Agenda de sábado (22): TSE analisa pedidos de resposta de Lula

Agenda de sábado (22): TSE analisa pedidos de resposta de Lula

Agenda da Semana (17 a 23.out): eventos para manter no radar

Ainda será necessário manter no radar os eventos relacionados às campanhas dos candidatos
Agenda da Semana: saiba quais são os principais eventos políticos e econômicos dos próximos dias / Foto: Kelly Sikkema/Unsplash
Agenda da Semana: saiba quais são os principais eventos políticos e econômicos dos próximos dias / Foto: Kelly Sikkema/Unsplash
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. É publicada aos domingos e recebe atualizações diárias para você sempre saber os eventos mais relevantes deste e dos próximos dias. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (17):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Lula. Às 12h, o ex-presidente faz caminhada em São Mateus (SP). Às 16h, Lula tem encontro com padres, freiras e religiosos.
  • Debate presidencial. Lula e Bolsonaro participam de novo debate presidencial, desta vez organizado por RedeTV!/Metrópoles.
  • Meio Ambiente. Às 10h, o Observatório do Clima lança o relatório “Desafios e Oportunidades para a Redução das Emissões de Metano no Brasil”. O documento faz parte do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa) e apresenta um cálculo inédito sobre trajetória de emissões desse gás, bem como uma proposta de meta de redução de metano para o país, em linha com o Compromisso Global do Metano, assinado em 2021, em Glasgow.
  • Economia. Divulgação do IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central.
  • Estados Unidos. Divulgação do índice de atividade industrial relativo à indústria de Nova York. A expectativa é de alívio nos preços da indústria.
  • Ásia. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da China no 3º trimestre. 
  • Ásia. Divulgação dos resultados da indústria e do varejo da China. 
  • Senado. Às 16h, há sessão especial semipresencial para comemorar o Dia do Administrador.

Terça-feira (18):

  • Bolsonaro. Às 11h, participa de um “grande evento partidário” promovido pelo PL (Partido Liberal) em São Gonçalo (RJ). O evento terá a participação do governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O prefeito do município, Capitão Nelson, o deputado estadual eleito Douglas Ruas, o deputado federal Altineu Côrtes e outros políticos e lideranças da região e do estado também marcarão presença, em um ato de adesão à campanha de reeleição do candidato do PL à Presidência.
  • Bolsonaro. O presidente volta a Minas Gerais para 2 importantes eventos de campanha. Às 13h, chega a Juiz de Fora, na zona da mata mineira, e termina o dia em Montes Claros. Em Juiz de Fora: às 13:30h, grava com lideranças; às 14:30h, faz comício em trio elétrico; às 15:45h, inicia deslocamento a Montes Claros. Em Montes Claros: às 16:45h, encontra lideranças políticas para gravação de vídeos; às 18h, faz comício no Parque de Exposições. Bolsonaro vai aproveitar esses encontros com prefeitos e líderes políticos regionais para reforçar as ações regionais de seu governo, como, por exemplo, o programa Casa Verde e Amarela, que permitiu a 135 mil famílias mineiras realizarem o sonho da casa própria. Também deve mencionar os benefícios para 456 mil famílias que hoje recebem o Auxílio Gás e dirá que 467 mil empregos com carteira assinada foram gerados em Minas Gerais, segundo o governo. O presidente ainda deve mencionar investimentos em infraestrutura, como os aeroportos e estradas do estado.
  • Lula. Às 9h30, o ex-presidente participa do 2º Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras. Às 19h, Lula participa do Flow Podcast. A conversa com o apresentador Igor 3K terá transmissão ao vivo pelo canal do podcast no YouTube.
  • Estados Unidos. Divulgação do indicador consolidado de produção industrial de setembro.
  • Europa. Divulgação do índice de percepção da economia da zona do euro. 
  • Netflix. Divulgação do balanço trimestral da empresa.
  • Senado. Às 15h30, há sessão solene semipresencial para a entrega da Condecoração da Ordem do Congresso Nacional ao ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal).
  • Senado. Às 16h, há sessão deliberativa semipresencial para apreciar, entre outras pautas, a MPV 1124/2022, que altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados em autarquia de natureza especial.

Quarta-feira (19):

  • Lula. Às 10h, o ex-presidente participa de encontro com evangélicos, em São Paulo (SP), no qual entregará uma carta de compromisso aos religiosos. O encontro será transmitido pelas redes do ex-presidente. Às 14h, Lula e Alckmin atenderão a imprensa no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). Após a entrevista, às 16h, seguem para a caminhada, que partirá do Largo dos Açorianos.
  • Bolsonaro. O presidente cumpre agenda normal em Brasília (DF), segundo a assessoria de imprensa da campanha. Às 18h, participa de podcast CD Talks, com Claudio Dantas, do site O Antagonista.
  • Estados Unidos. Divulgação do Livro Bege, o relatório sobre as condições econômicas nos distritos do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos.
  • Estados Unidos. Divulgação do resultado mensal de construção de casas novas em setembro.
  • Tesla. Divulgação do balanço trimestral da empresa.
  • Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor de setembro no Reino Unido.

