X recua, diz estar regularizado e pede desbloqueio ao STF

Nesta mesma curadoria de notícias, também falamos de oceanos, tensão no Oriente Médio, pobreza na Argentina e um aplicativo para denunciar delitos ambientais

X recua, diz estar regularizado e pede desbloqueio ao STF
X diz ter cumprido exigências da Justiça brasileira para operar no país / Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash
Table of Content

💻 Plataformas sociais. Depois de se recusar a cumprir determinações da Justiça brasileira e até burlar o bloqueio que sofria, o X (antigo Twitter) atendeu à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou um representante legal no Brasil e pediu para voltar a operar no país. O pedido ainda será analisado. Estando tudo certo, a tendência é que a liberação ocorra na semana que vem. 👨🏻‍⚖️ - Conjur (Leitura: 2min30s)


🌊 Ocean. Estudo mostra queda de duas das principais espécies de corais em Abrolhos. Foi o que apontou uma pesquisa que mapeou 150 anos de registros da fauna marinha brasileira para apontar metas de conservação. É parte do trabalho que desenvolvemos no Ocean, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre assuntos oceânicos. 🪸 - Correio Sabiá (Leitura: 3min)

  • Participe do Ocean, dentro da Comunidade do Correio Sabiá, para mergulhar em conversas oceânicas.

🇱🇧 Oriente Médio. Mais uma vítima brasileira no Líbano. 🇱🇧 Agora, Myrna Nasser, de 16 anos, foi morta pelos bombardeios de Israel. 🇮🇱 Anteriormente, mostramos que um jovem de 15 anos também morreu. Israel disse que não interromperá os bombardeios, apesar dos pedidos da comunidade internacional por um cessar-fogo. 🔥 - Jornal Nacional (Vídeo: 3min20s) + Financial Times (Leitura: 3min, em inglês) 


🇦🇷 Argentina. A pobreza disparou do 2º semestre de 2023 para o 1º semestre de 2024, quando o percentual da população considerada pobre saltou de 41,7% para 52,9%. Ou seja, mais da metade dos argentinos economicamente ativos estão nesta situação. São 3,4 milhões de pessoas a mais. No total, há agora 5,4 milhões de pessoas em situação de indigência (18,1% da população). No 2º semestre de 2023, eram 3,5 milhões (11,9%). 🏚️ - G1 (Leitura: 3min) 

💭 Contexto. Há 10 meses no cargo, o presidente Javier Milei cortou uma série de benefícios concedidos à população, que davam direitos básicos. A inflação, no entanto, se mantém elevada, em 236% ao ano. Os números sociais contrastam com os sucessivos “superávits primários”. Ou seja, o país vem obtendo lucros fiscais, mas a população empobrece em larga escala. 📈 - CNN Brasil (Leitura: 3min)


♻️ Meio Ambiente. O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) lançou um aplicativo para denunciar crime ambiental. Existem funcionalidades importantes, como a possibilidade de georreferenciar o delito ambiental (dando a posição exata do crime num mapa), o acompanhamento da denúncia e o envio de imagens. 📲 - CNMP (Leitura: 2min30s)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.