Agenda da Semana (19 a 25.set): eventos para manter no radar

Agenda da Semana (19 a 25.set): eventos para manter no radar
Link copiado!

Agenda da Semana (19 a 25.set): saiba os assuntos dos próximos dias

Após participar de cerimônia fúnebre pela morte da rainha da Inglaterra, Bolsonaro discursa na ONU
Agenda da Semana: Haverá decisão sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos / Foto: Stefan Widua/Unsplash
Agenda da Semana: Haverá decisão sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos / Foto: Stefan Widua/Unsplash
Assobio: a Agenda da Semana está em permanente atualização. Recomendamos que salve este conteúdo para consultá-lo em todos os dias da semana. A publicação original ocorreu no dia 18 de setembro de 2022, às 11h27.

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (19):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Ásia. Divulgação do índice de preços ao consumidor do Japão.
  • Ásia. Divulgação do Banco do Povo Chinês sobre a taxa de juros para empréstimos com vencimento no prazo de 1 ano.
  • Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem seu último dia da estadia em Londres, no Reino Unido, onde participa da cerimônia fúnebre pela morte da Rainha Elizabeth II, às 11h (horário local). Depois, Bolsonaro será recebido pela família real. Depois, às 12h10, tem recepção oferecida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, James Cleverly. Por fim, às 17h, parte de Londres (Reino Unido) para Nova York (EUA), onde vai discursar na abertura da Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas).
  • Lula. Às 9h, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) participam de encontro com candidatos à Presidência da República em outras eleições.
  • Simone Tebet. Agenda em São Paulo (SP) e São Vicente (SP). Às 10h, tem sabatina do Estadão no auditório da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). Às 15h, faz caminhada em São Vicente, na Baixada Santista.
  • Ciro Gomes. Cumpre agenda em São Paulo (SP). Às 10h, tem encontro com a Associação Brasileira de Fintechs e Zetta (associação que congrega bancos digitais). Às 11h, tem encontro com representantes do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). Às 20h, concede entrevista ao Programa do Ratinho.
  • Auxílio. Começam os pagamentos do Auxílio Brasil de setembro. O governo não conseguiu, desta vez, antecipar a distribuição dos valores. Os primeiros a receber, como sempre, são aqueles beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1.

Terça-feira (20):

  • Selic. 1º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir sobre a taxa de juros do Brasil.
  • Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, discursa na abertura da Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos.
  • Lula. Às 10h, em São Paulo (SP), Lula tem encontro com representantes do setor de Turismo.
  • Ciro Gomes. Às 8h30, concede entrevista online à Rádio Super Notícia (MG). Às 11h, em Campinas (SP), participa de convenção da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Às 20h45, em São Paulo (SP), faz live pela CiroTV.
  • Simone Tebet. Agenda em Indaiatuba (SP) e São Paulo (SP). Às 10h, visita o Coi (Centro de Operações e Inteligência) de Indaiatuba, junto com o prefeito Nilson Gaspar (MDB). Às 11h, faz caminhada na cidade. Em São Paulo, às 15h, participa do encontro “Educação Agora para o Brasil”, com Rossieli Soares, no auditório da Livraria Cultura da Avenida Paulista. Às 20h, participa de sabatina no Programa do Ratinho.
  • Senado. Às 10h, a Comissão de Relações Exteriores do Senado se reúne para eleger o presidente do colegiado.
  • Senado. Às 10h, há sessão solene no Senado para comemorar o cinquentenário da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil).
  • São Paulo. Às 10h, ocorre debate entre candidatos a governador do estado de São Paulo promovido pelos jornais O Globo, Valor e pela rádio CBN.
  • São Paulo. Às 21h, o ex-prefeito de São Paulo e candidato ao governo do estado de São Paulo Fernando Haddad (PT) participa de sabatina na CNN.

Quarta-feira (21):

  • Bolsonaro. O presidente chega a Brasília depois de sua viagem a Nova York.
  • Lula. O ex-presidente receberá representantes de movimentos que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, às 15h, em São Paulo (SP).
  • Ciro Gomes. Às 10h, participa de sabatina do Estadão no auditório da FAAP. Às 19h, concede entrevista ao podcast Monark Talks.
  • Simone Tebet. Às 10h30, visita o Centro Paula Souza, em São Paulo (SP). Às 14h, recebe a medalha Ulisses Guimarães, em Rio Claro (SP). Às14h30, faz caminhada na cidade. Às 16h, faz caminhada em São Carlos (SP).
  • Selic. 2º dia da reunião do Copom, com anúncio sobre a decisão da taxa de juros do Brasil. No Brasil, os principais agentes do mercado estão na dúvida se a taxa vai parar de subir ou se ainda haverá uma elevação de 0,25 ponto percentual.
  • Estados Unidos. Da mesma maneira, o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos, também anuncia a sua decisão sobre a taxa de juros no país, sendo que os principais agentes do mercado acreditam que haverá um aumento considerável de mais 0,75 ponto percentual.

Quinta-feira (22):

  • Bolsonaro. Às 15h10, em Manaus (AM), o presidente participa do painel de encerramento do seminário Manaus.5G.BR.
  • Lula. Às 11h, o ex-presidente conversa sobre longevidade e desafios para o Brasil com representantes de movimentos e associações de idosos e aposentados.
  • Ciro Gomes. Às 10h, tem teunião com embaixadores da União Europeia em Brasília. Às 20h45, faz live na CiroTV.
  • Simone Tebet. Às 10h, faz visita à Fiocruz e à Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. Às 15h30, concede entrevista à Rádio Saara. Às 16h, faz caminhada no Saara, comércio popular no Centro do Rio de Janeiro.
  • Europa. O Banco Central da Inglaterra anuncia a sua decisão sobre a taxa de juros. 
  • Eleições. Ocorre leitura de carta internacional em apoio à democracia e à candidatura de Lula na PUC-SP.
  • Rio de Janeiro. Às 10h, ocorre debate entre candidatos a governador do estado do Rio de Janeiro promovido pelos jornais O Globo, Valor e pela rádio CBN.
  • São Paulo. Às 21h, o governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) participa de sabatina da CNN.

Sexta-feira (23):

  • Lula. Às 18h, em Ipatinga (MG), o ex-presidente participa do ato Todos Juntos por Minas Gerais.

Sábado (24):

  • Eleições. Às 21h, ocorre debate entre os candidatos à Presidência promovido por CNN, Veja, SBT, O Estado de S. Paulo, NovaBrasil FM e Terra.

Domingo (25):

  • Lula. Às 8h30, Lula participa, ao lado do prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD), de comício na quadra da escola de samba Portela.

Radar:

  • Eleições. Penúltima semana antes das eleições.
  • Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.