Disputa política pela sucessão na Câmara, explicada

Deputado Hugo Motta, de apenas 34 anos, tornou-se o favorito para o cargo atualmente ocupado por Arthur Lira (PP-AL)

Disputa política pela sucessão na Câmara, explicada
Hugo Motta teria bom trânsito com governistas e com o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro / Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Link copiado!

⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.

  • 🔆 X/Twitter fora do ar? O Correio Sabiá tem conta criada & verificada no BlueSky. 😉
  • 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral para acompanhar nossas conversas sobre eleições no mundo.

🎩 Câmara. Intensificou-se a disputa pela sucessão da presidência da Câmara dos Deputados, atualmente ocupada por Arthur Lira (PP-AL). ♟️ - G1 (Leitura: 1min30s)

🗓️ Eis um breve histórico:

  1. Na última terça-feira (3.set.2024), o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistiu de se lançar ao cargo e passou a apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), de apenas 34 anos. 🤝
  2. Motta se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (4.set). A visita foi arrumada pelo ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), que também é filiado ao Republicanos. ✈️

➕ Mais. Reportagem do G1 mostrou que, durante o encontro, Lula afirmou que soube que Motta era amigo do ex-presidente cassado da Câmara Eduardo Cunha (à época no MDB), responsável por iniciar e coordenar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Motta teria dito que, sim, é amigo de Cunha. No entanto, teria dito também que aconselhou o ex-deputado a não iniciar o processo contra Dilma. 👀

💬 Continuando… Motta também conversou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo levado pelos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI), respectivamente filho e ex-ministro do presidente anterior. A bancada do PL, a maior da Câmara com 92 do total de 513 deputados, é importante para definir o vencedor da disputa. 🧮

👥 Outros nomes. Até então, o nome preferido de Arthur Lira para sua sucessão seria Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que é amigo do atual presidente da Câmara. 🫂

➡️ O problema. Elmar enfrenta reservas da base do governo, especialmente na Bahia. Uma boa parte dos governistas seria favorável a outro candidato, Antônio Brito (PSD-BA). 🧩 - Congresso em Foco (Leitura: 2min30s)

👕 Pano para manga. Oficialmente, o governo sustenta que não vai se meter na eleição para a presidência da Câmara. Diz que esse é um assunto dos deputados. Mas, extraoficialmente, Lula já se reuniu ao menos 3 vezes com Lira para tratar do tema (pelo que se sabe das notícias até o momento de publicação deste conteúdo). 📞 - Poder360 (Leitura: 2min)

🥵 Mais alguns problemas que estão postos:

  1. Marcos Pereira negociou apoio à candidatura de Motta com Arthur Lira.
  2. Só que, para apoiar Motta, Lira teria que largar Elmar, até então seu preferido.
  3. O negócio é que Motta também seria amigo de Lira e ainda teria melhor trânsito com congressistas da esquerda e da direita. Agrada mais às duas partes.
  4. Marcos Pereira tinha resistência do PL de Bolsonaro.
  5. Elmar tem resistência da base governista.
  6. Motta circula melhor nos 2 campos.

🤷🏻‍♂️ E agora? Bom, agora é necessário conversar também com Antônio Brito, líder do PSD na Câmara. Existe uma negociação em andamento para que ele deixe a candidatura e apoie Motta. Em geral, as partes vão negociar. Bolsonaro não prometeu apoio a nenhuma parte, pelo que sabemos. O governo diz oficialmente que não se mete na disputa (embora haja controvérsias). Sabe-se que o nome mais forte até agora para suceder Lira é Hugo Motta. 🎻

🪡 Adendo. Uma reportagem do G1 diz que o União Brasil se sente traído por Lira cogitar não apoiar mais Elmar. Outra reportagem, esta do Congresso em Foco, também retrata esse cenário. O texto menciona “sacrifícios” do União Brasil para fortalecer a candidatura de Elmar, como abrir mão de reivindicar comissões, como Segurança Pública e Relações Exteriores. A retirada da candidatura do deputado e a falta do aval de Arthur Lira seria um prejuízo ao poder da bancada. 👀


🛜 X/Twitter. O ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu que o bloqueio ao X/Twitter seja analisado pelo plenário da Corte, composto pelos 11 magistrados. 🧑🏻‍⚖️ - Mobile Time (Leitura: 1min30s)

🔍 Análise (que não é nossa). O Repórteres Sem Fronteiras publicou um texto no qual diz entender que foi acertada a decisão do ministro Alexandre de Moraes, apesar de ser dura e privar milhões de brasileiros do uso da rede social. A organização menciona que a plataforma social se recusou a cumprir ordens judiciais e leis do país. 📜 - Repórteres Sem Fronteiras (Leitura: 1min, em inglês)

➕ Mais. Um artigo de opinião publicado no Financial Times e republicado em diversos jornais, entre eles o Valor Econômico e a Folha de S.Paulo, disse que o bilionário Elon Musk, dono do X/Twitter, é um "míssil geopolítico ingovernável". 🚀 - Financial Times (Leitura: 2min, em inglês)


🇻🇪 Venezuela. Um militar norte-americano (fuzileiro naval) foi preso na Venezuela (🇻🇪). Ele já estava preso ao menos desde 30.ago. O caso, no entanto, só foi divulgado 1 dia depois da notícia de que os Estados Unidos (🇺🇸) haviam apreendido uma aeronave do presidente venezuelano Nicolás Maduro na República Dominicana (🇩🇴). A compra do avião teria violado sanções dos EUA à Venezuela, segundo as autoridades norte-americanas. Maduro chamou o confisco de “pirataria”. 🏴‍☠️ - G1 (Leitura: 2min)

Eis abaixo o comentário feito pelo CEO/fundador do Correio Sabiá, o jornalista Maurício Ferro, sobre a escalada autoritária na Venezuela:


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.