Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Link copiado!

Agenda da Semana (6.jun): saiba os assuntos dos próximos dias

Divulgação do IPCA e discussões sobre combustíveis estão na lista de assuntos para ficar de olho
Correio Sabiá: Depois de ser adiado duas vezes, Caged consta na Agenda da Semana novamente / Foto: ian dooley/Unsplash
Correio Sabiá: Depois de ser adiado duas vezes, Caged deve ser divulgado nesta segunda-feira (6) / Foto: ian dooley/Unsplash

*Atualização em 07.jun.2022, às 10h05

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja a Agenda da Semana:

Segunda-feira (6):

  • Caged. Finalmente, depois de 2 adiamentos, deve ocorrer a divulgação dos dados de geração de empregos formais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), às 10h.
  • Boletim Focus. Em meio à greve dos servidores, que continua e prejudica a divulgação de dados econômicos, o Banco Central informou que fará uma “atualização parcial” do Boletim Focus, com as projeções do mercado para alguns dos principais indicadores econômicos, nesta segunda-feira, às 8h30, por meio de uma nota.
  • Eleições. Movimento negro lança mais de 50 pré-candidaturas, das 16h às 22h, em São Paulo.
  • Viagem do vice-presidente. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, viaja à Espanha, onde fica até o dia 11, segundo o Itamaraty.

Terça-feira (7):

  • Judiciário. O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), em sessão extraordinária marcada para começar às 00h e terminar às 23h59, julga as anulações de condenações do ministro Kassio Nunes Marques. Neste caso, não há discussões. Os magistrados apenas registram seus votos virtualmente.

Quarta-feira (8):

  • Eletrobras. Prazo para manifestar interesse na compra de ações da Eletrobras com dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Até as 12h.
  • Senado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), junto com o relator do projeto que define teto de 17% para o ICMS de combustíveis, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reúne-se com governadores.
  • Câmara. Em plena Semana do Meio Ambiente, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (CMADS) pautos para as 10h o PL 5544/2020 que permite a caça esportiva no Brasil. O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo. O Correio Sabiá recebeu de relatório da ONG WWF sobre os pontos-chave do projeto. Eis a íntegra, em PDF, conforme nossas Políticas Editoriais.
  • Executivo. O presidente Jair Bolsonaro participa da Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Mercado. Divulgação do IGP-DI de maio. 
  • Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro. 
  • Europa. Divulgação da produção industrial da Alemanha. 

Quinta-feira (9):

  • Viagem presidencial. Visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Los Angeles, nos Estados Unidos.
  • Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 
  • Eletrobras. data prevista para precificação das ações da Eletrobras, que passa por processo de privatização.
  • Europa. O Banco Central Europeu anuncia sua decisão sobre taxa de juros. A tendência é que não haja aperto monetário agora, mas o anúncio é importante para dar sinalizações ao mercado. 
  • Ásia. Divulgação da inflação na China. 
  • Ásia. Divulgação do índice de preços ao produtor no Japão.

Sexta-feira (10):

  • Viagem presidencial. Visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Los Angeles, nos Estados Unidos.
  • Estados Unidos. Divulgação da inflação nos Estados Unidos.

Sábado (11):

  • -x-x-x-

Domingo (12):

  • -x-x-x-

Radar:

  • Combustíveis. Um dos assuntos do momento na parte política continua sendo o limite do ICMS dos setores de combustíveis, energia, telecomunicações e transporte público. A Câmara já aprovou esta norma, mas a pauta está agora no Senado. O relator do texto, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que deve ser possível votar a matéria na terça (7) ou na quarta-feira (8).
  • Mais combustíveis. Outro ponto relevante é a discussão sobre um possível subsídio aos combustíveis, como sugeriu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Inicialmente, o governo cogitava elaborar um decreto com uma espécie de “calamidade” que justificasse a contenção dos preços, mas a equipe econômica receava que a medida representasse um desrespeito ao teto de gastos e, consequentemente, incorresse em desrespeito à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Agora, há notícias de que o governo pretende apresentar uma PEC (proposta de emenda à Constituição). Mas, apresentando ou não, o assunto está quente no noticiário e deve ter desdobramentos nos próximos dias. 
  • Guerra. Monitoramento do avanço dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
  • Covid-19. Monitoramento do avanço da covid-19.
  • Viagem do governo. A SAE (Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República) coordena, do dia 18 de maio ao 7 de junho, a “Missão Institucional e Comercial a Países Árabes do Leste Europeu”, que pretende atrair oportunidades de negócios e investimentos em 11 países: Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes, Hungria, Iraque, Kuwait, Marrocos, Omâ, Qatar e República Tcheca.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.