Presidente do PL diz que Bolsonaro não comenta sobre indicado à Presidência

Valdemar Costa Neto disse que ainda tem esperanças de que Bolsonaro possa concorrer. Ex-presidente está inelegível.

Presidente do PL diz que Bolsonaro não comenta sobre indicado à Presidência
Valdemar declarou que Bolsonaro é quem vai decidir o candidato, no momento em que desejar / Imagem: Gabriel Okawa/LIDE

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, declarou na manhã desta sexta-feira (22.ago.2025) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não comenta com ele sobre quem indicará à Presidência em 2026.

"O que vocês esperem mais de mim hoje é que eu falasse qual é a vontade do Bolsonaro, quem vai ser indicado presidente da República por ele. Nós temos várias pessoas qualificadas para disputar esse lugar e ser escolhidas para esse lugar. [Mas] o Bolsonaro não comenta comigo", disse.

Valdemar deu a declaração durante o 24º Fórum Empresarial Lide, realizado no hotel Fairmont, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento reuniu diversos políticos e líderes empresariais. O Correio Sabiá participou presencialmente da cobertura jornalística.

"Quero que ele [Bolsonaro] decida e sei que, quando ele for decidir, vai ser pela cabeça dele", acrescentou Valdemar.

Como exemplo, o presidente do PL mencionou que foi Bolsonaro quem decidiu, conforme suas próprias convicções, pelo então candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos):

"Quando ele escolheu o Tarcísio, [Ronaldo] Caiado [governador de Goiás], para ser governador de São Paulo, eu falei: 'Bolsonaro, o Tarcísio não vota em São Paulo, ele quer ser senador no Mato Grosso. (...) Ele não vota em São Paulo, não fez uma obra para São Paulo que destacasse o governo."

Valdemar mencionou as possibilidades de candidaturas no campo político da direita. Entre os citados, não havia uma liderança do próprio partido, o PL:

  • O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo);
  • O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Progressista);
  • O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

"No fim, vai dar tudo certo, nós vamos estar na eleição", disse o presidente do PL.

"E eu tenho esperança ainda, vou falar para vocês aqui agora, vocês vão falar: 'É uma loucura". Eu tenho esperança ainda do Bolsonaro ser o candidato à Presidência da República. Quem diria que o Lula, que ficou 580 dias preso no Paraná ia ser candidato a presidente. Foi candidato a presidente e ainda ganhou. Quer dizer, tudo pode acontecer", declarou.

Inelegibilidade: explicação resumida

Bolsonaro foi declarado inelegível por 3 decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que determinou que ele não pode concorrer a cargos eletivos até 2030. Uma das 3 condenações foi anulada pelo ministro Raul Araújo, do TSE. A sentença se referia ao uso indevido das comemorações do 7 de Setembro de 2022 para fins eleitorais. 

A 1ª condenação ocorreu em 30 de junho de 2023, por maioria de votos (5 a 2), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, e focou principalmente numa reunião realizada com embaixadores de diferentes países, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência). Na ocasião, Bolsonaro atacou sem provas o sistema eletrônico de votação.

De acordo com as condenações, o ex-presidente espalhou desinformação para minar a credibilidade do sistema eleitoral e tentar ganhar vantagens eleitorais indevidas. A penalidade impede que Bolsonaro dispute qualquer cargo eletivo, apesar de ainda poder recorrer ao próprio TSE e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.