Quais países têm eleições em 2025?
Mapeamos 69 países com eleições, sendo 42 com data marcada ou aproximada e 27 ainda sem definição. Note que esta agenda pode sofrer alterações e ser atualizada.
Calendário eleitoral de 2025
Fizemos uma agenda para te guiar durante o ano. Abaixo, saiba quais países têm eleições em 2025. Mas note que as datas podem sofrer alterações. Observe ainda que cada pleito tem suas particularidades.
O Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para promover descobertas sobre eleições no mundo, é enviado semanalmente por newsletter via e-mail (inscreva-se aqui) e tem um grupo no WhatsApp (participe aqui).
Janeiro 2025
1 de janeiro - Paquistão 🇵🇰: Eleição para a Assembleia do Guilguite-Baltistão, o órgão legislativo unicameral da região de Guilguite-Baltistão (saiba mais neste documento em PDF), território administrado pelo Paquistão, que tem 33 assentos, sendo:
- 24 assentos gerais eleitos diretamente;
- 6 assentos reservados para mulheres;
- 3 assentos reservados para tecnocratas e profissionais.
12 de janeiro - Comores 🇰🇲: Eleição para 33 lugares do Parlamento, quase 1 ano depois (14.jan.2024) da reeleição em 1º turno do presidente, marcada por acusações de ilegalidades. Encontramos um comunicado oficial do governo do Brasil 🇧🇷 sobre a reeleição. O texto informa que a Suprema Corte do país africano validou o pleito.
12 de janeiro - Croácia 🇭🇷: 2º turno da eleição presidencial iniciada em 2024. Em maio de 2025, tem eleições locais.
16 de janeiro - Vanuatu 🇻🇺: Eleição geral.
19 de janeiro - Áustria 🇦🇹: Eleição estadual em Burgenland. Neste mesmo ano, tem eleição estadual em Vienna.
26 de janeiro - Bielorrússia 🇧🇾: Eleições presidenciais num contexto autoritário. Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, busca renovar seu mandato por mais 5 anos. O processo eleitoral é caracterizado por falta de transparência, presos políticos, ausência de liberdade de expressão e proibição de observação internacional.
29 e 30 de janeiro - Irlanda 🇮🇪: Data da eleição para o Senado da Irlanda em 2025. Depois, até outubro, deve ocorrer a eleição presidencial.
Fevereiro 2025
9 de fevereiro - Equador 🇪🇨: Eleições para presidente, vice-presidente, representantes ao Parlamento Andino e Assembleia Nacional. O presidente Daniel Noboa busca reeleição num ambiente político desafiador, com estado de exceção em várias províncias, medida extraordinária decretada pelo próprio presidente para tentar lidar com a segurança pública e o crime organizado. O 2º turno seria no dia 13 de abril.
9 de fevereiro - Kosovo 🇽🇰: Eleições parlamentares para escolher os membros da Assembleia.
9 de fevereiro - Liechtenstein 🇱🇮: Eleições parlamentares para eleger os membros do Landtag, a instituição legislativa do país.
- (*Note que abaixo, neste conteúdo, nomeamos todos os legislativos. Saber disso ajudará a entender de qual tipo de eleição estamos falando).
15 de fevereiro - Abecásia: Eleições presidenciais nesta região da Geórgia 🇬🇪 ocupada pela Rússia 🇷🇺, com reconhecimento internacional tão limitado que encontramos até um abaixo-assinado online para que tenha um emoji de sua bandeirinha (ainda não existe).
23 de fevereiro - Alemanha 🇩🇪: Eleições legislativas gerais antecipadas para eleger os membros do XXI Bundestag.
Data a confirmar - Togo 🇹🇬: Eleições presidenciais previstas para fevereiro, sob um governo autoritário.
Março 2025
2 de março - Tajiquistão 🇹🇯: Eleições legislativas. No dia 28 de março, há uma nova rodada eleitoral para finalizar este processo.
4 de março - Micronésia 🇫🇲: Eleição parlamentar.
21 de março - Curaçao 🇨🇼: Eleições gerais.
23 de março - Romênia 🇷🇴: Eleição presidencial, com potencial 2º turno no dia 6 de abril. Recorde-se que a eleição romena realizada em 2024 foi cancelada pela Suprema Corte, sob a justificativa de interferência da Rússia 🇷🇺, que teria ajudado a promover uma campanha de desinformação virtual. Explicamos no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá, por meio desta reportagem.
Abril 2025
6 de abril - Groenlândia 🇬🇱: Eleições para o parlamento da Groenlândia, território autônomo do Reino da Dinamarca 🇩🇰. Explicamos como é a eleição na Groelândia neste conteúdo.
13 de abril - Finlândia 🇫🇮: Eleições municipais.
Maio 2025
11 de maio - Uruguai 🇺🇾: Eleições municipais para escolher autoridades departamentais e locais.
11 de maio - Albânia 🇦🇱: Eleições legislativas, com protagonismo de 2 partidos principais.
12 de maio - Filipinas 🇵🇭: Eleições gerais para renovar presidência, Congresso e governos locais.
Antes de 17 de maio - Austrália 🇦🇺: Eleições federais para Câmara dos Representantes e Senado.
18 de maio - Polônia 🇵🇱: Eleições presidenciais. Se necessário, pode ser organizado um 2º turno no dia 1 de junho. Já há 11 candidatos confirmados até o momento.
