Agenda: COP27 começa neste domingo (6)

Agenda: COP27 começa neste domingo (6)

Agenda da Semana (31.out a 6.nov): eventos para manter no radar

Leitor deve estar atento às informações sobre a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula
Agenda: O presidente Jair Bolsonaro e seu filho Carlos Bolsonaro, em Moscou, na Rússia, dia 16 de fevereiro de 2022 / Foto: Alan Santos/PR
Agenda: O presidente Jair Bolsonaro e seu filho Carlos Bolsonaro, em Moscou, na Rússia, dia 16 de fevereiro de 2022 / Foto: Alan Santos/PR
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. O texto foi originalmente publicado no dia 31 de outubro de 2022, às 21h20, mas recebe atualizações diárias.

Nesta semana, será necessário o leitor ter especial atenção a algumas perguntas que ainda estão sem resposta, mas que devem nortear o noticiário. No radar: como será a transição de governo Bolsonaro para o governo Lula; quem será a equipe econômica do petista (e, principalmente, o ministro da Economia); e quais serão as iniciativas legais de Bolsonaro nos seus últimos dias de governo.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (31.out):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Bolsonaro. O presidente, derrotado na eleição em 2º turno, cumpre expediente no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. Expectativa de que fale em algum momento sobre o resultado eleitoral.

Terça-feira (1.nov):

  • Economia. Divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que optou por manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano na reunião terminada na última quarta-feira.
  • Estados Unidos. Divulgação do relatório JOLTS, com o número de vagas em aberto em setembro.

Quarta-feira (2):

  • Feriado. Dia de Finados. A Bolsa estará fechada.
  • Estados Unidos. O Comitê de Mercado Aberto do Fed (Federal Reserve), chamado Fomc, em inglês, deve anunciar mais uma decisão de aperto na taxa básica de juros nos Estados Unidos.
  • Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que trata da criação de postos de trabalho no setor privado norte-americano.
  • Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) preliminar da zona do euro e também da inflação ao consumidor na zona do euro, considerando que o BCE (Banco Central Europeu) elevou a taxa básica de juros mais uma vez.

Quinta-feira (3):

  • Europa. O Banco Central da Inglaterra anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juros.
  • Governo eleito. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) deve ser formalmente indicado nesta quinta-feira como encarregado de fazer a transição de governo. Além disso, Alckmin encontra com o relator do Orçamento de 2023.
  • Lula. O presidente eleito descansa por 3 dias na Bahia com a futura primeira-dama Janja.

Sexta-feira (4):

  • Transição. Às 11h30, Gleisi Hoffmann e Aloízio Mercadante visitam o CCBB em Brasília, sede da transição de governo. Haverá atendimento à imprensa no local.
  • Estados Unidos. Divulgação do payroll, relatório com os dados do mercado de trabalho norte-americano que serve para testar o quão aquecida está a economia naquele país.
  • Urbanização. O MapBiomas divulga dados sobre as áreas urbanas no Brasil durante o período de 37 anos. Os números mostrarão o crescimento de áreas urbanizadas no país, incluindo ritmo acelerado para favelas.

Sábado (5):

  • -x-x-x-

Domingo (6):

  • COP27. Início da COP27, a Conferência das Partes, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022. É o mais importante encontro global para tratar das mudanças climáticas. O evento neste ano ocorre na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18 de novembro. O presidente eleito Lula confirmou participação, mas deve ir a partir do dia 14. Alguns integrantes do PT, no entanto, irão antes. É o caso do ambientalista e deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), um dos coordenadores do programa ambiental da campanha de Lula. Esta informação é da CNN Brasil.

Radar:

  • Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia. Temos um conteúdo no Correio Sabiá que é atualizado frequentemente, cada vez que acontece algum evento relevante a respeito da guerra.

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais