Balanço da semana informativa (14 a 20.out)

Juntamos o que foi notícia na semana passada com o que deve a estar no noticiário nestes dias para entregar uma leitura fluida e contextualizada sobre os fatos

Balanço da semana informativa (14 a 20.out)
Resumimos o que tem sido notícia dentro de uma leitura fluida e rápida para você ficar bem-informado / Imagem: Jonas Jocobsson/Unsplash
Table of Content

Começamos esta semana informativa (14 a 20.out.2024) com poucos eventos previstos, como aponta nossa Agenda da Semana. Isso não quer dizer que a semana será "tranquila", com poucos acontecimentos. Significa que, até o momento, não há muitas confirmações sobre o que estará no noticiário.

Sabe-se, no entanto, que as notícias sobre alguns temas devem continuar a aparecer.

Exemplo: o 2º turno da eleição municipal do Brasil (🇧🇷) ocorre no domingo da semana que vem, dia 27.out.2024. Destaque para São Paulo (onde centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz).

É esperado que haja mais informações sobre pesquisas eleitorais e sobre energia. Os 2 temas tendem a se misturar, sendo debatidos nas campanhas.

Seguiremos atentos a esses desdobramentos no grupo do Pulpo Eleitoral no WhatsApp. O Pulpo é o projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo. Inclusive, a Lituânia (🇱🇹) teve pleito neste domingo (13.out).

No domingo passado (6.out), a eleição foi na Tunísia (🇹🇳). Explicamos como funciona o pleito tunisiano na newsletter semanal do Pulpo Eleitoral. Cadastre-se em nosso site para começar a receber.

Ainda sobre notícias internacionais, seguem as tensões sobre um possível ataque de Israel (🇮🇱) ao Irã (🇮🇷), o que daria sequência às hostilidades entre as duas partes.

Os ataques israelenses ao Líbano (🇱🇧) e na Faixa de Gaza continuam, e o governo do Brasil (🇧🇷) já repatriou mais de 1 mil brasileiros que estavam em solo libanês.

Neste domingo (13.out), o primeiro-ministro de Israel (🇮🇱), Benjamin Netanyahu, disse para as tropas de paz das Nações Unidas se retirarem do Líbano (🇱🇧), porque pretende continuar com os ataques.

Uma reportagem do jornal britânico The Guardian mostrou como o Hezbollah (considerado um grupo terrorista político-religioso por diversos países ocidentais) tem sido descrito pela população local como uma organização que "cuida" das pessoas em regiões de bombardeio. (Esta é uma informação jornalisticamente relevante para aprofundar o debate sobre a situação no Oriente Médio.)

Para fechar, ainda é necessário observar desdobramentos nacionais. O X (antigo Twitter) voltou a funcionar na semana passada, depois de 39 dias bloqueado.

Durante o bloqueio, houve vários atritos entre o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, cada vez mais alinhado globalmente a políticos identificados com a extrema direita.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou 4 projetos que apertam o STF. Ainda há um caminho até que virem lei, mas foi um avanço da direita sobre o Judiciário. Será importante observar o que virá a seguir.

Ficou com dúvidas ou vontade de saber mais? Envie sua pergunta no platō, a platōforma do Correio Sabiá para fazer perguntas e receber respostas de jornalistas. Ou participe do grupo de WhatsApp.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.