⚡️ #1000: Contexto das notícias da semana em 3 minutos de leitura
⚡️ #1000: Contexto das notícias da semana (2 a 8.out) em 3 minutos de leitura
Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
☕️ Para saber as (várias) novidades do Correio Sabiá, leia até o final.
? Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia no quadril na última sexta (29). ?? Não teve intercorrências, recebeu alta (após 3 dias internado) e está na sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, onde deve ficar por cerca de 3 semanas. ? Agora, será importante observar a movimentação política do governo (como ficam as negociações com o Congresso, por exemplo). ♟️?
?️ Conselhos tutelares.* Aliás, falando em movimentação política, esquerda e direita se mobilizaram no país pelas eleições dos conselhos tutelares, realizadas neste domingo (1º) em várias cidades. ?? Esses pleitos são facultativos e qualquer brasileiro maior de 16 anos em situação regular com seu título de eleitor pode votar. ? Até então, essas eleições passavam sem muita repercussão. ?
- ? Voe com o Correio Sabiá nas redes sociais: @correiosabia
⚖️ Judiciário. O último compromisso oficial do Lula na semana passada foi a posse do ministro Luís Roberto Barroso como novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). ??⚖️ Em discurso, Barroso defendeu minorias. Participaram do evento os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). ??
? Contexto. Na semana passada, Pacheco ajudou a aprovar o texto que define um marco temporal para demarcar terras indígenas. ⛺️ Poucos dias antes, o STF tinha definido que essa tese não é válida. ? Ou seja, criou-se um atrito entre os Poderes Legislativo e Judiciário. ? Foi em meio a essa disputa que Barroso assumiu o cargo. ⚔️ Entenda o assunto aqui. ⤵️
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias essenciais no WhatsApp.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
➕ Mais. Ainda no STF, participaram da posse do Barroso alguns possíveis candidatos ao lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta definitivamente nesta semana. ??⚖️ São cotados: o AGU (advogado-geral da União) Jorge Messias; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas. ? Lula já disse que cor e gênero não são critérios para sua decisão. ?
?⬛ Assobio. Lançamos na semana passada o projeto Ocean Noise Pollution, no qual fomos um dos 9 aprovados no mundo todo pelo Earth Journalism Network. ??? Hoje (2), o documentário completo com imagens de mergulho de cilindro de GoPro vai ao ar, às 11h. ?? O site já está disponível. ?️ O Instagram (ocean.correiosabia) também. Publicamos um teaser do doc por lá. ?️?
➕ Mais. Nesta semana voltaremos a Buenos Aires (Argentina), novamente a convite. ???? Seremos speakers do Media Party, evento que ocorre do dia 5 ao 7. ? Será uma grande oportunidade de divulgarmos todos os projetos que temos desenvolvido por aqui. ? Outra maneira é pelo nosso canal recém-criado no WhatsApp. ? Acompanhe e divulgue. ⤵️
Veja ainda a Agenda da Semana do Correio Sabiá, que dá previsibilidade ao noticiário. ?
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.