Secretário-geral da ONU pede respeito à soberania do Líbano
Em resposta, Israel tornou António Guterres 'persona non grata', o que também ocorreu com Lula
➡️ Outros destaques deste resumo:
- Continuam os bombardeios no Líbano; mais de 1 mil pessoas morreram
- Encarregado de negócios interino do Líbano chama Israel de 'máquina de destruição'
- Correio Sabiá participa de palestra na PUC-Rio nesta quinta-feira (3.out.2024)
👋🏻 Ei! Precisamos que você se associe ao Correio Sabiá. Saiba como fortalecer o jornalismo independente e ainda ganhar benefícios informativos.
🗺️ Oriente Médio. Secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres pediu ontem (2.out.2024) respeito à soberania do Líbano (🇱🇧). No entanto, Israel (🇮🇱) continuou os bombardeios. Até o fechamento desta edição do Correio Sabiá, mais 46 pessoas tinham morrido em apenas 24h. - G1 (Leitura: 3min)
➕ Mais. Só nas últimas duas semanas, mais de 1 mil pessoas morreram e 6 mil ficaram feridas. São 156 mulheres e 87 crianças entre as vítimas. São milhares de pessoas desalojadas, além dos graves danos à infraestrutura do país, o que compromete a vida de civis em todos os aspectos. Tragédia humanitária.
➡️ Exemplo: um bombardeio israelense a um hospital (🏥) no centro de Beirute, capital do Líbano (🇱🇧), matou 5 pessoas, além de destruir a estrutura... de um hospital.
🇺🇳 Na reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada ontem (2), o encarregado de negócios interino do Líbano (🇱🇧), Al-Sayyid Hadi Hashim, declarou:
"Hoje, o Líbano está preso entre a máquina de destruição de Israel e a ambição de outros na região. As pessoas do Líbano rejeitam essa fórmula fatal. O Líbano merece vida."
- 👨🏻🚀 platō. "Até onde a comunidade internacional permitirá que o atual governo de Israel vá?" Este é um exemplo de pergunta que pode ser feita no platō, a platōforma do Correio Sabiá para questionar o noticiário. Participe do grupo no WhatsApp.
Apoie nosso jornalismo independente. Dependemos de você. De quebra, ganhe benefícios informativos que tornarão sua experiência ainda melhor no Correio Sabiá.
➕ Mais. Assim como já ocorreu anteriormente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora Israel (🇮🇱) declarou António Guterres como “persona non grata”. Ou seja, ele não é mais bem-vindo em solo israelense. - G1 (Leitura: 3min)
💭 Lembremos: Israel é um Estado-membro da ONU, mas já disse anteriormente que não respeitaria decisões do órgão sobre um encerramento da guerra na região. Agora, avança em críticas ao secretário-geral da organização.
💭 Contexto. A guerra em Gaza completa 1 ano na segunda-feira (7.out) e já tem mais de 40 mil mortos, sendo a maioria de mulheres e crianças. Nos últimos 10 dias, houve intensificação dos ataques contra o Hezbollah no Líbano, com explosões de eletrônicos sabotados e bombardeios. Entre as vítimas, há também estrangeiros, como 2 brasileiros de 15 e 16 anos.
🌡️ Previsão do tempo. Estamos escrevendo o Correio Sabiá no Rio de Janeiro, onde tivemos quase 40ºC nesta quarta-feira (2). Só que as temperaturas (muito) acima da média não foram exclusividade do Rio. De maneira geral, Centro-Oeste e Sudeste passaram por isso. A partir de hoje (3), uma frente fria vinda do Sul deve fazer as temperaturas caírem um pouco. Mas ainda demora a fazer frio.
📡 Continuando... Sabemos que há gente de todos os estados acompanhando nosso trabalho, então usamos esse caso particular do Rio para dar uma recomendação geral: prestem atenção à previsão do tempo local. - Globo Rural (Leitura: 2min)
🗞️ Institucional. O Correio Sabiá conversa hoje, das 9h às 11h, com alunos de Jornalismo da PUC-Rio. O tema será empreendedorismo, inovação e produto em mídia.
"É uma alegria poder compartilhar nossas experiências em universidades, e essa tem sido uma prática nossa em 2024. Grande honra", disse Maurício Ferro, fundador do Correio Sabiá.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.