4 perguntas (ainda) sem resposta para esta semana

4 perguntas (ainda) sem resposta para esta semana

4 perguntas (ainda) sem resposta para esta semana

Ministro da Economia de Lula ainda não foi anunciado e deve estar no radar da semana
Uma das perguntas é 'como será montada a equipe de transição de governo?' / Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Uma das perguntas é ‘como será montada a equipe de transição de governo?’ / Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash

Para te ajudar a realmente entender o noticiário, listamos abaixo alguns assuntos para ficar de olho nestes próximos dias, agora que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para seu 3º mandato como presidente da República. São 4 perguntas (ainda) sem resposta, mas que vão nortear algumas das notícias que você verá pela frente nesta semana.

Assobio: lembrando que nós criamos um canal em que você pode fazer quantas e quais perguntas quiser para o Correio Sabiá. É uma iniciativa nossa para empoderá-lo a partir do entendimento.

4 perguntas (ainda) sem resposta no noticiário

Qual será o posicionamento de Bolsonaro após perder a eleição?

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no 2º turno, não se manifestou oficialmente sobre a derrota. Tampouco ligou para o presidente eleito.

O PL (Partido Liberal) também não se posicionou, embora tenha sido bastante questionado por nós, jornalistas, que fazemos parte do grupo da cobertura da campanha. 

Os jornalistas também questionaram a campanha de Bolsonaro, gerida pelo PL, sobre um eventual posicionamento do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto. Não há posicionamento até o momento de publicação deste texto.

Como será montada e qual será a equipe de transição de governo?

A postura de Bolsonaro é aguardada porque o presidente levantou diversas suspeitas, há anos, sobre a credibilidade do processo eleitoral. Nas redes sociais, apoiadores dele questionam por orientações sobre manifestações e sobre não aceitar o resultado das urnas.

Portanto, após ter respostas sobre como será a conduta de Bolsonaro nestes dias que lhe restam de governo, será necessário ver como será montada a equipe de transição de governo, com os escolhidos por Lula para essa tarefa.

Até agora, sabe-se que o ex-governador de São Paulo e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) será o coordenador dessa equipe provisória. Há 60 dias para o fim do governo Bolsonaro e início do novo governo Lula.

Quais serão as ações do governo Bolsonaro nos últimos dias de ‘caneta na mão’?

É importante ficar de olho se o presidente aproveitará os últimos dias no poder para promover mais mudanças na estrutura do governo e nas normas infralegais. Essa movimentação pode dificultar a governabilidade de Lula no futuro.

Bolsonaro pode, por exemplo, estimular mais gastos de dinheiro público que tornem constrangedor para um governo liderado pelo PT vetar. Também pode promover medidas internas em ministérios que atrasem o próximo governo (neste caso, estamos falando, por exemplo, de alterações em ministérios do Meio Ambiente, da Educação, etc.).

Como o mercado financeiro vai reagir à vitória de Lula e quem será o novo ministro da Economia?

Sabe-se que Lula fez um aceno ao mercado financeiro numa carta recente, em moldes parecidos àquela Carta ao Povo Brasileiro, escrita na 1ª vez em que se elegeu presidente da República, em 2002, há 20 anos.

Além disso, o mercado há devia ter mais ou menos precificado uma vitória de Lula, prevista pelos principais institutos de pesquisa. No entanto, será importante observar os próximos desdobramentos para analisar movimentações no mercado (previsões dos indicadores, Bolsa de Valores, dólar, etc.).

Da mesma forma, é importante ter no radar as principais medidas econômicas a serem anunciadas pelo governo que está em montagem, bem como saber quem será o ministro da Economia anunciado.

Para saber mais sobre as notícias e sobre as nossas iniciativas, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

leia mais