Agenda: COP27 começa neste domingo (6)
Agenda da Semana (31.out a 6.nov): eventos para manter no radar
Leitor deve estar atento às informações sobre a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. O texto foi originalmente publicado no dia 31 de outubro de 2022, às 21h20, mas recebe atualizações diárias.
Nesta semana, será necessário o leitor ter especial atenção a algumas perguntas que ainda estão sem resposta, mas que devem nortear o noticiário. No radar: como será a transição de governo Bolsonaro para o governo Lula; quem será a equipe econômica do petista (e, principalmente, o ministro da Economia); e quais serão as iniciativas legais de Bolsonaro nos seus últimos dias de governo.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (31.out):
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Bolsonaro. O presidente, derrotado na eleição em 2º turno, cumpre expediente no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. Expectativa de que fale em algum momento sobre o resultado eleitoral.
Terça-feira (1.nov):
- Economia. Divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que optou por manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano na reunião terminada na última quarta-feira.
- Estados Unidos. Divulgação do relatório JOLTS, com o número de vagas em aberto em setembro.
Quarta-feira (2):
- Feriado. Dia de Finados. A Bolsa estará fechada.
- Estados Unidos. O Comitê de Mercado Aberto do Fed (Federal Reserve), chamado Fomc, em inglês, deve anunciar mais uma decisão de aperto na taxa básica de juros nos Estados Unidos.
- Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que trata da criação de postos de trabalho no setor privado norte-americano.
- Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) preliminar da zona do euro e também da inflação ao consumidor na zona do euro, considerando que o BCE (Banco Central Europeu) elevou a taxa básica de juros mais uma vez.
Quinta-feira (3):
- Europa. O Banco Central da Inglaterra anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juros.
- Governo eleito. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) deve ser formalmente indicado nesta quinta-feira como encarregado de fazer a transição de governo. Além disso, Alckmin encontra com o relator do Orçamento de 2023.
- Lula. O presidente eleito descansa por 3 dias na Bahia com a futura primeira-dama Janja.
Sexta-feira (4):
- Transição. Às 11h30, Gleisi Hoffmann e Aloízio Mercadante visitam o CCBB em Brasília, sede da transição de governo. Haverá atendimento à imprensa no local.
- Estados Unidos. Divulgação do payroll, relatório com os dados do mercado de trabalho norte-americano que serve para testar o quão aquecida está a economia naquele país.
- Urbanização. O MapBiomas divulga dados sobre as áreas urbanas no Brasil durante o período de 37 anos. Os números mostrarão o crescimento de áreas urbanizadas no país, incluindo ritmo acelerado para favelas.
Sábado (5):
- -x-x-x-
Domingo (6):
- COP27. Início da COP27, a Conferência das Partes, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022. É o mais importante encontro global para tratar das mudanças climáticas. O evento neste ano ocorre na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18 de novembro. O presidente eleito Lula confirmou participação, mas deve ir a partir do dia 14. Alguns integrantes do PT, no entanto, irão antes. É o caso do ambientalista e deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), um dos coordenadores do programa ambiental da campanha de Lula. Esta informação é da CNN Brasil.
Radar:
- Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia. Temos um conteúdo no Correio Sabiá que é atualizado frequentemente, cada vez que acontece algum evento relevante a respeito da guerra.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.