Quinta-feira (20):

  • Lula. Às 10h, Lula faz atendimento à imprensa no hotel Pestana, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Às 12h, Lula faz caminhada em São Gonçalo RJ). Às 17h30, Lua faz caminhada em Padre Miguel (RJ).
  • Bolsonaro. A partir das 14h, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, candidato pelo Republicanos ao governo do estado de São Paulo, participam de um encontro com lideranças políticas, onde estarão reunidos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de presidentes de partidos que compõem a coligação neste 2º turno. Às 19h, dá uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda, de Rogério Vilela. Bolsonaro concentra suas energias em São Paulo até domingo. É o maior colégio eleitoral do Brasil.
  • Estados Unidos. Divulgação do índice de atividade industrial relativo à indústria da Filadélfia. A expectativa é de alívio nos preços da indústria.

Sexta-feira (21):

  • Debate presidencial. Lula e Bolsonaro participariam de novo debate presidencial, desta vez organizado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. Lula, no entanto, cumpre agenda em Minas Gerais e não comparecerá. Portanto, deve ocorrer apenas uma entrevista com Bolsonaro, em formato que ainda está sendo definido.
  • Lula. Às 10h, o ex-presidente participa de caminhada em Teófilo Otoni (MG). Às 17h, Lula participa de caminhada em Juiz de Fora (MG). A senadora Simone Tebet (MDB-MS) participa. Antes desta caminhada, atende a imprensa.
  • Bolsonaro. Às 9h, o presidente reservou encontro com lutadores de artes marciais. Às 21h30, participa do “debate do SBT”, que não terá a presença de Lula (portanto, não será um debate, mas sim uma entrevista). O presidente dorme em São Paulo.
  • Michelle Bolsonaro. A primeira-dama cumpre 2 dias seguidos de agenda em Minas Gerais, em 6 cidades (considerando esta sexta-feira e o sábado, 21). Michelle estará ao lado da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), e da deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara. O governador de Minas Gerais reeleito Romeu Zema (Novo) estará acompanhando a primeira-dama em Ribeirão das Neves (MG), última agenda desta sexta. Às 11h, Michelle estará em Almenara (MG). Às 14h, em Governador Valadares (MG). Às 18h30, Ribeirão das Neves (MG).
  • São Paulo. Às 20h, o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, dá entrevista ao Flow Podcast.
  • Europa. Divulgação do índice de confiança do consumidor da zona do euro.
  • Senado. Às 15h, há sessão especial semipresencial para comemorar o Dia do Professor.

Sábado (22):

  • TSE. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga no plenário virtual (formado por todos os ministros da Corte Eleitoral), a partir da meia-noite, a decisão da ministra Maria Cláudia Bucchianeri. Foi o seguinte: Bucchianeri concedeu como direito de resposta a Lula 164 inserções de 30 segundos cada na propaganda política de Bolsonaro. Só que, depois de recurso da defesa de Bolsonaro, ela suspendeu a própria decisão e levou o caso ao plenário. Agora, a decisão dela precisa ser chancelada (ou não) por todos os ministros do TSE.
  • Lula. Às 11h, o ex-presidente participa de caminhada entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (MG). A caminhada partirá do bairro de Venda Nova, na capital mineira, até Justinópolis, na Grande BH. Antes da caminhada, às 10h, Lula atenderá a imprensa na Faculdade UniCesumar, no shopping Justinópolis, em Ribeirão das Neves (MG).
  • Bolsonaro. Às 11h, o presidente tem atividade eleitoral em Guarulhos (SP). Às 13h, gravação de programas eleitorais. Às 17h, faz live com apoiadores (a equipe do presidente informou que a transmissão terá 22 horas de duração e contará com participações do jogador de futebol Neymar, do pastor Silas Malafaia e do senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR), que foi ex-juiz federal e ex-ministro de Bolsonaro). Às 19h, consta na agenda oficial que Bolsonaro tem encontro com autoridades e religiosos da periferia de São Paulo (SP). Não há esclarecimentos sobre o possível conflito de horários entre a live e esta agenda.
  • Michelle Bolsonaro. Em Belo Horizonte, Michelle estará com a senadora Damares Alves, a deputada federal Greyce Elias, o senador eleito Cleitinho Azevedo, deputado estadual Bruno Engler, outros deputados da base bolsonarista, além de lideranças religiosas representadas pela pastora Daniela Linhares e pelos pastores Jorge Linhares, Edésio de Oliveira e Ezenete Rodrigues. A maratona faz parte da estratégia de fazer com que o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, consiga virar a votação no estado mineiro, o 2º maior colégio eleitoral do país. Às 11h, Michelle fala com apoiadores em Belo Horizonte (MG). O evento, no entanto, ocorre das 9h às 14h. Haverá passeata, motociata e bicicleata. Às 13h, Michelle estará em Ubá (MG), no Ubaense Espaço Eventos. Às 16h, em Uberaba (MG), no Uberaba Tênis Clube.

Domingo (23):

  • Bolsonaro. Às 9h, o presidente vai à Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo (SP). Às 15h, faz live. Às 21h30, participa de debate organizado pela Record TV, em São Paulo (SP).

Radar:

  • Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia. Temos um conteúdo no Correio Sabiá que é atualizado frequentemente, cada vez que acontece algum evento relevante a respeito da guerra.

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais