Políticas de uso de inteligência artificial 🤖
Saiba as diretrizes do Correio Sabiá para uso da inteligência artificial
ASSOBIO. Acreditamos que a IA (inteligência artificial) deve ser usada para facilitar o trabalho jornalístico, e não produzi-lo.
Diante do hype da IA, tanto dentro quanto fora do jornalismo, optamos por produzir este guia. O objetivo é deixar mais claro e transparente como é o nosso entendimento do assunto.
Saiba que esta página pode ser atualizada constantemente. Afinal, é um recurso novo que exige permanente estudo e atenção. Mostramos a data da última atualização no rodapé.
Uso (ou não) de IA no Correio Sabiá
✅ Podemos usar IA para:
- Resumir conteúdos de textos jornalísticos ou científicos;
- Exemplo: Há textos muitos longos, como papers, que exigem um trabalho de resumo para pronta entrega aos leitores. Grandes reportagens também podem ter uma introdução resumida para abreviar o tempo de leitura a quem tem pressa.
- Traduzir conteúdos em outros idiomas;
- Realizar 'varredura' em busca de erros ortográficos e/ou de concordância, sem alterar o trabalho produzido;
- Transcrever áudios (principalmente de entrevistas);
- Nota: Os jornalistas devem saber: poucas coisas são mais chatas do que transcrever áudios de entrevistas gravadas. Com IA, podemos deixar a automação realizar essa tarefa e poupar muito tempo de trabalho, nos dedicando ao que realmente importa.
- Sugerir imagens relacionadas ao conteúdo falado, em vídeos;
- Exemplo: Quando gravamos ou upamos vídeos em alguns apps, o próprio app dá sugestões de imagens para incluir no vídeo, como ilustração do que está sendo dito. Facilita.
- Apoiar no processo criativo.
- Exemplo: A IA ajuda a escrutinar ideias e melhorar propostas. Também consegue dar materiais de referências. Conversar com a IA com esse propósito é uma forma de tornar o trabalho humano mais eficiente.
- Procurar e/ou sugerir outros pontos de vista
- Exemplo: Podemos submeter um texto à IA e perguntar a ela se eventualmente deixamos de ouvir algum lado da história.
- Exemplo 2: Ao construir uma pauta, podemos pedir que a IA liste potenciais áreas de atuação de especialistas a escutar. É um tipo de uso que ajuda a tornar o conteúdo plural.
🚫 Nunca vamos usar IA para:
- Produzir textos completos, como reportagens;
- Gerar imagens de pessoas;
- Nota: A imagem de uma pessoa gerada por IA certamente se parece com alguma pessoa real. Acreditamos que isso é problemático.
- Realizar o ciclo completo de um trabalho humano.
- Publicar um conteúdo sem revisão humana, seja qual for esse conteúdo: texto, áudio ou vídeo.
*Última atualização em 2.ago.2024