Agenda (3 a 9.abr): previsibilidade ao noticiário destes dias
Agenda (3 a 9.abr): o que acompanhar nesta semana
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Assobio: esta Agenda da Semana foi publicada originalmente no dia 2 de abril de 2023, às 9h, mas recebeu atualizações para te manter bem informada/o. O conteúdo será atualizado todos os dias para dar previsibilidade do noticiário. Manteremos a Agenda na home page deste site. A cada atualização, informaremos na seção Papa-léguas. Isso garante que a informação chegue a você.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- Congresso. Disputas políticas entre Câmara e Senado por causa da tramitação de MPs (medidas provisórias). Publicamos uma reportagem que conta tudo sobre essa disputa e que recebe atualizações constantes, como todos os nossos conteúdos. Aliás, o Senado pode votar em abril 12 MPs do ano passado, ainda editadas pelo governo anterior. Uma delas, a MP 1.150/2022, amplia o prazo para proprietários rurais e posseiros pedirem para entrar no Programa de Regularização Ambiental. Outra, a MP 1.151/2022, muda a lei de gestão de florestas públicas por concessão (Lei nº 11.284, de 2006), permitindo a exploração de outras atividades não madeireiras e o aproveitamento e comercialização de créditos de carbono.
- Arcabouço fiscal. O texto que vai substituir a regra do teto de gastos, se aprovado pelo Poder Legislativo, deve ser formalmente enviado ao Congresso. Publicamos uma reportagem com atualizações constantes que conta tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
- Impostos. Continuam as discussões sobre a reforma tributária.
- Banco Central. Como mostramos em curadorias de notícias anteriores, acabaram os mandatos dos diretos do Banco Central de Política Monetária e Fiscalização. Ainda não houve a confirmação dos novos indicados. É relevante monitorar.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (3):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Reunião no Palácio do Planalto com ministros das áreas Produtivas e Institucional. Informamos sobre o encontro em nossa seção Papa-léguas, destinada a notícias rápidas.
- 16h: Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Ministério da Fazenda. Às 17h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem encontro com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
- Direitos Humanos. Às 9h, ocorre a 131ª Reunião Ordinária e a posse dos novos membros do governo federal no Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), em Brasília (DF).
- Economia. Divulgação do resultado da balança comercial do mês de março.
Terça-feira (4):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 10h30: Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa, e o Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana
- 11h30: Ministro da Educação, Camilo Santana
- 15h: Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara
- 16h: Cerimônia de Apresentação dos Oficiais-Generais recém-promovidos
- ❌ [CANCELADO] Senado. Debate em plenário sobre a taxa básica de juros, a Selic, com convites aprovados para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
- Estados Unidos. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem sua 1ª audiência no Tribunal Criminal de Manhattan, em Nova York, por acusação de suborno pago a atriz pornográfica Stormy Daniels durante a campanha eleitoral de 2016. À noite, deve dar declarações à imprensa.
Quarta-feira (5):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior
- 9h30: Deputado Federal Rui Falcão
- 10h30: Ministro dos Transportes, Renan Filho
- 13h: Videoconferência da Cúpula de Segurança Alimentar e Nutricional, com:
- Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador;
- Presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- Primeiro-Ministro de Belize, Johnny Briceño;
- Presidente da Bolívia, Luis Arce;
- Presidente do Chile, Gabriel Boric;
- Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
- Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel;
- Presidente de Honduras, Xiomara Castro, e
- Primeiro-Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves
- 16h: Reunião de apresentação e assinatura dos decretos que atualizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento
- Joias dos Bolsonaro. Data marcada para o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à PF (Polícia Federal). Mostramos tudo o que você precisa saber sobre o caso das joias dos Bolsonaro numa reportagem que recebe atualizações constantes.
- Banco Central. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de evento do Bradesco BBI. Deve falar sobre arcabouço fiscal e outros temas relevantes para a economia brasileira.
- Medicina. Prazo a partir do qual o governo federal pode decidir se libera (ou não) a abertura de novos cursos de Medicina. Isso porque é nesta data que acaba o período de congelamento de abertura de novas faculdades de Medicina definido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Então, o governo Lula deve decidir, por exemplo, se libera a abertura de novos cursos: 1) só em áreas onde faltam médicos; ou 2) em quaisquer lugares do Brasil.
- Economia. Divulgação do fluxo cambial de março.
- Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que indica a criação de empregos no setor privado em março.
Quinta-feira (6):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 10h: Café com jornalistas
- 11h30: Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana
- 15h: Partida para São Paulo
- 16h30: Chegada a São Paulo
- 21h: Telefonema com o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida
- Ataques a escolas. Às 10h30, um Grupo de Trabalho interministerial tem sua 1ª reunião no Ministério da Educação para debater ataques a escolas. Considerando as melhores práticas jornalísticas que temos conhecimento até o momento e o crescimento de ataques a escolas (incluindo o mais recente episódio desse tipo nesta quarta-feira, dia 5 de abril de 2023, em Santa Catarina), eu, o Sabiá, manifestei na seção Impacto deste site que não vou divulgar fotos, vídeos, nomes ou quaisquer outras informações sobre pessoas que pratiquem atos desse tipo.
Sexta-feira (7):
- Mercado. Bolsa no Brasil fica fechada por causa da Sexta-Feira Santa.
- Estados Unidos. Bolsas nos Estados Unidos ficam fechadas por causa da Good Friday, equivalente à “Sexta-Feira Santa”.
- + Estados Unidos. Divulgação do payroll de março, o relatório de empregos que indica o aquecimento da economia norte-americana.
Sábado (8):
- -x-x-x-
Domingo (9):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.