#949: As notícias essenciais desta segunda (13) e terça-feira (14)
#949: As notícias essenciais desta segunda (13) e terça-feira (14)
Correio Sabiá fará atualizações nesta curadoria de notícias para te manter bem informado/a
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta segunda-feira (13.mar.2023) para Roraima, onde participou da 2ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, realizada no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento constava na Agenda da Semana, conteúdo atualizado diariamente e que dá mais previsibilidade ao noticiário, porque lista os principais eventos políticos e econômicos em cada dia. Na ocasião, Lula:
- prometeu tratar com alguns de seus ministros sobre financiamento para produção agrícola dos indígenas;
- prometeu agir para demarcar rapidamente novas terras indígenas;
- falou que se reuniria com os presidentes de países amazônicos para definir políticas de preservação à floresta.
Eis o vídeo com a transmissão do evento:
O governo federal também atualizou nesta segunda-feira (13) sobre a situação dos indígenas Yanomami. Mostramos a grave crise sanitária e nutricional pela qual essa população passava em curadorias anteriores do Correio Sabiá.
Aliás, falando de reuniões e presidentes de outros países… O governo Lula 2023 voltou a exigir vistos de cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A exigência tinha deixado de existir no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O que ocorre nessa história: o governo Bolsonaro entendeu que havia interesse econômico para o Brasil em receber esses turistas, por isso achou melhor eliminar a barreira do visto para atraí-los. A tradição diplomática brasileira, no entanto, é de reciprocidade. Esses países exigem vistos de brasileiros, então o Brasil exige visto desses países. O governo Lula retomou a exigência e disse que, antes de retomá-la, tentou negociar para que os 4 países em questão retirassem pedidos de visto de brasileiros, o que não ocorreu.
Por fim, para que você comece sua terça-feira (14.mar.2023) bem informado/a, é relevante saber de duas coisas previstas para o Senado. Ambas constam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, assim como todos os outros eventos relevantes deste e dos próximos dias.
- Às 9h, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) começa a decidir se aprova o convite para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, preste esclarecimentos à comissão sobre o patamar da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Mostramos como foi a entrevista do presidente do BC no Roda Viva, da TV Cultura, numa de nossas curadorias de notícias. A CAE também decide se aprova o convite para que a diretoria da Americanas esclareça o rombo de ao menos R$ 20 bilhões nas contas da empresa.
- Já o plenário do Senado deve votar (ao menos, está na pauta) um PL (projeto de lei) –o PLP 257/2019– que garante que 25% da reserva de contingência do Orçamento de cada ano sirva para atender pessoas atingidas por calamidades, como a chuva no litoral Norte de São Paulo, sobre a qual falamos várias vezes em curadorias anteriores de notícias do Correio Sabiá.
Lembrando: antes de a semana começar, demos um panorama de algumas expectativas de notícias para os próximos dias e relembramos o que ocorreu na semana passada. Tudo bem resumido para você começar o dia voando, num formato amigável, simples, completo e didático. Leia abaixo.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.