Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana (15 a 21.ago): saiba os assuntos dos próximos dias

Início da campanha eleitoral na terça-feira (16) e começo do pagamento do auxílio aos taxistas
Agenda da Semana: candidatos podem pedir votos oficialmente sem incorrer no risco de punições / Foto: AbsolutVision/Unsplash
Agenda da Semana: candidatos podem pedir votos oficialmente sem incorrer no risco de punições / Foto: AbsolutVision/Unsplash

*Atualização em 20.ago.2022, às 10h58

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (15):

  • Mercado. Divulgação do Boletim Focus, com as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos. É o 1º Focus a ser divulgado depois do anúncio de deflação de 0,68% em julho.
  • Economia. Divulgação do IBC-Br pelo Banco Central, conhecido como “prévia do PIB”, referente a junho. 
  • Eleições. O pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa dealba aberta na USP (Universidade de São Paulo), às 17h. Ele deve estar acompanhado do ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo estadual de São Paulo Fernando Haddad (PT). 
  • Eleições. Prazo final para os partidos registrarem as candidaturas junto à Justiça Eleitoral. 
  • Eleições. Senadora e pré-candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB-MS) participa de encontro com líderes do varejo do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), em São Paulo, às 9h. Em seguida, às 14h30, Tebet tem reunião da coordenação da sua campanha, com o presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), representantes do PSDB, Cidadania e Podemos. Às 16h30, Tebet apresenta seu programa de governo, com a presença de Germano Rigotto, coordenador do programa; Elena Landau, coordenadora da área econômica do programa; e demais colaboradores.

Terça-feira (16):

  • Eleições. Início oficial da campanha eleitoral, quando os candidatos já podem começar a pedir votos sem incorrer em punições. Podem ainda fazer divulgação na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas.
  • Eleições. Posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), substituindo o ministro Luiz Edson Fachin no cargo. Moraes é quem vai conduzir o TSE durante a eleição. Ele convidou todos os ex-presidentes da República –assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL)– para a posse. Uma série de autoridades informaram que comparecerão. É este o caso de Bolsonaro e Lula, por exemplo.
  • Eleições. O pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita a fábrica da Volkswagem, às 14h, em São Bernardo do Campo (SP).
  • Eleições. O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) começa o 1º dia da campanha eleitoral com agenda de rua em São Paulo. Primeiro, às 7h, faz caminhada por Guaianases (SP) e conversa com moradores da região sobre a sua proposta de Renda Mínima, que prevê o pagamento de R$ 1 mil, em média, para todas as famílias brasileiras abaixo da linha da pobreza (cerca de 59 milhões). Depois, havia uma agenda às 14h, que seria uma visita a comerciantes do Jabaquara (SP), com uma conversa sobre o impacto do programa de Renda Mínima nos seus negócios. Esta agenda foi adiada para quarta-feira (17) para que Ciro possa comparecer à posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE.
  • Estados Unidos. Divulgação da produção industrial nos Estados Unidos em julho.
  • Benefícios sociais. Início do pagamento do voucher aos taxistas.
  • Tecnologia. Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) passam a ter internet 5G, assim como já ocorre em outras 5 cidades brasileiras: São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB).

Quarta-feira (17):

  • Eleições. O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará entrevista à Rádio Super, de Belo Horizonte, às 8h, com transmissão ao vivo pelas suas redes. Lula também tem encontro com empresários, às 9h30, em São Paulo.
  • Eleições. O candidato Ciro Gomes (PDT) faz caminhada pelo Bairro 120, em Santana de Parnaíba (SP), às 7h20, acompanhado de Elvis Cezar, ex-prefeito da cidade e candidato do PDT ao governo do estado de São Paulo. À tarde, Ciro grava propaganda eleitoral. *Ele visitaria, às 14h, comerciantes do Jabaquara (SP), com os quais conversará sobre o impacto do programa de Renda Mínima nos seus negócios. Esta agenda, no entanto, foi adiada mais uma vez e não foi informada nova data. Às 19h50, Ciro concede entrevista ao SBT Brasil.
  • Eleições. Com foco na 1ª infância, a candidata Simone Tebet (MDB-MS) irá conhecer uma creche que sobrevive de doações, em Brasília, às 9h30, e um hospital modelo e referência em parto humanizado na capital paulista, às 16h.
  • Fome. Às 11h, o ministro Ronaldo Bento (Cidadania) e o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Erik Figueiredo, concederão entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, para apresentar o resultado das ações de segurança alimentar, incluindo medidas de combate à fome e o estudo “Expansão do Programa Auxílio Brasil: Uma Reflexão Preliminar”.
  • Estados Unidos. Divulgação da ata do Fomc (Comitê de Mercado Aberto) do Fed (Federal Reserve), que decidiu por elevar a taxa básica de juros nos Estados Unidos. 
  • Estados Unidos. Divulgação de dados do varejo referentes a julho nos Estados Unidos.
  • Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro no 2º trimestre.

