🐙 Plataforma permite comparar sistemas eleitorais de vários países

🐙 Plataforma permite comparar sistemas eleitorais de vários países

Todo ano tem eleição em algum país do mundo. Em 2024, por exemplo, há eleições municipais no Brasil e eleições gerais nos Estados Unidos. 🇧🇷🇺🇸 Para dar uma resposta à desinformação eleitoral, o Correio Sabiá criou o Pulpo Antifiction, uma plataforma que agrega de um jeito amigável as informações eleitorais de diferentes países, permitindo que você faça descobertas e até comparações de um país com o outro. 📊

A iniciativa foi uma das 9 selecionadas no Brasil pelo ICFJ (International Center for Journalists) por meio do programa Jogo Limpo 2.0, financiado pelo YouTube Brasil. 🏆 O Pulpo Antifiction já está aberto a testes de todos os usuários, de maneira gratuita, com alguns países cadastrados. 🎖️

CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro explicou no dia 12.dez.2023 como funciona o Pulpo Antifiction num webinário organizado pelo ICFJ, no qual os 9 projetos selecionados pela organização foram apresentados. O Pulpo Antifiction foi o 1º. Assista abaixo. 🎥

O storytelling do Pulpo Antifiction: o Sabiá ganhou um aliado para combater a desinformação, um polvo. A história é digna de Oscar, mas a diferença é que esse “pulpo” é “antifiction”. Da nossa central de inteligência, lançamos os tentáculos para reunir os sistemas eleitorais de vários países do mundo num lugar só, permitindo a comparação entre eles de um jeito didático e amigável. Voando e nadando a gente apura melhor.

Como funciona o Pulpo Antifiction?

Eis abaixo o passo a passo para usar o Pulpo Antifiction.

  1. Ao entrar no site do Pulpo Antifiction, o usuário escolhe um dos países registrados na base de dados.
  2. Ao escolher e clicar em “vamos lá”, o usuário é direcionado à página desse país, onde pode se aprofundar sobre seu sistema eleitoral.
  3. Se quiser, o usuário pode clicar em “comparar com outro país”. Dessa maneira, terá informações eleitorais entre 2 países escolhidos lado a lado.
  4. Por fim, o usuário também pode fazer buscas por características eleitorais, onde terá a oportunidade de selecionar informações do seu interesse e ver quais países têm as características escolhidas.

É importante que você compartilhe o Pulpo, porque assim mais gente tem acesso a informação confiável sobre sistemas eleitorais.

Por que o Pulpo Antifiction é importante?

A principal narrativa falsa em circulação nas redes social é aquela que ataca a credibilidade de sistemas eleitorais. Por causa disso, resultados eleitorais têm sido contestados em diferentes países, resultando até em episódios de violência, como no Brasil (2023) e nos Estados Unidos.

Essas narrativas falsas aumentam ano após ano. Independem de anos eleitorais, por exemplo. Ou seja, é um aumento sistemático e gradual, que ocorre em todas as plataformas (Twitter, Facebook, YouTube). Isso mostra que não se trata de um único algoritmo, mas sim de algo que ocorre em todas as redes.

“Somente em novembro, mês eleitoral de 2020, por exemplo, conseguimos identificar (…) cerca de 1,5 milhão de novos conteúdos sobre desconfiança eleitoral no Facebook, YouTube e Twitter”, disse Tatiana Dourado, pesquisadora da FGV, num comunicado da instituição.

Nesse contexto, o Pulpo Antifiction surge como uma iniciativa inovadora. É a única plataforma do mundo a reunir num só lugar, de um jeito didático e amigável, uma base de dados que permita aos usuários fazer descobertas e comparações sobre sistemas eleitorais.

O Correio Sabiá usa dados públicos e oficiais em sua base de dados. Para escrever os textos de introdução de cada país, o Correio Sabiá convidou jornalistas dos respectivos países, tornando o projeto cross-border.

Também fizemos parcerias com outras organizações. Uma delas é a Transparencia Electoral, com base na Argentina. 🇦🇷 Eles têm especialistas na área de Direito Eleitoral que atuam na averiguação da lisura de eleições em diferentes países. Estão em missões de observação, por exemplo.

Planos de expansão para o Pulpo Antifiction

O objetivo número 1 do Pulpo Antifiction é se tornar a maior base de dados eleitorais do mundo até 2025. 🏆

Em 2024, queremos que o projeto tenha melhorias para incrementar a experiência do usuário. Pretendemos implementar novas funcionalidades, além de ampliar a quantidade de características eleitorais e de países registrados.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é continuar com as colaborações de jornalistas de diferentes regiões do planeta. No entanto, para contratar funcionários capacitados a desenvolver as novas funcionalidades e para manter a base atualizada, precisamos também de financiamento. Por esse motivo, é importante que você apoie nosso trabalho.

leia mais