Voo inicial desta semana informativa
Para ampliar a visão sobre as notícias, consulte a Agenda da Semana, que mapeia os eventos previstos para ocorrer nestes dias

Marçal condenado pela Justiça Eleitoral
O ex-coach e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, foi condenado pela Justiça Eleitoral pela 2ª vez por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) determinou que ele fique inelegível por 8 anos. Ainda há multa de R$ 420 mil. Cabe recurso.
Contexto: Marçal promoveu um "campeonato de cortes" de vídeos, em que outras pessoas nas redes sociais tinham que aumentar o engajamento pró-Marçal, a partir de fragmentos de vídeos do então candidato. Quem conseguisse métricas maiores recebia quantias em dinheiro.
Barroso diz ser 'desejável' julgar Bolsonaro em 2025
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou ser “desejável” que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre os atos de 8 de janeiro ocorra ainda em 2025.
Barroso também criticou as pressões de determinados grupos políticos para que o projeto de lei que define anistia aos condenados por envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes, dizendo que o que ocorreu foi “imperdoável”.
Enquanto isso, Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue internado em Brasília, sem previsão de alta. Ele está proibido de receber visitas, conforme os últimos boletins médicos.
Na semana anterior, mostramos que o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O plenário da Corte decidiria conjuntamente se mantinha ou não a decisão, e os magistrados já foram maioria para manter Collor preso.
Semana legislativa começa nesta segunda-feira (28)
Por causa do feriado na quinta-feira (1º.mai), Dia do Trabalhador, a semana de votações na Câmara deve começar nesta segunda-feira (28.abr), e não na terça (29), como ocorre habitualmente.
Na pauta de votações, há um projeto que aglutina 5 MPs (medidas provisórias) sobre o combate a incêndios florestais e queimadas e sobre a reconstrução de infraestrutura destruída por eventos climáticos. De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, o texto altera a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei 14.944/24).
Leia também este artigo publicado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) no Correio Sabiá:

Para saber mais sobre os eventos previstos para estes dias, acesse a Agenda da Semana, que é enviada aos domingos, com exclusividade, para os apoiadores do Correio Sabiá.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.