🌳 Quem foi selecionado para o programa do Correio Sabiá com foco na Amazônia

🌳 Quem foi selecionado para o programa do Correio Sabiá com foco na Amazônia

Correio Sabiá oferece mentorias e outras vantagens; acompanhe o andamento das atividades pelo Instagram (@correiosabia)

Divulgamos nesta segunda-feira (11.mar.2024) os selecionados do programa de treinanamento online e gratuito, chamado “Um voo pela Amazônia: transformando pela informação”. A realização é feita por Correio Sabiá e Internews, em aliança com WCS (Wildlife Conservation Society) e USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional).

O foco do programa é incentivar que mais pessoas façam o que começamos lá atrás: construir canais com audiências. Neste caso, para comunicar sobre delitos na Amazônia. Tivemos quase 60 inscritos, dos quais 40 foram selecionados. A maioria disse fazer parte de grupos minoritários. Da mesma forma, a maioria (2/3) está na região amazônica ou nasceu no local (e se mudou).

No Instagram (@correiosabia), estamos fazendo a maior parte das comunicações públicas sobre o programa. As mentorias serão fechadas a quem foi selecionado num momento inicial, mas depois pretendemos disponibilizar as sessões online. A confirmar.

Abaixo, eis a lista de participantes: 

Amanda Lelis
Amanda Patricio
Ana Amélia Hamdan
Ana Bacovis
Bianca Pyl
Brenda Xavier
Bruna Evelyn
Bruno Pacífico
Camila Garcêz
Carlos Minuano
Davi Vittorazzi
Erika Artmann
Felipe Moura
Felipe Rosell
Gabriel Bicho
Gabriel Oliveira
Gildean Farias
Heloísa Serrão
Indira Eyzaguirre
Isabelle Lima
Jéssica Martins
Larissa Baleeiro
Laura Machado
Lean Leal
Leonardo Pinto
Leuziene Lopes
Luan Matheus
Luany Mônaco
Maria Karine
Mayara Cunha
Mayara Gomes
Paulo Schueler
Ray Baniwa
Rebeca Soares
Reinaldo Cruz
Rodrigo Alvarenga
Rogério Florentino
Rudja Santos
Steffanie Schmidt
Tabajara Moreno
Tainá Scartezini
Victoria Nascimento
Waldemar Felipe

🎯 Objetivo: Capacitar jornalistas, estudantes de jornalismo, professores e/ou pesquisadores a divulgar informações sobre a Amazônia, especialmente relacionadas a delitos ambientais, por meio do programa “Conservando Juntos”.

Datas relevantes:

As inscrições começam no dia 17.fev.2024 e fecharam o dia 4.mar, às 00h. A divulgação do resultado foi no dia 11.mar. O programa tem início no dia 18.mar, com duração até o dia 30.mai.

Por que participar?

O programa vai oferecer acompanhamento individualizado para iniciativas de comunicação focadas na Amazônia em quaisquer estágios.

Portanto, estão elegíveis ideias de criação de novas organizações, canais de contato com a audiência, planos de melhoria de newsletters, etc.

Durante o programa, o Correio Sabiá se compromete a oferecer, entre outros benefícios:

  • Mentoria online gratuita por 3 meses sobre jornalismo na área ambiental.
  • Assistência para construir o seu próprio canal de comunicação/mídia, formar sua própria audiência e engajá-la.
  • Participação numa rede de defensores ambientais, com troca permanente de conhecimentos.
  • Possibilidade de criar sua marca de mídia, com design.
  • Possibilidade de licenciar gratuitamente o conteúdo do Correio Sabiá.
  • Possibilidade de divulgação nas redes do Correio Sabiá.
  • Possibilidade de publicação de reportagens no site do Correio Sabiá.
  • Certificado de conclusão do programa.

Contexto em que o programa ocorre

O Correio Sabiá é 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, com o objetivo inovador de combater a desinformação ao tornar o jornalismo mais viral.

Agora, considerando que:

  • dados do Atlas da Notícia mostram que cerca de 50% das cidades brasileiras não têm nem uma organização de mídia sequer; que
  • a outra metade das cidades, muitas vezes, tem apenas uma organização de notícias (controlada por um grupo político e/ou econômico); e que
  • o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones no Brasil.

Podemos concluir que existe um deserto de notícias, mas não um deserto de aplicativos. Portanto, o WhatsApp pode ser uma maneira eficiente de atingir a audiência na ponta da linha, causando impacto hiperlocal.

Com a experiência que acumulamos desde 2018, agora queremos capacitar jornalistas, estudantes de jornalismo, pesquisadores e demais pessoas interessadas na Amazônia a fazer o que começamos lá atrás: criar canais de informação, levando conteúdo confiável adiante.

Preferencialmente, o WhatsApp será o canal mais explorado nos programas de mentoria e na consideração das aplicações. No entanto, não vamos nos limitar a isso. Use sua criatividade para aplicar e mostre por que é necessário comunicar melhor sobre a Amazônia para combater e previnir delitos ambientais.

O regulamento completo está aqui.

*Esta oportunidade é possível graças ao generoso apoio do povo dos Estados Unidos através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O conteúdo é de responsabilidade do Correio Sabiá e Internews, e não reflete necessariamente as opiniões da WCS, USAID ou do Governo dos Estados Unidos.

leia mais