Quem somos

O Correio Sabiá é uma organização de mídia digital, apartidária e independente. Nossa missão é empoderar a audiência pelo conhecimento político e ambiental, permitindo que a sociedade tome decisões baseadas em fatos, dados e evidências.

Transparência

Eis abaixo nossos principais documentos:

História

Somos a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, 2018, para combater a desinformação de um jeito inovador ao disseminar conteúdo jornalístico no app de mensagens.

Em 2020, tivemos o 1º reconhecimento internacional, quando o CEO/fundador Maurício Ferro foi selecionado no programa Emerging Media Leaders, parceria do ICFJ (International Center for Journalists) com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, para líderes de mídia da América Latina e do Caribe.

Sob o lema "make it cool and have fun", o Correio Sabiá passa a desenvolver novos produtos focados na audiência, endereçados a resolver os 3 principais problemas do ecossistema noticioso em nossa visão: desinformaçãonews avoidance (rejeição intencional a consumir notícias) e falta de confiança.

Todas as soluções que desenvolvemos envolvem audience engagement e interatividade. Estão expostas neste site, reformulado em 2024. Trocamos de CMS para torná-lo mais ágil, integrando os produtos que oferecemos. São eles: Pulpo Eleitoral, platō e Ocean.

Time

  • 👤 Maurício Ferro. CEO/fundador. Jornalista pela UFRJ. Emerging Media Leader do ICFJ (International Center for Journalists), 2020. Líder de mídia digital pela Fundação Gabo, 2023. Cobriu a Presidência da República. Team leader e responsável por todos os produtos do Correio Sabiá.
  • 👤 Fernando Corrêa. Desenvolvedor web full-stack. Atua no site do Correio Sabiá.
  • 👤 Marcelo dos Santos. Desenvolvedor web full-stack. Atua especificamente no site do Correio Sabiá, com foco em audiência.
  • 👤 Pedro Koblitz. Desenvolvedor web back-end. Responsável pela parte de tecnologia dos projetos do Correio Sabiá, especialmente o platō.
  • 👤 Leonardo Arariba. Desenvolvedor web com foco em infraestrutura. Colabora com o Correio Sabiá para implementar produtos de tecnologia.
  • 👤 João Gabriel Peixoto. Designer pela UFRJ. Responsável pela unificação da identidade visual dos produtos do Correio Sabiá.
  • 👤 Barbara Padovani. Designer UX. Responsável pela experiência de usuário dos projetos Pulpo e platō, ambos desenvolvidos pelo Correio Sabiá.
  • 👤 Nicolas D'Áuria. Consultor de Marketing. Publicitário pela PUC-Rio. Atua com SEO e estratégias de audiência.
  • 👤 Carlos Cesar da Costa. CFO (Chief Financial Officer). Contador, encarregado dos contratos legais e finanças.
  • 👤 Rafael Menezes. Consultor para Assuntos Ambientais, com foco em Oceanos. Oceanógrafo pela USP. Mestre em Biotecnologia Marinha pela UFF.
  • 👤 Gabriel Menezes. Consultor de Marketing e Estratégia Digital. Publicitário pela UFRJ. Apoia o branding dos produtos do Correio Sabiá.
  • 👤 Thainan Castro. Artista. Baseado em Londres, é o criador da logomarca do Correio Sabiá e colabora com ilustrações. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-Rio.

Grants/awards 🏆

Selecionados no programa "Conservando Juntos", aliança de Internews, USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional) e WCS (Wildlife Conservation Society), em 2024.

  • Projeto: Mentorar jornalistas e pesquisadores para que ampliem a divulgação de delitos ambientais na Amazônia, usando a expertise do Correio Sabiá para estimular a construção de canais noticiosos com engajamento de audiência, endereçando uma solução ao deserto de notícias.

Selecionados no Leap, um News Innovation Lab global do ICFJ (International Center for Journalists), em 2023, para desenvolver uma solução de combate à desinformação com inteligência artificial.

Selecionados no programa Acelerando Negócios Digitais, em 2023, da Meta com o ICFJ, em 2023. Objetivo: melhorar esta organização de notícias. Nosso projeto, qualificar o platō, foi escolhido como 'case de sucesso'.

Selecionados pelo Earth Journalism Network, em 2023, no programa Ocean Media Initiative Story Grants to Report on Marine Pollution.

  • Projeto: Reportar sobre poluição sonora marinha. Criamos documentário, vídeo teaser (parte da estratégia de distribuição de conteúdo), landing page e Instagram (@ocean.correiosabia) focado em oceanos, tornando o projeto permanente. Assim surgiu o Ocean, um hub para tratar da temática oceânica.

Selecionados no programa Jogo Limpo 2.0, em 2023, do ICFJ com o YouTube Brasil, para desenvolver "projeto inovador de combate à desinformação". Foi assim que desenvolvemos o Pulpo Anti Fiction, plataforma interativa que permite descobertas de sistemas eleitorais de diferentes países.

Selecionados no Laboratório de Sustentabilidade do Google News Initiative, em 2023, um programa que reuniu 40 organizações jornalísticas interessadas em defender causas ambientais.

Selecionados no programa Google Startups Lab, em 2022, do Google News Initiative em parceria com o laboratório de futuros desejáveis Echos e com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Fellowship no programa "A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America", atualmente chamado "Emerging Media Leaders", do ICFJ (International Center for Journalism) em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, de setembro/2020 a novembro de 2020.

Outras conquistas, participações e citações

Atividades previstas em 2024:

  • 3.out: Ferro apresenta o Correio Sabiá na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
  • 19.out: Ferro participa da Climate Arena, em Bologna (Itália).

Eis uma lista de atividades em 2024:

  • Fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro palestrou no 19º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
  • Ferro foi um dos 10 convidados a escrever previsões sobre o mercado de mídia brasileiro em 2024, na série "O Jornalismo no Brasil em 2024", especial anual da Abraji com a Farol Jornalismo.
  • Ferro apresentou o Correio Sabiá em universidades como UnB (Universidade de Brasília) e UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Eis uma lista de atividades de 2023:

  • Ferro tornou-se líder de mídia nativa digital da América Latina e do Caribe pela Fundação Gabo. Participou de conferência e Buenos Aires (Argentina).
  • Correio Sabiá é uma das 8 startups de mídia selecionadas a apresentar pitches ao MDIF (Media Development Investment Fund) na Media Party de Buenos Aires.
  • Lançamos oficialmente o platō num stand no WebSummit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e tecnologia do mundo.

Eis uma lista de atividades de 2022:

  • Ferro apresentou o Correio Sabiá num painel do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Digital) sobre "como divulgar notícias no WhatsApp".

Há ainda uma série de convites para conversas com estudantes de várias universidades, públicas e particulares, em diferentes regiões do Brasil. Mostra o alcance do Correio Sabiá e a boa reputação construída em anos de trabalho.

Também são diversas as menções ao Correio Sabiá por outros veículos informativos (brasileiros e estrangeiros) e até em pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil e no exterior.