Trump reverte décadas de política comercial dos EUA em 2025. Veja o impacto de suas tarifas, em 4 gráficos
*Por Associated Press
Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desmantelou décadas de política comercial do país, erguendo um muro tarifário em torno do que antes era uma economia amplamente aberta.
Seus impostos de 2 dígitos sobre importações de praticamente todos os países têm perturbado o comércio global e pressionado os orçamentos de consumidores e empresas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as tarifas arrecadaram dezenas de bilhões de dólares para o Tesouro norte-americano.
Trump argumenta que as novas taxas de importação são necessárias para trazer de volta a riqueza que teria sido “roubada” dos Estados Unidos. Segundo ele, as tarifas ajudariam a reduzir o déficit comercial de longa data do país e a restaurar a manufatura nacional. Mas o rompimento das cadeias globais de suprimentos tem cobrado um preço alto de famílias que enfrentam preços em alta. As taxas são pagas por importadores, que geralmente repassam o custo extra a seus clientes. Ou seja, empresas e, em última instância, lares norte-americanos.
A forma errática como o presidente implementou suas tarifas –anunciando-as, depois suspendendo-as ou alterando-as, antes de impor novas– fez de 2025 um dos anos econômicos mais turbulentos em memória recente.
A seguir, uma análise do impacto das tarifas de Trump ao longo do ano, em 4 gráficos.
Taxa tarifária efetiva dos EUA

O conteúdo restante é apenas para membros pagos.
Por favor, assine qualquer plano pago para desbloquear este artigo e mais conteúdo.
Assinar AgoraAutor
Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.