X recua, diz estar regularizado e pede desbloqueio ao STF

Nesta mesma curadoria de notícias, também falamos de oceanos, tensão no Oriente Médio, pobreza na Argentina e um aplicativo para denunciar delitos ambientais

X recua, diz estar regularizado e pede desbloqueio ao STF
X diz ter cumprido exigências da Justiça brasileira para operar no país / Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash
Índice

💻 Plataformas sociais. Depois de se recusar a cumprir determinações da Justiça brasileira e até burlar o bloqueio que sofria, o X (antigo Twitter) atendeu à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou um representante legal no Brasil e pediu para voltar a operar no país. O pedido ainda será analisado. Estando tudo certo, a tendência é que a liberação ocorra na semana que vem. 👨🏻‍⚖️ - Conjur (Leitura: 2min30s)


🌊 Ocean. Estudo mostra queda de duas das principais espécies de corais em Abrolhos. Foi o que apontou uma pesquisa que mapeou 150 anos de registros da fauna marinha brasileira para apontar metas de conservação. É parte do trabalho que desenvolvemos no Ocean, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre assuntos oceânicos. 🪸 - Correio Sabiá (Leitura: 3min)

  • Participe do Ocean, dentro da Comunidade do Correio Sabiá, para mergulhar em conversas oceânicas.

🇱🇧 Oriente Médio. Mais uma vítima brasileira no Líbano. 🇱🇧 Agora, Myrna Nasser, de 16 anos, foi morta pelos bombardeios de Israel. 🇮🇱 Anteriormente, mostramos que um jovem de 15 anos também morreu. Israel disse que não interromperá os bombardeios, apesar dos pedidos da comunidade internacional por um cessar-fogo. 🔥 - Jornal Nacional (Vídeo: 3min20s) + Financial Times (Leitura: 3min, em inglês) 


🇦🇷 Argentina. A pobreza disparou do 2º semestre de 2023 para o 1º semestre de 2024, quando o percentual da população considerada pobre saltou de 41,7% para 52,9%. Ou seja, mais da metade dos argentinos economicamente ativos estão nesta situação. São 3,4 milhões de pessoas a mais. No total, há agora 5,4 milhões de pessoas em situação de indigência (18,1% da população). No 2º semestre de 2023, eram 3,5 milhões (11,9%). 🏚️ - G1 (Leitura: 3min) 

💭 Contexto. Há 10 meses no cargo, o presidente Javier Milei cortou uma série de benefícios concedidos à população, que davam direitos básicos. A inflação, no entanto, se mantém elevada, em 236% ao ano. Os números sociais contrastam com os sucessivos “superávits primários”. Ou seja, o país vem obtendo lucros fiscais, mas a população empobrece em larga escala. 📈 - CNN Brasil (Leitura: 3min)


♻️ Meio Ambiente. O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) lançou um aplicativo para denunciar crime ambiental. Existem funcionalidades importantes, como a possibilidade de georreferenciar o delito ambiental (dando a posição exata do crime num mapa), o acompanhamento da denúncia e o envio de imagens. 📲 - CNMP (Leitura: 2min30s)

Autor

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.