Atualizações da guerra no Oriente Médio, dia 15.out
Israel continua a avançar com bombardeios em diferentes frentes
Israel (🇮🇱) continuou a avançar em diferentes frentes nesta segunda-feira (14.out.2024). - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
- No Líbano (🇱🇧), mais de 20 pessoas mortas.
- Na Faixa de Gaza (🇵🇸), 24 horas sangrentas:
- 4 pessoas mortas num bombardeio a um hospital; 🏥
- ao menos 20 mortas numa escola usada como abrigo; 🏫 e
- 5 crianças morreram num ataque de drones em outro local da Cidade de Gaza. 👧🏻
💭 Os ataques israelenses têm incluído áreas consideradas “seguras”. Até membros da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) foram feridos. - The Guardian (Leitura: tempo real, em inglês)
- O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu falou para esses agentes deixarem a região, como mostramos na edição desta segunda-feira (14.out) do Correio Sabiá.
💬 Enquanto isso, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) –aliança militar liderada pelos Estados Unidos (🇺🇸) e que engloba quase todos os países europeus– começou uma atividade militar na Europa Ocidental que mobiliza:
- 2 mil agentes 🪖
- 60 caças 🛩️
- 13 países aliados 🗺️
💭 Por causa da guerra na Ucrânia (🇺🇦), a Rússia (🇷🇺) falou que as ações escalam a tensão na região. Sabe-se que a entrada na Otan é uma demanda ucraniana. No entanto, a inclusão de um novo país depende da concordância de todos os membros. - G1 (Leitura: 2min)
♻️ Mais de 80% países não elaboraram planos de preservação da biodiversidade conectados com as metas das Nações Unidas para deter a destruição dos ecossistemas do planeta. O Suriname (🇸🇷) é o único país amazônico com um plano de ação. - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
💭 A partir da segunda-feira que vem (21.out), ocorre a COP16, em Cali, na Colômbia (🇨🇴). É uma cúpula da biodiversidade e natureza, na qual representantes de quase 200 países se reúnem para negociar sobre como proteger o planeta de extinções em massa. Consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá.
📍 No Brasil (🇧🇷), candidatos à Prefeitura de São Paulo fizeram um debate nesta segunda-feira (14) –e, como apontamos em nosso balanço publicado na mesma segunda (14) com expectativas para o noticiário, falaram sobre o apagão na cidade. Centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz.
🤰🏾 Por fim... Reportagem publicada no Correio Sabiá por alunas da UnB (Universidade de Brasília) mostrou como a maternidade traz desafios para quem decidiu ser mãe ou simplesmente chegou a essa realidade.
💬 No entanto, quando se trata das mães atípicas –como são conhecidas as mães de pessoas com deficiências –a caminhada é mais complexa: desde o diagnóstico até a rotina de cuidados, os dias são longos e as noites nem sempre são feitas para dormir. Leia no Correio Sabiá.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.