Quinta-feira (18):

  • Eleições. O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato pela democracia em Belo Horizonte (MG), às 18h, junto ao seu candidato a vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).
  • Eleições. O candidato Ciro Gomes (PDT) participa, às 10h, do Ciclo de Debates promovido pela Associação Comercial de São Paulo, que terá transmissão pelo YouTube. Às 18h, concede entrevista ao programa André Marinho Show, no YouTube.
  • Eleições. A senadora e candidata à Presidência Simone Tebet (MDB-MS) é convidada da Hora do Voto, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, às 10h. Depois, tem reunião reservada de campanha, às 14h. Em seguida, às 16h, faz gravação em estúdio do seu programa da propaganda eleitoral. Por fim, às 19h, participa de entrevista no Flow Podcast.
  • Câmara. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participa do BTG Macro Day 2022, em São Paulo, às 14h45.
  • Eleições. Fim do prazo para pedir voto em trânsito, para eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral. É uma transferência temporária do local de votação. É preciso estar no Brasil, em um município com mais de 100 mil habitantes e com a situação eleitoral regular.
  • Infraestrutura. O aeroporto de Congonhas vai a leilão pelo lance mínimo de R$ 740 milhões.
  • Europa. Divulgação da inflação ao consumidor na zona do euro em julho.

Sexta-feira (19):

  • Judiciário. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do CJF (Conselho da Justiça Federal), ministro Humberto Martins, comandará a cerimônia de instalação oficial do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), às 16h, em sessão solene a ser realizada no Palácio das Artes, localizado na Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte. Estão previstas as participações do presidente da República, Jair Bolsonaro; do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do procurador-geral da República, Augusto Aras; e do presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti. Após a instalação do TRF6, haverá a solenidade de posse dos 18 desembargadores federais que integrarão a composição inicial do novo tribunal. Em seguida, ocorrerá a eleição relativa aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral do TRF6 para o biênio 2022-2024.
  • Eleições. O candidato Ciro Gomes (PDT) visita a antiga fábrica da Cobrasma, no Centro de Osasco (SP), onde operam empresas que produzem produtos ferroviários. *Depois, às 16h, faz caminhada na Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com Martha Rocha, Rodrigo Neves e Daciolo. Em seguida, ainda na Tijuca, Ciro inaugura o seu comitê de campanha no Rio, às 17h30.
  • Eleições. Lula grava seu programa eleitoral e, às 16h, tem reunião com o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
  • Eleições. Simone Tebet faz caminhada pela região central de Diadema, às 10h. Depois, às 11h15, tem parada na Livraria Sebo Fenix. Em seguida, vai a Santo André, onde almoça no Restaurante Fonte Leone, às 12h30. Depois, às 13h30, faz caminhada pela região central de Santo André e, às 14h30, visita o Fundo Social de Solidariedade.

*Atualização: A assessoria de imprensa de Ciro Gomes informou que, “por motivo de chuva, a caminhada na Tijuca prevista (…) foi cancelada. A inauguração do comitê às 17h30 está mantida.

Sábado (20):

  • Eleições. O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato em São Paulo pela democracia, às 11h.
  • Eleições. Ciro Gomes (PDT) faz caminhada, às 10h, no calçadão de Campo Grande com vereador Wellington Dias, Rodrigo Neves e Daciolo. Às 13h, Ciro faz caminhada em Alcântara, em São Gonçalo, com Rodrigo Neves e Daciolo. Por fim, às 16h, tem encontro com protetores de animais e assina uma carta-compromisso, no Clube Canto do Rio de Niterói.

Domingo (21):

  • Eleições. Ciro Gomes (PDT) participa de café da manhã no Mercado São Sebastião, às 8h30, em Fortaleza. Às 10h, participa do lançamento da campanha de Antônio Henrique a deputado estadual pelo PDT-CE. Depois, às 17h, participa da inauguração do Comitê Central de Roberto Cláudio e Ciro Gomes em Fortaleza.

Radar:

  • Guerra. Monitoramento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
  • Guerra. Monitoramento das tensões entre China e Taiwan.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais