Indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria é rejeitada; Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação contra ele

Abertura do processo ocorreu no mesmo dia em que Trump disse na ONU que gostou de Lula

Indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria é rejeitada; Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação contra ele
Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil
Table of Content

O fato principal

No mesmo dia (23.set.2025) em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter gostado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA em articulações junto a autoridades norte-americanas para promover sanções contra o Brasil, teve 2 reveses em território doméstico:

  • A rejeição da sua indicação como líder da minoria na Câmara; e
  • A abertura do processo de cassação do seu mandato como deputado federal no Conselho de Ética da Câmara.

Indicação para liderança, rejeitada

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria, com base na recomendação de técnicos da Casa.

A indicação era uma manobra de políticos do PL (Partido Liberal) para tentar evitar que o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perca o mandato por faltas, já que está nos Estados Unidos –atuando junto a autoridades norte-americanas para promover sanções econômicas contra produtos e autoridades do Brasil.

A ideia central, baseada em atos da Mesa Diretora da Câmara de 2015, era estabelecer que os líderes tenham suas ausências "justificadas", sem efeitos administrativos, para faltas nas sessões deliberativas e nas votações da Casa.

No entanto, com base nos pareceres técnicos, entendeu-se que Eduardo Bolsonaro não pode exercer a liderança fora do país.

💡
O que é "líder da minoria"? A minoria na Câmara é formada pelo maior bloco de partidos que se opõe ao governo. Existe uma diferença para "líder da oposição".
💡
O que é "líder da oposição"? A oposição corresponde a todos os partidos que se opõem ao governo, independentemente de formarem ou não um bloco. Ou seja, a liderança da minoria é um bloco de partidos de oposição. A liderança da oposição é o total de partidos de oposição.

Abertura do processo de cassação

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta terça-feira (23.set) um processo de cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por condutas incompatíveis com o mandato parlamentar.

Instaurado a pedido do PT (Partido dos Trabalhadores), o processo vai avaliar se há elementos suficientes para cassar o mandato do congressista por quebra de decoro, já que ele próprio diz estar nos Estados Unidos para articular sanções econômicas e políticas contra produtos brasileiros e autoridades do país, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A abertura do processo no Conselho de Ética é a 1ª fase para cassar um mandato. O presidente do colegiado, deputado federal Fabio Schiochet (União-SC), deve escolher um colega para relatar o caso até sexta-feira (26.set).

Contexto

Inicialmente, Eduardo Bolsonaro tirou licença do mandato parlamentar para se ausentar por 120 dias e foi aos Estados Unidos. No entanto, o período permitido de ausência já se esgotou, e ele acumula faltas sem justificativa. Ao continuar nessa situação, corre risco de perder o mandato para o qual foi eleito.

Restam duas opções ao congressista:

  • Continuar fora do Brasil e perder o mandato; ou
  • Retornar ao Brasil e encarar processos na Justiça pela natureza da sua ação contra os interesses nacionais.

Nossa visão

💡
Neste espaço, o Correio Sabiá mostra o que pensa sobre o assunto por ser transparente com os leitores. Se você pensa diferente, não tem problema. Podemos continuar dialogando e convivendo em harmonia. Continue aqui e comente o que achou, respeitosamente, na seção de comentários (mais abaixo neste conteúdo).

Eduardo Bolsonaro é um político brasileiro, eleito por eleitores brasileiros, para defender os interesses brasileiros. Ao se ausentar do Brasil e declaradamente atuar contra o país –tanto contra os produtos nacionais exportados (que foram taxados em 50% pelos Estados Unidos, afetando a economia e, em última instância, os trabalhadores, os empregos e a renda das famílias) quanto contra autoridades, vai também contra a natureza da atividade parlamentar. Um desvio de finalidade.

Analisamos na semana passada que, nesta semana, deveria ocorrer um "choque de realidade" em relação aos acontecimentos noticiados anteriormente. Os 3 fatos ocorreram na Câmara. Foram eles:

  • O avanço da PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem;
  • A aprovação da urgência na tramitação para o PL (projeto de lei) da anistia; e
  • A indicação de Eduardo Bolsonaro para liderar a minoria.

Todos estão caindo. A chance de a PEC ser derrubada no Senado é enorme. Ainda no Senado, não há consenso sobre o PL da anistia, que dificilmente passará como querem os bolsonaristas. E Eduardo não teve a indicação como líder aprovada.


O que achou das notícias? Comente abaixo.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.