Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Agenda da Semana (13.jun): saiba os assuntos dos próximos dias
Antes do feriado de Corpus Christi na quinta (16), Copom e Fed devem anunciar reajuste dos juros na quarta (15)
*Atualização em 13.jun.2022, às 13h52
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Veja a Agenda da Semana:
Segunda-feira (13):
- Senado. O Senado marcou a votação do PLP 18/2022, que considera como essenciais os bens e serviços relativos aos combustíveis, à energia elétrica, às comunicações e ao transporte coletivo. O texto, assim, limita a cobrança de ICMS a uma alíquota de 17%, prevendo ainda a compensação financeira aos estados pela União.
- Câmara. Provável votação da MP (Medida Provisória) 1.103/2022, que define um marco regulatório das companhias securitizadoras e cria a LRS (Letra de Risco de Seguro).
- Sergipe. A Comissão de Direitos Humanos do Senado vai ao Sergipe nos dias 13 e 14 para apurar a morte de Genivaldo, que morreu por asfixia durante abordagem da PRF. Senadores propuseram indenização de R$ 1 milhão à família.
- Europa. Divulgação da produção industrial do Reino Unido e o PIB (ProdutoInterno Bruto) revisado do Reino Unido no 1º trimestre deste ano.
Terça-feira (14):
- Judiciário. Após denúncia do MPF (Ministério Público Federal), a Justiça Federal marcou audiência, às 14h, com os assessores do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), acusados de ingressar e entregar irregularmente 2 celulares ao congressista enquanto ele estava preso na Delegacia de Plantão da Superintendência Regional da Polícia Federal, dia 17 de fevereiro de 2021.
- Senado. Congresso faz sessão conjunta para votar se derruba ou não 20 vetos presidenciais.
- Congresso. Provável votação do relatório preliminar da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. O texto foi apresentado pelo relator, senador Marcos do Val (Pode-ES), na última quarta-feira (8), com as regras sobre apresentação e acolhimento das emendas. Uma vez aprovado o relatório preliminar, começa a fase de apresentação de emendas ao relatório final, do dia 15 ao dia 23, segundo a Agência Câmara.
- Eleições. O ex-juiz Sergio Moro fará um pronunciamento, às 11h, em Curitiba. Em seguida, concederá entrevista coletiva ao lado do presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE), do vice-presidente da sigla, Antônio Rueda, e do presidente estadual do União Brasil no Paraná, o deputado estadual cassado Felipe Francischini (PR), que teve a condenação restabelecida na semana passada pela Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).
- Evento. O presidente Jair Bolsonaro deve participar da abertura da 5ª edição do Brasil Investment Forum (BIF), o maior fórum de investimentos da América Latina, às 9h, em São Paulo (SP). O evento reunirá ministros, representantes de bancos de desenvolvimento, executivos e CEOs de empresas globais para debater o ambiente de negócios brasileiro e as oportunidades existentes em diversos setores da economia.
- Mercado. Divulgação do desempenho de setor de serviços.
- Economia. Início de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).
- Estados Unidos. Início de reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), equivalente ao Copom, mas nos Estados Unidos.
- Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor da Alemanha.
- Ásia. Divulgação de dados da produção industrial e das vendas no varejo de maio na China.
- Ásia. Divulgação de dados de emprego e de investimento estrangeiro direto na China.
Quarta-feira (15):
- Evento. 2º dia do Brasil Investment Forum (BIF), o maior fórum de investimentos da América Latina. O evento reunirá ministros, representantes de bancos de desenvolvimento, executivos e CEOs de empresas globais para debater o ambiente de negócios brasileiro e as oportunidades existentes em diversos setores da economia, em São Paulo (SP).
- Economia. Fim de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), com expectativa de reajuste da taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ou 0,5 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 12,75%.
- Estados Unidos. Fim de reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), com provável reajuste da taxa de juros nos Estados Unidos.
- Estados Unidos. Divulgação de dados das vendas do varejo.
- Estados. O Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar –no âmbito do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste– promoverá em Natal (RN), até o dia 19 de junho, a 1ª Fenafes (Feira Nordestina de Agricultura e Economia Solidiária), que será uma vitrine da diversificada produção da agricultura familiar e economia solidária dos 9 estados nordestinos.
- Eleições. Pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT) inicia giro pelo Nordeste em Fortaleza.
Quinta-feira (16):
- Corpus Christi. Feriado nacional no Brasil. Não há operação do mercado.
- Europa. Banco Central da Inglaterra deve anunciar mais uma elevação de juros.
- Estados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência, e o ex-governador de São Paulo e pré-candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) estarão na Fenafes (ver acima). Terão reuniões com os governadores e visitarão stands da feira.
Sexta-feira (17):
- Europa. Divulgação dos dados sobre vendas do varejo no Reino Unido.
Sábado (18):
- Eleições. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao Sergipe.
Domingo (19):
- -x-x-x-
Radar:
- Combustíveis. Um dos assuntos do momento na parte política continua sendo o limite do ICMS dos setores de combustíveis, energia, telecomunicações e transporte público. A Câmara já aprovou esta norma, mas a pauta está agora no Senado.
- Mais combustíveis. Outro ponto relevante é a discussão sobre um possível subsídio aos combustíveis, como já sugeriu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Inicialmente, o governo cogitava elaborar um decreto com uma espécie de “calamidade” que justificasse a contenção dos preços, mas a equipe econômica receava que a medida representasse um desrespeito ao teto de gastos e, consequentemente, incorresse em desrespeito à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Assim, o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), disse que reuniu todas as assinaturas necessárias (29) para protocolar uma PEC (proposta de emenda à Constituição).
- Guerra. Monitoramento do avanço dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.