#1885: Monitoramos o avanço do projeto que regula inteligência artificial

Pesquisa Ipsos mostra que cerca de 46% dos jovens da geração Z têm medo de perder trabalho para IA

#1885: Monitoramos o avanço do projeto que regula inteligência artificial
Projeto tende a ser votado no Senado / Imagem: Steve Johnson/Unsplash
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🤖 Inteligência artificial. O projeto que regula a inteligência artificial (2.338/2023) tende a ser votado amanhã (18) na Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado. 🗓️🎩📃 O MobileTime reuniu especialistas no assunto para comentar a proposta. 🤓 No Correio Sabiá, mostramos reportagem do Núcleo Jornalismo sobre como congressistas de direita têm feito campanha nas redes sociais contra o projeto. 💸💻 - MobileTime (Leitura: 4min)

  • A possibilidade de votação consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que ajuda a dar previsibilidade ao noticiário 

📊 The Brief. Uma pesquisa Ipsos realizada em 32 países (de 19.abr a 3.mai) procurou responder à seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual a probabilidade de ser substituído por IA no seu trabalho em 5 anos?” ❓ Cerca de 46% da geração Z disse que tem medo dessa substituição. 😰👧🏻 O The Brief mostrou um gráfico por faixa etária. 👴🏻 - The Brief (infográfico)

💭 Contexto/Kult. No Correio Sabiá, mostramos o anúncio do Apple Intelligence. 🧠 Os iPhones passarão a ter IA nativa, ou seja, integrada no próprio celular. 🛜📱 Com base nisso (e aproveitando o Dia dos Namorados), nossa dica kultural de sexta-feira (14.jun), em parceria com a Kult, foi o filme “Her”. 👨🏻🤖♥️

✈️ Lula em viagem à Itália. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou à Itália (🇮🇹) na última semana, do dia 13 ao 15.jun, para encontro do G7 ampliado. 🌎 Já voltou ao Brasil (🇧🇷) e cumpre agenda normal nesta segunda-feira (17). Na viagem, teve encontros com o primeiro-ministro da Índia (🇮🇳), Narendra Modi; o presidente da França (🇫🇷), Emmanuel Macron; o chanceler da Alemanha (🇩🇪), Olaf Scholz; e a presidente da Comissão Europeia (🇪🇺), Ursula von der Leyen. 🛬 - GOV (Leitura: no seu tempo + Vídeo: 40min)  

💭 Contexto. Os encontros ocorreram depois de várias eleições no mundo, como temos mostrado em nosso projeto Pulpo Eleitoral (entre no grupo do WhatsApp). 🗳️🐙📲 A coalizão do partido de Modi venceu na Índia, mas com margem bem menor do que a esperada. 📉 Na Europa, mostramos os resultados da eleição ao Parlamento Europeu e o avanço da extrema direita, incluindo França e Alemanha. 👉🏻 Macron, inclusive, convocou novas eleições para o final deste mês. 🗓️

🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️  
  • ➕ Mais: Lula teve outros encontros por ocasião do G7. Conversou com o presidente da Turquia (🇹🇷), Recep Erdoğan, que pediu apoio para que seu país passe a integrar o Brics (grupo originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 🗺️ O Brics está em expansão, e Lula concordou. 🤝

🌳 Meio Ambiente. As reuniões preparatórias para a COP29 terminam em Bonn, na Alemanha (🇩🇪), mas sem entregar o que precisava: deixar encaminhada uma nova meta de financiamento para a emergência climática. 🌍💰 Nas palavras do Observatório do Clima, é “quanto dinheiro os países desenvolvidos precisam prover aos países em desenvolvimento para financiar o cumprimento das suas metas climáticas e a adaptação à mudança do clima, além de lidar com as perdas e danos decorrentes dos eventos extremos que já não podem ser evitados.” 🆘⛈️🌪️ - Observatório do Clima (Leitura: 3min)   


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.