3 anos dos atos com pautas golpistas de 8 de janeiro de 2023

Lula participa de um evento em defesa da democracia no Palácio do Planalto

3 anos dos atos com pautas golpistas de 8 de janeiro de 2023
Após aos atos de 8.jan.2023, Lula visitou o STF ao lado de autoridades. Foi recebido pela ministra Rosa Weber e pelos ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Índice
SPONSORED

Note ainda que a única fonte de financiamento recorrente que temos vem de nossos leitores. Se você quer que continuemos tornando o Correio Sabiá ainda melhor para você, torne-se membro em um de nossos planos. O mais básico vale um café mensal.

APOIAR AGORA 🤝

O principal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (8.jan.2026), às 10h (horário de Brasília), de uma cerimônia em "Defesa da Democracia", no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. O evento faz alusão aos 3 anos do 8 de janeiro de 2023. Nesta data, há 3 anos, manifestantes que apoiavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes –Legislativo, Executivo e Judiciário, em Brasília.

A realização da cerimônia ocorre num contexto em que se aproxima a data final para Lula vetar o projeto da Dosimetria, aprovado no Congresso Nacional antes do recesso parlamentar do final de 2025. O texto abranda as penas dos condenados nestas manifestações, que foram contra o resultado eleitoral do pleito de 2022, quando Lula derrotou Bolsonaro.

Conforme a data em que o projeto da Dosimetria foi aprovado, Lula tem até o dia 12 deste mês, segunda-feira, para vetar. O Correio Sabiá vai monitorar em seu site os desdobramentos deste fato.

Presidente Lula participa de cerimônia relativa aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
Evento será nesta quinta-feira (8/1), a partir das 10h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto
Senado aprova PL da Dosimetria, que segue para sanção presidencial
Ainda não está clara qual seria a redução real da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF
8 de janeiro de 2023: veja 15 imagens dos atos extremistas
Série de imagens expõe o vandalismo contra as instituições públicas no dia 8 de janeiro de 2023
Terrorismo no 8 de janeiro de 2023: fotos, resposta das autoridades e contexto
Reunimos num só lugar tudo o que você precisa saber sobre os atos de extrema direita

EUA e Venezuela

Com o dinheiro da venda de seu petróleo, a Venezuela vai comprar bens dos Estados Unidos. E o dinheiro da venda do petróleo ficará em contas norte-americanas, conforme informação divulgada nesta quarta-feira (7.jan) pelo Departamento de Energia dos EUA.

EUA e Colômbia

O presidente colombiano Gustavo Petro discursa para seus apoiadores em um comício convocado por ele para protestar contra as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, em Bogotá, Colômbia, na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 / Imagem: AP/Santiago Saldarriaga

Os presidentes Donald Trump e Gustavo Petro, da Colômbia, conversaram nesta quarta-feira (7) por telefone. O tom foi amigável, segundo os 2, e agora há previsão de que se encontrem pessoalmente –algo que parecia impensável para quem acompanhava as declarações de ambas as partes.

Petro tinha convocado para esta mesma quarta (7) manifestações pela soberania da Colômbia, contra a retórica de Trump na região. A ligação ocorreu poucas horas antes da participação do presidente colombiano no ato. Ele acabou chegando cerca de 1h30 atrasado no evento.

O próprio Petro disse que faria um discurso bem diferente se não fosse a conversa amigável com Trump. No entanto, considerando a ligação, teve que mudar sua fala de última hora.

EUA 66 organizações globais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a saída do país –e a interrupção do financiamento norte-americano– de 66 organizações internacionais, sendo 31 da ONU (Organização das Nações Unidas) e outros 35 organismos de cooperação global. Exemplos:

  • UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que coordena os esforços e as negociações globais sobre mudanças climáticas;
  • UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), vinculado à ONU para assistência à saúde sexual e reprodutiva.

Valor do ouro disparou

Por causa da operação na Venezuela, o valor do ouro disparou. Na Comex, que é a divisão de metais da Nymex (New York Mercantile Exchange), os contratos futuros com entrega para fevereiro fecharam em alta de 2,82%, a US$ 4.451,5 por onça-troy.

💡
A procura pelo ouro, um ativo físico e palpável, é uma movimentação interessante de acompanhar em momentos de incerteza global. Esta notícia, especificamente, foi de segunda-feira (5), mas funciona como uma nota para que tenhamos no radar.
Ouro dispara após ataque dos EUA à Venezuela
Os investidores buscam pela aplicação financeira que é símbolo de segurança com os riscos geopolíticos em alta

*Assobio Diário é o resumo das notícias essenciais para começar o dia voando. A newsletter é enviada gratuitamente pelo Correio Sabiá. De segunda a sexta-feira, desde 2018.

Autor

Correio Sabiá
Correio Sabiá

Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.