🌳 Programa online gratuito foca em delitos ambientais na Amazônia
🌳 Programa online gratuito foca em delitos ambientais na Amazônia
Correio Sabiá oferece mentorias e outras vantagens; inscrições vão até dia 3.mar.2024
Em aliança com WCS e USAID, Internews e Correio Sabiá lançam o programa online gratuito: “Um voo pela Amazônia: transformando pela informação”. Inscreva-se.
Objetivo: Vamos capacitar jornalistas, estudantes de jornalismo, professores e/ou pesquisadores a divulgar informações sobre a Amazônia, especialmente relacionadas a delitos ambientais, por meio do programa “Conservando Juntos”.
Datas relevantes:
As inscrições começam no dia 17.fev.2024 e vão até o dia 3.mar, às 23h59. A divulgação do resultado será no dia 11.mar. O programa terá início no dia 18.mar, com duração até o dia 30.mai.
Serão selecionados aproximadamente 12 projetos. As atividades serão todas remotas, e a carga horária média será de 2h semanais.
- Clique aqui para se inscrever.
Por que participar?
O programa vai oferecer acompanhamento individualizado para iniciativas de comunicação focadas na Amazônia em quaisquer estágios.
Portanto, estão elegíveis ideias de criação de novas organizações, canais de contato com a audiência, planos de melhoria de newsletters, etc.
Durante o programa, o Correio Sabiá se compromete a oferecer, entre outros benefícios:
Mentoria online gratuita por 3 meses com referências do jornalismo na área ambiental.
- Assistência para construir o seu próprio canal de comunicação/mídia, formar sua própria audiência e engajá-la.
- Participação numa rede de defensores ambientais, com troca permanente de conhecimentos.
- Possibilidade de criar sua marca de mídia, com design.
- Possibilidade de licenciar gratuitamente o conteúdo do Correio Sabiá.
- Possibilidade de divulgação nas redes do Correio Sabiá.
- Possibilidade de publicação de reportagens no site do Correio Sabiá.
- Certificado de conclusão do programa.
Contexto em que o programa ocorre
O Correio Sabiá é 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, com o objetivo inovador de combater a desinformação ao tornar o jornalismo mais viral.
Agora, considerando que:
- dados do Atlas da Notícia mostram que cerca de 50% das cidades brasileiras não têm nem uma organização de mídia sequer; que
- a outra metade das cidades, muitas vezes, tem apenas uma organização de notícias (controlada por um grupo político e/ou econômico); e que
- o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones no Brasil.
Podemos concluir que existe um deserto de notícias, mas não um deserto de aplicativos. Portanto, o WhatsApp pode ser uma maneira eficiente de atingir a audiência na ponta da linha, causando impacto hiperlocal.
Com a experiência que acumulamos desde 2018, agora queremos capacitar jornalistas, estudantes de jornalismo, pesquisadores e demais pessoas interessadas na Amazônia a fazer o que começamos lá atrás: criar canais de informação, levando conteúdo confiável adiante.
Preferencialmente, o WhatsApp será o canal mais explorado nos programas de mentoria e na consideração das aplicações. No entanto, não vamos nos limitar a isso. Use sua criatividade para aplicar e mostre por que é necessário comunicar melhor sobre a Amazônia para combater e previnir delitos ambientais.
O regulamento completo está aqui.
*Esta oportunidade é possível graças ao generoso apoio do povo dos Estados Unidos através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O conteúdo é de responsabilidade do Correio Sabiá e Internews, e não reflete necessariamente as opiniões da WCS, USAID ou do Governo dos Estados Unidos.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.