dos Representantes derrubou seu presidente, Kevin McCarthy, por 216 votos a favor e 210 contra (8 votos foram de republicanos mais alinhados ao ex-presidente Donald Trump). ??

? Ocean Noise Pollution. O Correio Sabiá lançou o documentário “Ocean Noise Pollution”, um dos 9 projetos selecionados no mundo todo pelo Earth Journalism Network. ?? Por 5 meses, fizemos mergulhos de cilindro e entrevistas com pesquisadores para jogar luz sobre um problema invisível nos mares: a poluição sonora marinha. ? Assim como plástico e outras formas de poluição, o barulho também pode comprometer gravemente a biodiversidade marinha. ? Assista e dê seu joinha no nosso canal no YouTube:

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.