⚡️ #1020: Governo e embaixador de Israel no Brasil em atrito; entenda
⚡️ #1020: Governo e embaixador de Israel no Brasil em atrito, após reunião com Bolsonaro
Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
? Esperado para hoje (10) o retorno de brasileiros que estão em Gaza ▪️ Atuação de embaixador de Israel no Brasil gera desconforto com governo ▪️ Avaliação é de que situação virou insustentável ▪️ Nesta semana, esteve em reunião no Congresso ao lado de Bolsonaro ▪️ Entenda a situação ▪️
- ?? Ajude a gente: chame sua galera para participar do Correio Sabiá e começar o dia voando nas notícias. ?
?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia)
…….……………………………..
? Guerra. É esperado que um grupo de mais de 30 brasileiros deixe hoje (10) a Faixa de Gaza. ? São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens. As fronteiras abriram há mais de uma semana, e eles aguardam desde então pela liberação. ? Isso frustrou as expectativas iniciais da diplomacia do Brasil, que esperava uma autorização mais rápida. ? O Brasil não esteve na lista dos primeiros contemplados para retirar cidadãos da região. ? – Band (Leitura: 30s) | O governo passou a esperar a última quarta-feira (8) como prazo máximo. ⏳ Por fim, tudo indica que o retorno deles será hoje (10). ⌛️ – Jornal Nacional (Vídeo: 3min22s)
? Contexto. A situação desses brasileiros causa embaraço diplomático, porque o Brasil cumpria as exigências para ser um dos primeiros contemplados, sendo que a diplomacia teve atuação modelo nas operações de repatriação. ?? Rapidamente, trouxe quem manifestou vontade de sair de Israel. ??✈️ Países vizinhos pediram ajuda, e o Brasil também ajudou. ? Outros países chegaram a cobrar dos seus cidadãos para repatriá-los. ➡️ (Exato. O Reino Unido, por exemplo, cobrou dos seus cidadãos para tirá-los da guerra, num valor em torno de R$ 1,8 mil. ??? O Brasil teve uma operação considerada exemplar pela comunidade internacional, gratuita tanto para os seus como em solidariedade aos próximos). ? – G1 (Leitura: 1min)
- ? Voe com o Correio Sabiá nas redes sociais: @correiosabia
? Mais contexto. Simultaneamente a essa situação, há diversos atritos entre o governo brasileiro e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. ⚔️ Para citar um caso: recentemente, Zonshine fez críticas públicas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu partido, o PT, relacionando a sigla ao Hamas. ?? Recebeu uma dura resposta. Em nova ocorrência, Zonshine participou de reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 8, no Congresso. ? Ou seja, ficou ao lado do principal opositor do governo perto da liberação dos brasileiros em Gaza.
- ➡️ Conclusão: Bolsonaro “faturou politicamente” pela liberação dos brasileiros de Gaza. ?️?
? Continuando… A Embaixada de Israel declarou que não convidou Bolsonaro para a reunião no Congresso nem sabia que o ex-presidente compareceria. ? – Carta Capital (Leitura: 30s) | Ao falar com o site Metrópoles, Bolsonaro foi na mesma linha. Disse que “lá na Câmara, me colocaram para sentar do lado dele [Zonshine]”. Acrescentou que “trocamos algumas poucas palavras, nada além disso”. ? – Metrópoles (Leitura: 30s)
➕ Mais. Só que Zonshine também comentou recentemente a prisão de 2 brasileiros, pela PF (Polícia Federal), suspeitos de elo com o Hezbollah (grupo extremista de origem libanesa que dá suporte ao Hamas). ?? Falou que, “se vieram para o Brasil, é porque tem gente que os ajuda”. ? – O Globo (Leitura: 30s) | A permanência dele é considerada insustentável, e o governo brasileiro aguarda o melhor momento para responder, de modo que a resposta não atrapalhe as negociações atuais de resgate na região de guerra. ? Parece uma questão de “quando”, e não “se” vai deixar o cargo. ♟️ – CNN (Leitura: 1min)
- ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)
? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias essenciais no WhatsApp.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.