⚡️ #1002: Minirreforma eleitoral, 'PEC do Plasma' e Correio Sabiá na Media Party

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos preside
Table of Content

⚡️ #1002: Minirreforma eleitoral adiada; PEC do Plasma em discussão; e Correio Sabiá na Media Party

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Por 43 votos a 21, senadores aprovaram o PL 2.903/202, que estabelece um marco temporal de referência para demarcação de terras indígenas / ? Waldemir Barreto/Agência Senado
Senadores no plenário da Câmara, em sessão conjunta do Congresso Nacional / ? Roque de Sá/Agência Senado

? Senado adia votação da minirreforma eleitoral, e medidas já não serão aprovadas a tempo de valerem em 2024; ?️

? CCJ do Senado pode votar “PEC do Plasma”, proposta que altera regras para processamento e comercialização de plasma humano; ?

? Correio Sabiá é convidado a viajar a Buenos Aires mais uma vez; agora, para participar da Media Party  ?‍⬛

…….……………………………..   

? Senado. O Senado adiou ontem (3) a votação da minirreforma eleitoral que já tinha sido aprovada na Câmara. ⌛️ Como novas regras eleitorais precisam ser aprovadas até 1 ano antes da eleição, era preciso fazer as medidas em discussão virarem lei (aprovação no Congresso + sanção presidencial) até sexta (6.out). Isso já não vai mais ocorrer. ❌?️

? Ainda no Senado… Na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), pode ser votada hoje (4) uma proposta que estabelece novas regras para coleta, processamento e comercialização de plasma humano, permitindo a entrada de empresas privadas. ?? A Constituição define que só o Estado pode produzir e comercializar “hemoderivados”, produtos à base de sangue. ?? O Ministério da Saúde é contra, porque diz que a entrada do setor privado pode ferir o princípio da equidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e considera o sangue como um “componente estratégico” para o país. ? – Jornal Nacional + Senado

? Por outro lado… Há quem argumente que o Brasil não é autossuficiente na produção de remédios desse tipo. ? Por isso, o plasma doado em hemocentros é enviado ao exterior e retorna ao país para distribuição gratuita pelo SUS, mas com um alto custo. ? Essas pessoas dizem que a entrada do setor privado seria benéfica para o processo. Este é o caso, por exemplo, do presidente da Associação Brasileira de Bancos de Sangue. ▪️

? Economia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue em recuperação da cirurgia que fez na última sexta (29), sancionou o projeto que limita os juros rotativos do cartão de crédito e define regras para o Desenrola, programa que facilita a renegociação de dívidas. ??

? Mundo. O Correio Sabiá está voando hoje, mais uma vez, para a Buenos Aires (Argentina). ??? Desta vez, vamos participar da Media Party, evento de 3 dias sobre inovação em mídia _(parênteses: ontem contamos num call, a convite do ICFJ, sobre alguns de nossos projetos)._ ??‍⬛ Aliás, na Argentina, o candidato de extrema direita à Presidência, Javier Milei, chamou Lula de “comunista furioso”. ? A eleição por lá ocorre em menos de 20 dias. ?️ Já nos Estados Unidos, pela 1ª vez na História a Câmara dos Representantes derrubou seu presidente, Kevin McCarthy, por 216 votos a favor e 210 contra (8 votos foram de republicanos mais alinhados ao ex-presidente Donald Trump). ??

? Ocean Noise Pollution. O Correio Sabiá lançou o documentário “Ocean Noise Pollution”, um dos 9 projetos selecionados no mundo todo pelo Earth Journalism Network. ?? Por 5 meses, fizemos mergulhos de cilindro e entrevistas com pesquisadores para jogar luz sobre um problema invisível nos mares: a poluição sonora marinha. ? Assim como plástico e outras formas de poluição, o barulho também pode comprometer gravemente a biodiversidade marinha. ? Assista e dê seu joinha no nosso canal no YouTube:

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.