Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Link copiado!

Agenda da Semana (16.mai): saiba os assuntos dos próximos dias

Lei de Acesso à Informação completa 10 anos nesta segunda-feira; Bolsonaro viaja ao Sergipe na terça (17)
Agenda da Semana: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se casar na quarta-feira (18) / Foto: Daniel Schludi/Unsplash
Agenda da Semana: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se casar na quarta-feira (18) / Foto: Daniel Schludi/Unsplash

*Atualização em 18.mai.2022, às 22h01.

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja a Agenda desta Semana:

Segunda-feira (16):

  • LAI. 10 anos desde a aprovação da LAI (Lei de Acesso à Informação).
  • Economia. Divulgação da balança comercial pelo Ministério da Economia. 
  • Eleições. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência pelo MDB, participa do Ciclo de Debates com os pré-candidatos à Presidência da República da Associação Comercial de São Paulo, às 10h, no Centro Histórico de São Paulo. Depois, irá conceder entrevista coletiva aos jornalistas.

Terça-feira (17):

  • Viagem presidencial. O presidente Jair Bolsonaro (PL) visita o Sergipe para inaugurar trechos de obras.
  • Estados Unidos. Divulgação das vendas do varejo e da produção industrial de abril. 
  • Ásia. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do Japão no 1º trimestre
  • Eleições. PSDB realiza reunião interna para tratar da candidatura de João Doria, com vistas à definição sobre o candidato único da 3ª via.

Quarta-feira (18):

  • 3ª via. Prazo [ADIADO]* definido para lançar candidatura única entre PSDB, MDB e Cidadania. 
  • Eleições. O PROS lança a pré-candidatura do coach e influenciador Pablo Marçal.
  • Judiciário. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), recebe o advogado do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
  • Lula. Casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • Europa. Divulgação dos índices de preços ao consumidor no Reino Unido
  • Ásia. Divulgação da produção industrial do Japão.

*O PSDB deve fazer uma reunião com participação de João Doria, pré-candidato da sigla à Presidência, para tratar sobre sua candidatura.

Quinta-feira (19):

  • Ásia. Divulgação do índice de preços ao consumidor do Japão, um dos poucos que resiste ao aumento da taxa de juros e mantém sua política de estímulos à economia. 
  • Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan.
  • Executivo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de sessão solene de ratificação de posse dos ministros Alberto Bastos Balazeiro, Amaury Rodrigues Pinto Junior, Morgana de Almeida Richa e do desembargador Sérgio Pinto Martins, no cargo de ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), às 17h, em Brasília.

Sexta-feira (20):

  • Europa. Divulgação do índice de preços ao produtor da Alemanha, principal economia da União Europeia.

Sábado (21):

  • Marcha para Jesus. O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa da cerimônia de abertura da Marcha para Jesus, maior evento cristão a céu aberto, em Curitiba (PR), previsto para começar às 9h na Praça Santos Andrade. O evento, em sua 28ª edição, reúne representantes das igrejas cristãs de diferentes denominações, sendo inclusive aberta a presença do público.

Domingo (22):

  • -x-x-x-

Radar:

  • Câmara. Possibilidade de votação na terça-feira (17) da MP que permite renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
  • Guerra. Monitoramento do avanço dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
  • Greve. Servidores do Banco Central continuam em greve. Portanto, não está prevista a divulgação do Boletim Focus, com as expectativas dos agentes do mercado sobre os principais indicadores econômicos, nem do IBC-BR.
  • Covid-19. Monitoramento do avanço da covid-19 na China, que decretou lockdowns por causa de um novo surto da variante ômicron. A doença pode (deve, segundo agentes do mercado) provocar uma desaceleração da economia chinesa, o que prejudica, consequentemente, mercados de diversas regiões do mundo. 
  • Viagem do governo. A SAE (Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República) coordena, do dia 18 de maio ao 7 de junho, a “Missão Institucional e Comercial a Países Árabes do Leste Europeu”, que pretende atrair oportunidades de negócios e investimentos em 11 países: Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes, Hungria, Iraque, Kuwait, Marrocos, Omâ, Qatar e República Tcheca.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante. É só entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.