Secretário-geral da ONU pede respeito à soberania do Líbano

Em resposta, Israel tornou António Guterres 'persona non grata', o que também ocorreu com Lula

Secretário-geral da ONU pede respeito à soberania do Líbano
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres / Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil
Link copiado!

➡️ Outros destaques deste resumo:

  • Continuam os bombardeios no Líbano; mais de 1 mil pessoas morreram
  • Encarregado de negócios interino do Líbano chama Israel de 'máquina de destruição'
  • Correio Sabiá participa de palestra na PUC-Rio nesta quinta-feira (3.out.2024)

👋🏻 Ei! Precisamos que você se associe ao Correio Sabiá. Saiba como fortalecer o jornalismo independente e ainda ganhar benefícios informativos.


🗺️ Oriente Médio. Secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres pediu ontem (2.out.2024) respeito à soberania do Líbano (🇱🇧). No entanto, Israel (🇮🇱) continuou os bombardeios. Até o fechamento desta edição do Correio Sabiá, mais 46 pessoas tinham morrido em apenas 24h. - G1 (Leitura: 3min)

➕ Mais. Só nas últimas duas semanas, mais de 1 mil pessoas morreram e 6 mil ficaram feridas. São 156 mulheres e 87 crianças entre as vítimas. São milhares de pessoas desalojadas, além dos graves danos à infraestrutura do país, o que compromete a vida de civis em todos os aspectos. Tragédia humanitária.

➡️ Exemplo: um bombardeio israelense a um hospital (🏥) no centro de Beirute, capital do Líbano (🇱🇧), matou 5 pessoas, além de destruir a estrutura... de um hospital.

🇺🇳 Na reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada ontem (2), o encarregado de negócios interino do Líbano (🇱🇧), Al-Sayyid Hadi Hashim, declarou:

"Hoje, o Líbano está preso entre a máquina de destruição de Israel e a ambição de outros na região. As pessoas do Líbano rejeitam essa fórmula fatal. O Líbano merece vida."
  • 👨🏻‍🚀 platō. "Até onde a comunidade internacional permitirá que o atual governo de Israel vá?" Este é um exemplo de pergunta que pode ser feita no platō, a platōforma do Correio Sabiá para questionar o noticiário. Participe do grupo no WhatsApp
Apoie nosso jornalismo independente. Dependemos de você. De quebra, ganhe benefícios informativos que tornarão sua experiência ainda melhor no Correio Sabiá.

Mais. Assim como já ocorreu anteriormente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora Israel (🇮🇱) declarou António Guterres como “persona non grata. Ou seja, ele não é mais bem-vindo em solo israelense. - G1 (Leitura: 3min) 

💭 Lembremos: Israel é um Estado-membro da ONU, mas já disse anteriormente que não respeitaria decisões do órgão sobre um encerramento da guerra na região. Agora, avança em críticas ao secretário-geral da organização.

💭 Contexto. A guerra em Gaza completa 1 ano na segunda-feira (7.out) e já tem mais de 40 mil mortos, sendo a maioria de mulheres e crianças. Nos últimos 10 dias, houve intensificação dos ataques contra o Hezbollah no Líbano, com explosões de eletrônicos sabotados e bombardeios. Entre as vítimas, há também estrangeiros, como 2 brasileiros de 15 e 16 anos.


🌡️ Previsão do tempo. Estamos escrevendo o Correio Sabiá no Rio de Janeiro, onde tivemos quase 40ºC nesta quarta-feira (2). Só que as temperaturas (muito) acima da média não foram exclusividade do Rio. De maneira geral, Centro-Oeste e Sudeste passaram por isso. A partir de hoje (3), uma frente fria vinda do Sul deve fazer as temperaturas caírem um pouco. Mas ainda demora a fazer frio.

📡 Continuando... Sabemos que há gente de todos os estados acompanhando nosso trabalho, então usamos esse caso particular do Rio para dar uma recomendação geral: prestem atenção à previsão do tempo local. - Globo Rural (Leitura: 2min)    


🗞️ Institucional. O Correio Sabiá conversa hoje, das 9h às 11h, com alunos de Jornalismo da PUC-Rio. O tema será empreendedorismo, inovação e produto em mídia.

"É uma alegria poder compartilhar nossas experiências em universidades, e essa tem sido uma prática nossa em 2024. Grande honra", disse Maurício Ferro, fundador do Correio Sabiá.

Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.