'Vindo de você, em particular, é muito significativo', diz Trump sobre Netanyahu indicá-lo ao Nobel da Paz

Em discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump defendeu que ele próprio ganhasse o prêmio

'Vindo de você, em particular, é muito significativo', diz Trump sobre Netanyahu indicá-lo ao Nobel da Paz
Imagem: Flickr/Official White House
Índice

O fato principal

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, entregou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a carta em que disse ter enviado ao comitê do Prêmio Novel da Paz, na qual indica o norte-americano à premiação.

"Muito obrigado. Disso eu não sabia. Vindo de você, em particular, é muito significativo", respondeu Trump em agradecimento.

Eis o diálogo:

"Eu gostaria de te mostrar, senhor presidente, a carta que enviei ao comitê do Prêmio Nobel da Paz. É nomeando você ao Prêmio Nobel da Paz, o que é muito merecido –e você deveria ganhar", disse Netanyahu, entregando a carta em mãos a Trump.
"Muito obrigado. Disso eu não sabia. Wow. Muito obrigado. Vindo de você, em particular, isso é muito significativo. Muito obrigado, Bibi [apelido de Benjamin]", respondeu Trump, pegando a carta e analisando o texto.
"Obrigado a você por tudo o que tem feito", respondeu Netanyahu.

Assista ao vídeo da entrega da carta pelo Instagram da BBC:

Contexto

Ao lado de Netanyahu, Trump apresentou um plano que tem 20 tópicos para estabelecer um cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde mais de 66 mil pessoas morreram por bombardeios israelenses desde o dia 7 de outubro de 2023, quando o Hamas fez um ataque em Israel que deixou cerca de 1,2 mil mortos.

Trump dá ‘3 ou 4 dias’ ao Hamas para responder sobre cessar-fogo em Gaza ou enfrentar ‘um final muito triste’
Leia a íntegra do plano de Trump para cessar-fogo em Gaza, saiba a repercussão da comunidade internacional e veja a visão do Correio Sabiá sobre o assunto. Navegue por um menu interativo neste conteúdo.

Netanyahu pode indicar Trump ao Nobel da Paz?

Sim, Benjamin Netanyahu pode indicar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz. O primeiro-ministro israelense formalizou a indicação por meio de uma carta entregue pessoalmente a Trump durante um jantar na Casa Branca, que também foi encaminhada ao Comitê do Nobel.

Quem pode indicar ao Nobel da Paz?

As regras do prêmio permitem que milhares de pessoas façam indicações. Entre elas estão:

  • Chefes de governo e de Estado (como Netanyahu).
  • Membros de governos nacionais e parlamentos de países soberanos.
  • Professores universitários de diversas áreas como história, ciências sociais, filosofia e direito.
  • Membros de tribunais internacionais e antigos ganhadores do Nobel da Paz.

Processo de decisão para conceder o Prêmio Nobel da Paz

A carta com a indicação é enviada ao Comitê Norueguês do Nobel, que avalia as candidaturas recebidas. A escolha do vencedor é feita por um comitê formado por 5 pessoas designadas pelo Parlamento norueguês. Não há garantia de que a indicação resulte em prêmio, pois a decisão final cabe exclusivamente ao comitê.

Nossa visão

💡
Neste espaço, o autor deste conteúdo dá sua visão sobre o assunto, como forma de transparência com os leitores. Fique à vontade para discordar, mas, se este for o caso, continue aqui com a gente. Ninguém precisa concordar em tudo. Deixe um comentário mais abaixo.

A indicação de Netanyahu é um movimento político. Trump nos últimos dias deu declarações de que "muitas pessoas acham que ele deveria ganhar o Nobel da Paz" por, segundo ele, ter acabado com guerras.

Trump afirma que, embora essas pessoas achem que deveria receber a premiação, ele está mais preocupado em melhorar a vida dos cidadãos norte-americanos. Foi assim que fez no dia 23 de setembro de 2025, por ocasião do seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O próprio norte-americano, portanto, embora adote um tom de despretensão, vem aventando a si mesmo como postulante ao prêmio e sendo o principal propagandista de si mesmo.

Autor

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.