#1219: Congresso volta de recesso, e regular a reforma tributária tende a ser prioridade

Calendário de votação tende a sofrer interferência do calendário eleitoral; saiba datas relevantes

#1219: Congresso volta de recesso, e regular a reforma tributária tende a ser prioridade
Há duas propostas de regulamentação da reforma tributária em tramitação / Imagem: Saulo Cruz/Agência Senado
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Congresso volta do recesso 📑 Regulamentação da reforma tributária está entre as prioridades 🎯 Organizações sobem o tom contra Venezuela (🇻🇪) por, até hoje, não ter mostrado atas 📋 Seguimos monitorando a escalada da guerra no Oriente Médio 🗺️ Lula está em viagem ao Chile (🇨🇱) e prometeu responder perguntas da imprensa hoje (5) ✈️

  • 🐙  Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio SabiáParticipe.

🎩 Legislativo. Estamos de volta do recesso parlamentar. Por isso, na edição de hoje (5) do Correio Sabiá, mostramos projetos que podem/devem ser votados neste 2º semestre de 2024, que é também período eleitoral. ➡️ Entre as prioridades do governo federal está a regulamentação da reforma tributária. 🎯📑 Existem 2 projetos só para essa finalidade, um no Senado, outra na Câmara. 🧩 Já a oposição quer criar limite de 8 anos para o mandato de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). 👨🏻‍⚖️⚖️ Também quer o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, aumentando o mandato para 5 anos. 🔚 - Senado (Leitura: 1min) + Câmara (Leitura: 2min30s)

  • 🗳️ Eleições 2024: separamos as principais datas do calendário eleitoral 🗓️ - Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)
  • 🐙 Faça descobertas sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral

Mais. Há vários outros projetos que também estão em discussão no Congresso, mas ainda precisam da construção de consenso entre os congressistas até que sejam levados à votação. 🤝♟️ Casos, por exemplo, dos textos que tratam do funcionamento de cassinos 🎰, do uso de cigarros eletrônicos 🚬, dos terrenos de marinha 🏖️ e da autonomia orçamentária do Banco Central. 🏦 - Senado (Leitura: 5min)

  • 💭 Relembre: projeto que fala de “terrenos de marinha” ficou conhecido pela possível “privatização de praias” 🌊 -  Correio Sabiá (Leitura: 4min)

🇻🇪 Venezuela. Diretor da Transparencia Electoral, Jesús Valery disse (em vídeo 📹) que, neste momento, é “insuficiente” exigir que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela publique as atas, pois já se passaram mais de 7 dias da eleição. 📋 Por isso, segundo ele, o presidente Nicolás Maduro deveria aceitar os resultados ditos pela oposição. 👀 Um texto do Viento Sur diz: “sem atas, não há legalidade na eleição presidencial”. - Instagram (Vídeo: 1min) + Viento Sur (Leitura: 2min30s, em espanhol)

🗺️ Oriente Médio. Continuamos monitorando desdobramentos das mortes de lideranças no Hamas. Tanto Irã (🇮🇷) quanto o grupo Hezbollah, baseado no Líbano (🇱🇧), prometeram respostas a Israel (🇮🇱). 📡 Agora, estamos procurando informações sobre os esforços de outros atores para conter a escalada da guerra na região. 🪖 -  The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)

ℹ️ Infográfico mostra quais lideranças do Hamas foram mortas - O Globo

🗓️ Agenda. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem ao Chile (🇨🇱), com uma série de compromissos. ✈️ Prometeu ontem (4), ao chegar no país, que falaria hoje (5) com a imprensa e responderia a perguntas (por exemplo, sobre a Venezuela). 📰


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.