Um tijolinho a cada dia 🧱
Um tijolinho a cada dia ?
Atualmente, o Correio Sabiá tem um site amplo de notícias, que se debruça sobre assuntos complexos (tornando-os didáticos e amigáveis) + curadorias de conteúdo e reportagens. O Correio Sabiá também tem presença em quase todas as redes sociais (@correiosabia) –siga!– e até podcast diário (ouça!). Mas o que é muito louco nisso tudo: o Correio Sabiá começou sem NADA disso, como um resumo de notícias enviado por um único grupo de WhatsApp (!), lá atrás, em 2018, para tentar tornar o jornalismo profissional tão viral quanto eram as notícias falsas no app de mensagens (àquela época, eleição presidencial).
- ? Isso aí: o Correio Sabiá começou a voar em 2018 como um grupo de WhatsApp (!) e atualmente é uma organização jornalística multiplataforma, com diversos reconhecimentos nacionais e internacionais em âmbitos jornalístico e acadêmico.
O Correio Sabiá foi uma iniciativa completamente inovadora ao viralizar jornalismo no WhatsApp.
Até então, discutia-se produzir conteúdo sobre o que era fato e o que era fake. Já o Correio Sabiá fez o mesmo que se fazia com fake news: para voar mais longe e mais rápido, viralizou conteúdo confiável para chegar antes às pessoas, a partir do boca a boca (que todo profissional de marketing sabe que é a forma mais eficaz de gerar confiança –algo que falta à mídia tradicional).
Com muito trabalho duro, tijolinho por tijolinho, a iniciativa escalou. Até que, no último dia 4 de maio, o Correio Sabiá lançou oficialmente uma startup, com um stand próprio no WebSummit –maior evento de empreendedorismo do mundo que ganhou uma edição no Rio de Janeiro.
Entenda resumidamente, na descrição do post abaixo, a história de crescimento sustentável do Correio Sabiá:
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.