25 de maio - Suriname 🇸🇷: Eleições gerais para a Assembleia Nacional.
Junho 2025
1 de junho - México 🇲🇽: Eleições judiciais para escolher membros do Poder Judiciário Federal por voto popular.
5 de junho - Burundi 🇧🇮: Eleições legislativas que definirão a composição da Assembleia Nacional. Primeiro, para o que seria a Câmara no Brasil. Já no dia 23 de julho, deve ocorrer nova eleição, neste caso para o que seria equivalente ao Senado. Ou seja, um Congresso bicameral.
20 de junho - Irã 🇮🇷: Eleições legislativas locais
Julho 2025
Antes de 11 de julho - Moldávia 🇲🇩: Eleições parlamentares previstas. Mais informações sobre a Moldávia neste conteúdo.
27 de julho - Japão 🇯🇵: Eleições para metade dos assentos da Câmara de Conselheiros. Também ocorre eleição para a Prefeitura de Tóquio, mas em julho, neste caso.
Agosto 2025
17 de agosto - Bolívia 🇧🇴: Eleições gerais para presidente, vice-presidente, senadores e deputados. O 2º turno seria dia 19 de outubro.
Setembro 2025
8 de setembro - Noruega 🇳🇴: Eleições parlamentares para o Storting.
14 de setembro - Rússia 🇷🇺: Eleições regionais e locais num contexto autoritário.
16 de setembro - Malawi 🇲🇼: Eleições gerais para presidente e membros do parlamento.
27 de setembro - Seychelles 🇸🇨: Eleições gerais para presidente e Assembleia Nacional. Este conteúdo audiovisual é uma boa fonte de contexto geopolítico sobre o arquipélago.
Outubro 2025
5 de outubro - Camarões 🇨🇲: Eleições presidenciais.
11 de outubro - Nova Zelândia 🇳🇿: Eleições locais.
Antes de 20 de outubro - Canadá 🇨🇦: Eleições federais para renovar a Câmara dos Comuns. Depois, o Canadá ainda tem 2 pleitos:
- 3 de novembro: Eleição geral no Yukon.
- 24 de novembro: Eleição geral em Terra Nova e Labrador.
26 de outubro - Argentina 🇦🇷: Eleições legislativas para renovar parcialmente as câmaras de Deputados e Senadores. O país também terá eleições provinciais.
Novembro 2025
16 de novembro - Chile 🇨🇱: Eleições gerais, definindo o próximo presidente. Um possível 2º turno seria dia 14 de dezembro.
18 de novembro - Dinamarca 🇩🇰: Eleições legislativas locais.
30 de novembro - Honduras 🇭🇳: Eleições gerais.
A confirmar
Vários outros países podem ter eleições em 2025, mas ainda não têm data definida (ou não mapeamos a ocasião exata). Eis a lista:
- Belize 🇧🇿
- Costa do Marfim 🇨🇮: Eleição presidencial
- Egito 🇪🇬 (prevista até setembro): Eleição parlamentar
- Estônia 🇪🇪 (prevista até outubro): Eleições municipais.
- Gabão 🇬🇦: Possibilidade de eleições presidenciais e legislativas, de acordo com a Junta Militar que comanda o país; a previsão é para agosto.
- Guiné-Bissau 🇬🇼: Eleições presidenciais e legislativas previstas para novembro. Saiba mais nesta reportagem. Ambos os pleitos deveriam ter ocorrido em 2024.
- Guiana 🇬🇾 (prevista até novembro)
- Índia 🇮🇳: Tem eleição para a Assembleia Legislativa de Delhi, em fevereiro, e eleição para a Assembleia Legislativa de Bihar.
- Iraque 🇮🇶 (prevista até outubro): Eleições parlamentares.
- Itália 🇮🇹 (prevista até setembro): Tem eleições locais e regionais.
- Jamaica 🇯🇲 (prevista até setembro)
- Quirguistão 🇰🇬: Eleições parlamentares.
- Letônia 🇱🇻
- Macedônia do Norte 🇲🇰
- Malásia 🇲🇾: Eleição estadual em Sabah
- Nauru 🇳🇷: Eleição parlamentar
- Níger 🇳🇪
- República Centro-Africana 🇨🇫 (prevista até dezembro): Eleição geral.
- República Tcheca 🇨🇿
- São Vicente e Granadinas 🇻🇨 (prevista até novembro): Eleição geral
- Singapura 🇸🇬: Eleições gerais.
- Somália 🇸🇴 (prevista até setembro): Eleições presidenciais, vice-presidenciais e parlamentares. Saiba mais aqui.
- Tailândia 🇹🇭
- Tanzânia 🇹🇿 (prevista até outubro): Eleição geral.
- Tonga 🇹🇴: Eleição geral.
- Trinidad e Tobago 🇹🇹: Eleições gerais.
- Venezuela 🇻🇪: Possíveis eleições regionais, locais e parlamentares, assim como um potencial referendo constitucional. Lembre-se que o presidente Nicolás Maduro foi declarado reeleito na eleição do dia 28 de julho de 2024 sem mostrar as atas, num processo contestado por quase toda a comunidade internacional. Tomou posse dia 10 de janeiro de 2025.
O que estamos lendo:
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.