Resumo de notícias #712 do Sabiá (31.jan) - Comece o dia voando

(São João da Barra - RJ, 31/01/2022) Lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II)
Table of Content

Resumo de notícias #712 do Sabiá (31.jan) – Comece o dia voando

Congresso finaliza recesso parlamentar na 4ª feira; Bolsonaro falta ao depoimento presencial à Polícia Federal
(São João da Barra - RJ, 31/01/2022) Lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II) / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro deve depor nesta 6ª feira à Polícia Federal / Foto: Isac Nóbrega/PR

O que você vai encontrar no resumo abaixo, em tópicos:

  • Congresso retoma as atividades legislativas nesta semana; sessão solene marcada para 4ª feira (2) põe fim ao recesso; Câmara tem prazo apertado para analisar MPs;
  • STF volta às atividades nesta 3ª feira (1º); Bolsonaro descumpre determinação de Moraes depor presencialmente à PF; AGU pede que plenário do Supremo analise o caso;
  • Com dados deste final de semana, Brasil passa de 25 milhões de casos de covid-19 e 626 mil mortes

Este resumo foi enviado antes, por volta das 7h, para empresas assinantes do Correio Sabiá, por e-mail. Entre em contato para receber: parceria@correiosabia.com.br

Em seguida, em formato reduzido, o resumo foi enviado pelo WhatsApp para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá. Clique aqui para receber.

E clique aqui para acessar a notícia da Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

5 notícias que podem ser do seu interesse:

Fique de olho hoje:

  • Bolsonaro e Bento Albuquerque participam da Pré-Partida da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Gaslub Itaboraí, no Rio de Janeiro, às 9h45
  • Bolsonaro e Bento Albuquerque participam do Lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II), em São João da Barra (RJ), às 14h.
  • Possibilidade de divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de dezembro.

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Política:

Fim do recesso. O Congresso retoma as atividades nesta semana, após um período de recesso parlamentar. Uma sessão solene na 4ª feira (2) dará início ao ano legislativo. 

Sessão solene. A sessão será realizada às 16h no plenário da Câmara e terá  a presença dos presidentes da República e do STF (Supremo Tribunal Federal), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Fux, além dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Contexto. A sessão será semipresencial por causa da pandemia. Deputados e senadores poderão participar presencialmente ou por videoconferência. O evento começa com a leitura de uma mensagem presidencial, na qual Bolsonaro deve fazer um balanço do ano passado e apontar as prioridades deste ano. 

Câmara. A Câmara, aliás, retoma os trabalhos com prazo apertado para apreciar MPs (medidas provisórias). Há 12 normas, sendo que 6 trancam a pauta e 3 precisam ser aprovadas até o final do mês para não perderem a validade. 

Contexto. O “trancamento de pauta” quer dizer o seguinte: a partir do 45º dia em tramitação, as MPs não aprovadas passam a trancar a pauta de votações em plenário. Ou seja, uma vez incluídas na pauta, elas têm prioridade e precisam ser votadas antes de qualquer outro projeto.

Comissões. A CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado tem 8 matérias prontas para serem votadas na volta do recesso, sendo boa parte relacionada à energia. Já a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado discutirá a criação do estado de Tapajós, que surgiria da divisão do Pará.

Judiciário. Já o STF retoma as atividades nesta 3ª feira. Na sessão de abertura do ano Judiciário, o presidente da Corte deverá fazer um discurso pedindo prudência no ano eleitoral.

Aliás… O STF tem julgamentos importantes pela frente. Na última 6ª feira (28), Bolsonaro descumpriu determinação do ministro Alexandre de Moraes para que prestasse depoimento presencial à PF (Polícia Federal). 

Mais. Na própria 6ª feira, a AGU (Advocacia-Geral da União) pediu que o plenário do STF examine o despacho de Moraes que determinou o interrogatório presencial. O inquérito apura suposto vazamento de documentos sigilosos de investigação sobre um ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pandemia: 

O Ministério da Saúde confirmou mais de 134 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Além disso, também em 24 horas, houve 330 mortes. No sábado (29), a pasta confirmou 179.816 novos casos em 24h. Foram 640 óbitos.

Agora, o Brasil já passou de 25 milhões de diagnósticos positivos para covid-19. Foram mais de 626 mil mortes pela doença. 

Economia:

O Ibovespa interrompeu uma sequência de 3 altas seguidas na última 6ª feira (28) e fechou em queda de 0,62%, a 111.910 pontos. No acumulado da semana, o índice subiu 2,7%. 

Algumas das ações que têm mais peso nos Ibovespa fecharam em queda. Foram os casos, por exemplo, de Vale e Petrobras. 

Após dias seguidos de alta, teria havido um ajuste de preços. O investidor coloca os ganhos no bolso e analisa as posições.

No caso da petrolífera, investidores também teriam repercutido declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é o 1º colocado nas pesquisas de intenção de voto. 

Lula defendeu o fim do pareamento dos preços dos combustíveis brasileiros ao mercado internacional e também a interrupção do pagamento dos dividendos.

Já o dólar recuou 0,62%, a R$ 5,389 na compra e R$ 5,390 –a menor cotação em quase 4 meses. Na semana, o dólar recuou 1,2%.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones fechou o pregão de 6ª feira (28) em alta de 1,65% a 34.725 pontos; o S&P 500 avançou 2,44%, a 4.431 pontos e a Nasdaq subiu 3,13%, a 13.770 pontos.

Agora, nesta próxima semana, os investidores devem ficar atentos à seguinte agenda

No radar, o destaque da agenda nos Estados Unidos é o payroll, com dados sobre a criação de vagas de trabalho em janeiro, assim com a taxa de desemprego. 

São números importantes para o mercado dosar o ritmo e o tamanho do aperto monetário naquele país. A expectativa é de criação de 213 mil vagas de trabalho no período e que a taxa de desemprego se mantenha estável em 3,9%.

Ainda no cenário internacional, as Bolsas chinesas e as negociações com o minério de ferro no mercado futuro devem ficar suspensas até o dia 6 de janeiro por causa dos festejos de ano novo lunar.

3ª feira (1º): 

1ª reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em 2022. O encontro termina no dia seguinte, com mais um anúncio de ajuste na taxa básica de juros, a Selic.

Divulgação das vendas de veículos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). 

4ª feira (2): 

IBGE apresenta os dados da produção industrial de dezembro. A expectativa é de crescimento de 1,7% em relação a novembro.

Fim da 1ª reunião do Copom em 2022, com anúncio de ajuste da taxa de juros. O Itaú e o Bradesco acreditam num aumento de 1,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

5ª feira (3): 

STF julga ação proposta pelo PTB, que questiona a constitucionalidade das federações partidárias. O instrumento é vital para os partidos menores, que correm o risco de não ultrapassar a cláusula de barreira. Isso os deixaria sem acesso a recursos públicos e ao tempo de propaganda na TV.

6ª feira (4): 

Números de produção, vendas e exportações de veículos da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).

Campanha de apoio do Correio Sabiá: Vacina contra a desinformação

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.