#1178: Governo federal anuncia medidas no Dia Mundial do Meio Ambiente
Anúncio incluiu novas unidades de conservação; servidores da fiscalização ambiental seguem em paralisação das atividades de campo

🌳 Meio Ambiente. O governo federal anunciou ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a assinatura de 14 novos decretos e atos para fortalecer a conservação. 💪🏼🗓️📯 Exemplos: criou a Estratégia Nacional de Bioeconomia, o Programa Nacional de Conservação e Uso sustentável dos Manguezais e o Pacto pela Prevenção e Controle de Incêndios (neste caso, uma iniciativa com governadores do Pantanal e da Amazônia). 🔥🌱🐯 Houve um evento no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, com presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra Marina Silva (Meio Ambiente). 🎩 - X/Twitter
🛡️ Reservas. O governo também anunciou novas unidades de conservação, assim como a ampliação de áreas existentes. 🌿🛖 Ao todo, o governo tem 9 reservas federais criadas ou ampliadas que somam uma área 4x maior que a cidade de São Paulo. 🏢🏙️ A grande maioria está na Amazônia. 🌳
- Problemas: criar unidades de conservação federais depende da concordância dos governos estaduais e municipais. ♟️ Outro entrave para cumprimento dos anúncios: a paralisação das atividades de campo dos servidores da área ambiental já dura 6 meses. 🔍💵 As negociações com o governo não avançam. ⏳ - ((o))eco (Leitura: 3min)
💧 Água. Leitores mais atentos devem ter percebido que temos alertado sobre problemas hídricos no mundo nas últimas semanas. ⚠️🚰🌍 Falta água em várias regiões do mundo. 🌵 Neste ano, esperamos a pior seca de todos os tempos na Amazônia. 🏜️🥵 O período está começando. 👀 O mesmo ocorre em muitas cidades latino-americanos, como Quito, no Equador (🇪🇨), e Bogotá, na Colômbia (🇨🇴). Ambas são rodeadas de páramos, ecossistema formado por terreno encharcado que funciona como “esponja natural”, conta a InfoAmazonia. 🧽 *Na capital colombiana, as pessoas ficam 24 horas sem água a cada 15 dias.* Um racionamento. 🪣💦 - InfoAmazonia (Leitura: 4min)
🌊 Ocean. Para reforçar a importância da temática oceânica, o Correio Sabiá criou um Instagram dedicado exclusivamente à cobertura desse assunto.
🤥 Desinformação. O grupo de pesquisa NetLab, da ECO (Escola de Comunicação) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi convocado para audiência pública em Brasília para justificar sua atuação científica no combate à desinformação em massa. 😱🤯 Orgulhosamente, este que vos escreve todos os dias, Maurício Ferro, criador do Correio Sabiá, formou-se na ECO. 🎓🙋🏻♂️ O Netlab é um dos grupos mais importantes no combate às fake news no Brasil. 🎖️🏛️ Por sugestão de uma leitora, decidimos incluir esta notícia neste resumo. 🤝 - Correio Sabiá (Leitura: 2min)
Author

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Sign up for Correio Sabiá newsletters.
Stay up to date with curated collection of our top stories.