Acidificação dos oceanos impacta dentes dos tubarões, mostra estudo
O oceano não ficará imediatamente cheio de tubarões desdentados, mas a acidificação representa mais uma ameaça para animais que já enfrentam outros problemas, como a sobrepesca
Esta é uma forma de gerar ainda mais valor aos nossos membros e de tentar motivar que você, que ainda não apoia o nosso trabalho, a fazer uma assinatura. Podemos contar com você?
*Por Patrick Whittle
O fato principal
Os tubarões são os predadores mais temidos do mar, e a sua sobrevivência depende de dentes poderosos que se regeneram ao longo da vida. No entanto, mudanças em curso na química dos oceanos colocam essas armas naturais em risco.
Essa é a conclusão de um estudo realizado por um grupo de cientistas alemães que testaram os efeitos de um oceano mais ácido (fenômeno chamado de acidificação) sobre os dentes de tubarões. O trabalho foi publicado na revista Frontiers in Marine Science.
Os pesquisadores constataram que, à medida em que os oceanos ficam mais ácidos, os dentes dos tubarões podem se tornar estruturalmente mais fracos e mais propensos a quebrar, o que ameaça o status desses grandes peixes do topo da cadeia alimentar.
O oceano não ficará imediatamente cheio de tubarões desdentados, disse o autor principal do estudo, o biólogo marinho da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, Maximilian Baum. Mas a possibilidade de dentes mais fracos representa uma nova ameaça para os tubarões, que já enfrentam poluição, pesca predatória, mudanças climáticas e outros desafios, de acordo com Baum.
O conteúdo restante é apenas para membros pagos.
Por favor, assine qualquer plano pago para desbloquear este artigo e mais conteúdo.
Assinar AgoraAutor
Agência de notícias global e independente, baseada nos EUA. Fundada em maio de 1846.