Agenda da Semana (13 a 19.fev): o que acompanhar no noticiário
Agenda da Semana (13 a 19.fev): o que acompanhar no noticiário
Leitor deverá ter atenção a declarações de integrantes do governo sobre juros e reforma tributária
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. Esta agenda foi publicada, originalmente, no dia 12 de fevereiro de 2023, às 9h, mas recebeu atualizações.
Para manter no radar:
- Discussões sobre a reforma tributária
- Eventuais críticas de integrantes do governo sobre a autonomia do Banco Central, assim como críticas ao patamar da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano
- Negociações para presidir comissões permanentes na Câmara e no Senado
- Desdobramentos dos atos com pautas golpistas conduzidos por bolsonaristas radicais. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe esta reportagem do Correio Sabiá.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (13):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Advogado-Geral da União, Jorge Messias
- 11h: Cerimônia de instituição do Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular. Lula vai assinar 2 decretos para promover o protagonismo dos catadores no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no Brasil
- 15h: Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, Abilio Diniz
- 16h: Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da Shell, Wael Sawan
- 17h: Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
- 19h: Ato de Aniversário do Partido dos Trabalhadores
- Roda Viva. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
Terça-feira (14):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 10h: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
- 11h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa
- 13h: Partida para Salvador
- 14h50: Chegada em Salvador
- 16h: Em Santo Amaro (BA), Lula anuncia a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais. Na cidade baiana, o presidente fará a entrega de 684 unidades em 2 conjuntos habitacionais (Vida Nova Santo Amaro 1 e Residencial Vida Nova Sacramento). Na ocasião, vai anunciar o novo Minha Casa Minha Vida, que tem como meta contratar, até 2026, 2 milhões de moradias.
- BTG Pactual. Início do CEO Conference Brasil 2023, do BTG Pactual. Eis a programação completa em PDF. É possível acompanhar o evento por este link.
- Estados Unidos. Divulgação da inflação nos Estados Unidos. Chama-se Índice de Preços ao Consumidor (ou CPI, na sigla em inglês).
Quarta-feira (15):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Partida para Aracaju (SE)
- 9h45: Chegada em Aracaju
- 10h30: Visita a canteiro de obras da frente de trabalho para a duplicação da BR-101/SE
- 11h: Cerimônia alusiva à visita à frente de trabalho para duplicação da BR-101/SE e anúncio de retomada. As obras foram retomadas em janeiro de 2023 a partir de recursos viabilizados pela PEC (proposta de emenda à Constituição) da Transição, que explicamos numa ampla reportagem do Correio Sabiá. O presidente visitará o trecho situado no km 75 da rodovia
- 13h30: Almoço de trabalho com o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e bancada do estado no Congresso
- 16h: Partida para Brasília (DF)
- 17h50: Chegada em Brasília (DF)
- BTG Pactual. Às 11h45, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participa do CEO Conference Brasil 2023, do BTG Pactual. Eis a programação completa em PDF. É possível acompanhar o evento por este link.
- Estados Unidos. Divulgação dos resultados das vendas no varejo e da produção industrial de janeiro.
Quinta-feira (16):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 11h: Advogado-Geral da União, Jorge Messias
- 12h: Telefonema com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
- 15h: Cerimônia de anúncio dos novos valores e da expansão das bolsas Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Bolsa Permanência (MEC)
- 17h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Deputada Federal Gleisi Hoffmann
- Inflação. Reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), com expectativa de que haja a antecipação das discussões sobre metas de inflação, que só deveriam ocorrer em junho.
- Estados Unidos. Divulgação do PPI (Índice de Preços ao Produtor, na sigla em inglês).
Sexta-feira (17):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
- 11h30: Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
- 16h: Embarque para Salvador (BA)
- Esportes. Último dia do prazo de inscrições para o Bolsa Atleta 2023.
Sábado (18):
- -x-x-x-
Domingo (19):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.