Balanço da semana informativa (14 a 20.out)
Juntamos o que foi notícia na semana passada com o que deve a estar no noticiário nestes dias para entregar uma leitura fluida e contextualizada sobre os fatos
Começamos esta semana informativa (14 a 20.out.2024) com poucos eventos previstos, como aponta nossa Agenda da Semana. Isso não quer dizer que a semana será "tranquila", com poucos acontecimentos. Significa que, até o momento, não há muitas confirmações sobre o que estará no noticiário.
Sabe-se, no entanto, que as notícias sobre alguns temas devem continuar a aparecer.
Exemplo: o 2º turno da eleição municipal do Brasil (🇧🇷) ocorre no domingo da semana que vem, dia 27.out.2024. Destaque para São Paulo (onde centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz).
É esperado que haja mais informações sobre pesquisas eleitorais e sobre energia. Os 2 temas tendem a se misturar, sendo debatidos nas campanhas.
Seguiremos atentos a esses desdobramentos no grupo do Pulpo Eleitoral no WhatsApp. O Pulpo é o projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo. Inclusive, a Lituânia (🇱🇹) teve pleito neste domingo (13.out).
No domingo passado (6.out), a eleição foi na Tunísia (🇹🇳). Explicamos como funciona o pleito tunisiano na newsletter semanal do Pulpo Eleitoral. Cadastre-se em nosso site para começar a receber.
Ainda sobre notícias internacionais, seguem as tensões sobre um possível ataque de Israel (🇮🇱) ao Irã (🇮🇷), o que daria sequência às hostilidades entre as duas partes.
Os ataques israelenses ao Líbano (🇱🇧) e na Faixa de Gaza continuam, e o governo do Brasil (🇧🇷) já repatriou mais de 1 mil brasileiros que estavam em solo libanês.
Neste domingo (13.out), o primeiro-ministro de Israel (🇮🇱), Benjamin Netanyahu, disse para as tropas de paz das Nações Unidas se retirarem do Líbano (🇱🇧), porque pretende continuar com os ataques.
Uma reportagem do jornal britânico The Guardian mostrou como o Hezbollah (considerado um grupo terrorista político-religioso por diversos países ocidentais) tem sido descrito pela população local como uma organização que "cuida" das pessoas em regiões de bombardeio. (Esta é uma informação jornalisticamente relevante para aprofundar o debate sobre a situação no Oriente Médio.)
Para fechar, ainda é necessário observar desdobramentos nacionais. O X (antigo Twitter) voltou a funcionar na semana passada, depois de 39 dias bloqueado.
Durante o bloqueio, houve vários atritos entre o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, cada vez mais alinhado globalmente a políticos identificados com a extrema direita.
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou 4 projetos que apertam o STF. Ainda há um caminho até que virem lei, mas foi um avanço da direita sobre o Judiciário. Será importante observar o que virá a seguir.
Ficou com dúvidas ou vontade de saber mais? Envie sua pergunta no platō, a platōforma do Correio Sabiá para fazer perguntas e receber respostas de jornalistas. Ou participe do grupo de WhatsApp.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.