Semana informativa, em 5 tópicos centrais

Tarifas do Trump, compra de dólar na Argentina, cirurgia do Bolsonaro e eleição no Equador

Semana informativa, em 5 tópicos centrais
Tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, tendem a continuar provocando desdobramentos no noticiário / Imagem: Amr Serag/Unsplash
Link copiado!

Tarifas do Trump 💸

Continuamos atentos aos desdobramentos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump, contra outros países. Para atualizar sobre todas as notícias deste assunto, criamos um Rastreador de Tarifas interativo, disponível nesta página. As atualizações são constantes, e o usuário pode filtrar por país, data e status de cada medida.

O último recuo de Trump que mapeamos foi a retirada de celulares, computadores e chips do "tarifaço". Ou seja, esses itens não entram nas taxas que o presidente dos EUA colocou sobre todos os países. As disputas tarifárias mais intensas têm sido com a China.

Dólar na Argentina 🇦🇷

Começa a valer a partir desta segunda-feira (14.abr) a retirada do limite de compra de dólar na Argentina. É uma nova medida do governo do presidente Javier Milei. Entenda abaixo.

Antes, desde 2019, os argentinos tinham um limite para compra de dólar ao mês. O máximo era de US$ 200. Agora, esse teto deixa de existir e passa a ser possível comprar qualquer quantidade.

A medida anterior ocorre em função de uma escassez de dólares na economia argentina. Então, limitava-se o total de compra. Desta vez, Milei fez um empréstimo de US$ 20 bilhões junto ao FMI (Fundo Monetário Internacional).

O valor da divisa norte-americana vai flutuar dentro de um piso de 1.000 pesos a um teto de 1.400 pesos. A cada dia, pode ocorrer uma nova cotação, mas sempre dentro dessas margens. A cada mês, os limites podem variar 1%, então o teto pode subir com o passar do tempo.

Cirurgia do Bolsonaro 🩺

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma longa cirurgia –6 horas de duração– neste domingo (13) por complicações do atentado com faca que sofreu na campanha eleitoral de 2018.

Este foi o 6º procedimento cirúrgico de Bolsonaro desde o atentado. Ele está internado desde sexta-feira (11), após apresentar distensão abdominal e fortes dores. A cirurgia da vez é para reconstruir a parede abdominal.

Eleição no Equador 🇪🇨

O Equador teve o 2º turno das eleições presidenciais neste domingo (13). A disputa foi entre o atual presidente Daniel Noboa e a opositora Luisa González. Falamos sobre o pleito no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para promover descobertas sobre eleições no mundo. Há um grupo interativo no WhatsApp.

O resultado oficial foi divulgado bem na hora em que fechamos esta edição do Correio Sabiá, por volta das 22h50 de domingo (13), horário de Brasília. Noboa liderava venceu com cerca de 55% dos votos. Foi possível acompanhar a apuração neste link.

Faça perguntas no platō 👨🏻‍🚀

Outro projeto nosso: platō. É uma rede social para você perguntar o que quiser sobre o noticiário e receber respostas de jornalistas. Veja o que nossa Comunidade quer saber e, se quiser, questione também. Acesse.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.