Agenda (16): Bolsonaro e Lula participam de 1º debate do 2º turno

Agenda (16): Bolsonaro e Lula participam de 1º debate do 2º turno

Agenda da Semana (10 a 16.out): eventos para manter no radar

Leitor deve estar atento às agendas dos candidatos e ao noticiário econômico, com dados de inflação
Agenda da Semana: Dados de inflação acompanham a agenda política / Foto: Aaron Burden/Unsplash
Agenda da Semana: Dados de inflação acompanham a agenda política / Foto: Aaron Burden/Unsplash
Esta Agenda da Semana foi originalmente publicada no domingo (9.out.2022), às 12h15. O conteúdo é atualizado diariamente. 

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (10):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Estados Unidos. As Bolsas nos Estados Unidos estarão fechadas por causa do feriado nacional de Dia de Colombo.
  • Lula. Às 7h45, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concede entrevista à Super Rádio Tupi FM 96.5. A entrevista será transmitida ao vivo pelas redes do ex-presidente. Às 15h, Lula se reunirá com políticos, intelectuais e representantes de movimentos sociais organizados, entre eles a associação Derrubando Muros, grupo que surgiu em 2019 e reúne mais de 100 pessoas em defesa da democracia. A Derrubando Muros lançou o ‘Manifesto pela Paz e pela Democracia’ em apoio à eleição de Lula.
  • Bolsonaro. Às 14h30, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem encontro com sertanejos em Brasilia (DF).
  • Consignado. O G1 informou que 12 bancos começam a oferecer crédito consignado com valores do Auxílio Brasil a partir desta segunda-feira (10).

Terça-feira (11):

  • Auxílio. Início do pagamento antecipado do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás de outubro, que normalmente ocorre só nos últimos 10 dias úteis de cada mês. 
  • Inflação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) com mais uma expectativa de deflação para setembro.
  • Bolsonaro. De manhã, o presidente estará em Balneário do Camburiú (SC). À tarde, em Pelotas (RS).
  • Lula. Às 18h, Lula participa de ato com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, no clube Heliópolis, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Quarta-feira (12) – Feriado:

  • Lula. Às 10h, o ex-presidente faz caminhada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ). Às 16h30, Lula faz caminhada em Salvador (BA).
  • Bolsonaro. O presidente participa de culto evangélico em Belo Horizonte (MG), de manhã, ao lado do governador do estado reeleito Romeu Zema (Novo). À tarde, em Aparecida do Norte (SP).
  • Nossa Senhora de Aparecida. Bolsa de Valores no Brasil fica fechada por causa do feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida.

Quinta-feira (13):

  • Lula. Às 11h, Lula faz caminhada em Aracaju (SE). Às 16h, faz caminhada em Maceió (AL).
  • Estados Unidos. Divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente a setembro. Os EUA enfrentam sua maior inflação das últimas décadas. 
  • Ásia. Divulgação dos índices de preços ao consumidor e ao produtor na China. 

Sexta-feira (14):

  • Lula. Às 11h, Lula faz caminhada em Recife (PE).
  • Bolsonaro. Às 10h, o presidente participa de um “Grande Comício” em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, junto ao governador reeleito do Rio, Cláudio Castro (PL) e do ex-prefeito da cidade Washington Reis (MDB). O encontro tem outras lideranças políticas e ocorre na Praça do Pacificador, no centro da cidade. Às 14h30, Bolsonaro tem encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e prefeitos do estado, no The One Eventos, na Avenida Raja Gabaglia, bairro Luxemburgo (em frente ao Hospital Madre Teresa). À noite, às 20h45, Bolsonaro desembarca em Teresina (PI). Ele dorme na capital piauiense no Metropolitan Hotel.
  • Ásia. Divulgação da balança comercial na China. 
  • Economia. Divulgação da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de agosto.

Sábado (15):

  • Lula. Agenda não enviada até o momento da última atualização desta reportagem.
  • Bolsonaro. “Logo cedo”, às 8h25, segundo a assessoria da campanha do presidente, Bolsonaro visita o HTO (Hotel de Trânsito de Oficiais) no Piauí. Em seguida, às 9h50, desloca-se para o Centro de Convenções Atlantic City Eventos, onde terá atividades eleitorais, com início previsto para as 10h. No comício no Centro de Convenções, Bolsonaro vai destacar as ações do seu governo para o estado –sejam específicas ou gerais, como a criação e implantação do Auxílio Brasil de R$ 600– e o respectivo pagamento do 13º para todos que o recebem. Em seguida, depois do almoço, Bolsonaro viaja para Fortaleza (CE), com chegada prevista para as 12h40. Às 18h, Bolsonaro chega a São Luís (MA). Às 19h, vai ao Santuário Assembleiano, onde acompanhará a programação do culto Neemias sob o poder do Espírito Santo. Às 23h40, Bolsonaro chega a São Paulo Jair Bolsonaro cumpre agenda eleitoral.

Domingo (16):

  • Debate presidencial. Às 20h (horário de Brasília), Bolsonaro e Lula têm seu 1º debate frente a frente no 2º turno, organizado pela Band junto a um pool de veículos de imprensa.

Radar:

  • Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais