Agenda da Semana (20 a 26.fev): o que acompanhar no noticiário
Agenda da Semana (20 a 26.fev): o que acompanhar no noticiário
Leitor deverá ter atenção a declarações de integrantes do governo sobre juros e reforma tributária
Assobio: A publicação original desta Agenda da Semana ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2023, às 11h31. Atualizamos o conteúdo para te manter bem informado/a.
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Para manter no radar:
- Discussões sobre a reforma tributária
- Eventuais críticas de integrantes do governo sobre a autonomia do Banco Central, assim como críticas ao patamar da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano
- Negociações para presidir comissões permanentes na Câmara e no Senado
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (20) – Carnaval:
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h: Partida para São José dos Campos (SP)
- 11h: Visita de apoio à cidade de São Sebastião (SP) em decorrência das enchentes
- 12h: Declaração à imprensa e anúncio de ações emergenciais para a população
- 15h30: Partida para Salvador (BA)
- Mercado. Bolsa fechada, sem negociações, por causa do Carnaval.
- Estados Unidos. Bolsas fechadas por causa do Dia do Presidente (Washington’s Birthday).
Terça-feira (21) – Carnaval:
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- Sem compromissos informados na agenda oficial até a última atualização desta reportagem.
- Mercado. Bolsa fechada, sem negociações, por causa do Carnaval.
Quarta-feira (22) – Quarta-feira de Cinzas:
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h: Partida para Brasília
- 10h: Chegada em Brasília
- 15h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro dos Transportes, Renan Filho, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, Ministro das Cidades, Jader Filho, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo
- 16h30: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; e o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo
- Economia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viaja para Bangalore (Índia) às 1h25 (horário de Brasília), madrugada, de São Paulo para Dubai, nos Emirados Árabes. O destino final é Bangalore, na Índia, onde vai conversar sobre transição verde com os ministros de outros países que tratam da Economia e que integram o G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo).
- Mercado. Bolsa reabre, às 13h.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, às 14h, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. Em geral, o Focus é divulgado na manhã de segunda-feira, mas as mudanças de Carnaval fazem o boletim ser divulgado numa data diferente nesta semana.
- Estados Unidos. Divulgação da ata da última reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto), que reduziu o ritmo de alta da taxa de juros nos Estados Unidos.
Quinta-feira (23):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- 10h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Deputada Federal Gleisi Hoffmann
- 15h: Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho
- 16h: Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
- 17h30: Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (*Nota: a agenda foi transferida para sexta-feira porque houve um atraso no voo do presidente da Petrobras, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência).
- Estiagem. Às 14h, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, no Rio Grande do Sul, anuncia medidas para combate à estiagem que atinge o estado. No momento, 191 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem. Veja a lista completa neste link.
- Chuvas. O governo federal também anuncia medidas para mitigar os efeitos da chuva no litoral de São Paulo. Veja abaixo o anúncio de medidas:
- Economia. Haddad segue para Bangalore (Índia) de manhã. À tarde, horário local, terá uma reunião de preparação para os encontros que terá.
- Estiagem. Uma comitiva de ministros visita a região de Hulha Negra, na fronteira sul do Rio Grande do Sul. A região é uma das mais castigadas pela estiagem que afeta o estado, pela 3ª safra consecutiva.
- Estados Unidos. Divulgação de dados semanais de auxílio-desemprego.
Sexta-feira (24):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
- 10h: Secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Ricardo Stuckert
- 11h: Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues
- 15h: Ministro da Defesa, José Múcio
- 15h30: Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- 16h30: Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
- Chuvas em São Paulo. Às 10h30, os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebem os prefeitos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira para atendimento de demandas por causa dos danos causados pelas chuvas no último feriado de Carnaval.
- Economia. Haddad terá encontros bilaterais com: Paolo Gentiloni, comissário para a economia da União Europeia; Enoch Godongwana, ministro de Finanças da África do Sul; Nadia Calviño, vice-presidente de Assuntos Econômicos e Transformação Digital da Espanha.
- Inflação. Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor de fevereiro (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, relativo a fevereiro.
- Pagamentos. Banco Central divulga a balança de pagamentos de janeiro.
Sábado (25):
- Economia. Haddad volta ao Brasil, com chegada prevista para São Paulo, à noite.
- Alckmin. Vice-presidente sobrevoa região atingida pelas chuvas em São Paulo. Em seguida, às 11h, dá entrevista coletiva no Teatro Municipal de São Sebastião (SP).
Domingo (26):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.