Senado aprova PL da Dosimetria, que segue para sanção presidencial

Ainda não está clara qual seria a redução real da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF

Senado aprova PL da Dosimetria, que segue para sanção presidencial
Por 48 votos a 25, o Senado aprovou o PL 2.162/2023, que reduz penas para condenados do 8 de janeiro, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro / Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado
Índice

O fato principal

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17.dez.2025) o PL (projeto de lei) da Dosimetria (PL nº 2.162/2023). O texto, também aprovado uma semana antes na Câmara, altera as regras para calcular e aplicar as penas de crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. O texto segue para sanção presidencial.

A proposta beneficia os condenados pelos atos com pautas antidemocráticas de 8 de janeiro de 2023. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Naquela ocasião, bolsonaristas que não aceitavam o resultado eleitoral invadiram e depredaram os prédios dos 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O que vem agora?

Aprovado no Congresso, o texto segue para sanção presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá sancionar integralmente, sancionar com vetos ou vetar integralmente. Caso exerça o direito a vetos, o Congresso poderá derrubá-los em sessão conjunta, fazendo valer sua vontade.

Visão do Sabiá

Caso Lula decida vetar o projeto, não está claro qual seria o impacto político da decisão. Os Estados Unidos saudaram a aprovação do projeto pela Câmara e, em seguida, retiraram o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.

Retirada de Moraes da Lei Magnitsky provoca disputa de narrativas políticas
Enquanto esquerda fala em êxito da política externa do governo Lula, direita diz que saída do ministro reforça necessidade de votar projeto de anistia

Mais informações

Também não está claro qual seria o tempo de pena que Bolsonaro deveria cumprir, caso o projeto se torne lei. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF.

De acordo com o relator do PL da Dosimetria na Câmara, deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), a pena do ex-presidente poderia ser reduzida de 7 anos para pouco mais de 2 anos em regime fechado. Ainda há divergências.

O texto também cria uma regra de redução de pena para situações em que o crime for cometido em contexto de multidão. Neste caso, há possibilidade de reduzir de 1/3 a 2/3 a pena de quem não tiver financiado ou liderado as ações para distinguir quem atuou sem protagonismo dos organizadores ou financiadoras dos atos.

O que mais estamos lendo

PL da Dosimetria: Câmara aprova texto com potencial de reduzir pena de Bolsonaro
Projeto foi colocado em votação e aprovado de madrugada. Proposta agora segue para o Senado.
PL da dosimetria segue para sanção
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o projeto que reduz as penas dos condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 (PL 2.162/2023 ). Foram 48 votos a favor e 25 contrários, além de uma abstenção. Do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RS) e relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), a matéria segue agora para a sanção da Presidência da República.

Autor

Correio Sabiá
Correio Sabiá

Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.