STF julga se Bolsonaro vira réu
Mais: Palestino vencedor do Oscar é linchado e preso por israelenses. Por acidente, EUA enviam mensagens secretas de guerra para jornalista.

Índice da Reportagem
+STF começa a decidir se torna Bolsonaro réu
A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta terça-feira (25.mar.2025) se aceita a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e torna o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu. Ao todo, 5 magistrados participam do grupo. São eles: Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
O que vem a seguir? Provavelmente, o julgamento termina na quarta-feira (26). Serão 3 sessões, sendo duas nesta terça e uma na quarta. A tendência é que Bolsonaro vire réu na Justiça. A princípio, terá a possibilidade de se defender em liberdade, com direito à presunção de inocência.
- Esta e outras pautas estavam previstas na Agenda da Semana, que lista os principais eventos destes dias e é enviada aos domingos para apoiadores, com exclusividade.
Nunes Marques suspende julgamento de Carla Zambelli
Indicado por Bolsonaro para o STF, o ministro Kassio Nunes Marques pediu vista e suspendeu o julgamento da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), que perseguiu um homem com arma em riste no dia 29 de outubro de 2022, véspera do 2º turno da eleição presidencial.
- Glossário. O pedido de vista é quando o magistrado pede mais tempo para analisar o caso e tomar uma decisão. Muitas vezes, torna-se um recurso para paralisar processos. Marques terá 3 meses para liberar o caso para julgamento.
Até o momento, todos os ministros que votaram (Gilmar Mendes, que é o relator, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin) concordaram com pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. Ninguém votou pela absolvição da ré. Relembre:
Palestino vencedor do Oscar é linchado por colonos e preso por Forças de Israel

O palestino 🇵🇸 Handan Ballal, vencedor do Oscar 🏆 pelo documentário "No Other Land", foi linchado por um grupo de aproximadamente 15 colonos israelenses e preso pelas Forças de Israel 🇮🇱, de acordo com informações do jornal Haaretz.
- 🍿 Saiba onde assistir, na Kult, a plataforma para descobertas culturais. 💎
EUA acidentalmente enviam mensagem de texto de planos secretos de guerra para jornalista
O governo dos Estados Unidos 🇺🇸 acidentalmente incluiu um jornalista da publicação The Atlantic numa troca de mensagens altamente secretas sobre planos de guerra. A reportagem é "Administração Trump acidentalmente me envia seus planos de guerra". Leia aqui. Se precisar ler sem paywall, use este link. ⛓️💥
Basicamente, a Casa Branca adicionou o editor-chefe da The Atlantic a um grupo que discutia seus planos de ataque aos Houthis, no Iêmen 🇾🇪. Há troca de emojis e mensagens de parabéns pelo "grande trabalho".
Congresso aprova Orçamento de 2025
O Congresso aprovou na última sexta-feira (20.mar.2025) o Orçamento de 2025. Normalmente, a votação orçamentária ocorre no final do ano anterior. Como em 2024 os congressistas votaram as medidas fiscais do governo, a definição sobre o Orçamento de 2025 ficou para este ano. - PLN 26/2024
Crédito do Trabalhador tem mais de 40 milhões de simulações em 3 dias
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital registrou mais de 40 milhões de simulações de empréstimo (exatamente 40.180.384) em apenas 3 dias, desde que o Crédito do Trabalhador foi instituído pela MP (medida provisória) nº 1.292, publicada na última sexta-feira (21). Ao todo, foram 4.501.280 propostas solicitadas e 11.032 contratos formalizados. Os dados são do Dataprev, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
- Glossário. O Crédito do Trabalhador permite que cerca de 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada –incluindo domésticos, rurais e empregados do MEI– acessem crédito consignado.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.