Políticas Editoriais

O Correio Sabiá é uma organização jornalística independente, profissional, imparcial e apartidária criada em outubro de 2018. 

Nossa missão é que a sociedade possa tomar decisões melhores, a partir do nosso combate à desinformação, da oferta de informações jornalísticas confiáveis e do fomento ao debate público. 

Nossa missão, nossa visão e nossos valores estão descritos neste documento. Cobertura jornalística 

A cobertura jornalística do Correio Sabiá é focada em temas de grande relevância no âmbito nacional, como Política, Economia, Justiça e Meio Ambiente. Via de regra, assuntos relacionados ao poder. Eventualmente, também cobrimos Mídia e Tecnologia. 

Em geral, nosso noticiário é focado no público nacional. Procuramos mostrar o Palácio do Planalto, Congresso Nacional, STF (Supremo Tribunal Federal), ou seja, as 3 esferas de Poder Federal –Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Nada impede, porém, que eventualmente façamos cobertura de assuntos que ocorram em âmbitos regional, estadual ou até municipal. Desde que dentro dos temas que integram nossa cobertura. 

A cobertura jornalística do Correio Sabiá busca obstinadamente a imparcialidade, a pluralidade, a objetividade e o rigor com a precisão das informações. 

O Correio Sabiá dá espaço para a divulgação de ideias de interesse jornalístico. Assim, veicula artigos de opinião. Mas a opinião dos articulistas NÃO reflete, necessariamente, a opinião do Correio Sabiá. Importante: nestes casos, o Correio Sabiá é apenas um espaço de publicação de ideias e de fomento ao debate público. 

O Correio Sabiá sempre

  • procura cobrir todos os lados das histórias e dá espaço para manifestações de quem quiser tornar pública a sua versão dos fatos; 
  • publica íntegras de documentos oficiais, porque é uma forma de dar mais transparência ao noticiário. Assim, o leitor pode se aprofundar em assuntos de seu interesse ou até checar se a informação de nossas reportagens está correta; 
  • dá créditos a outras organizações jornalísticas, quando faz a reprodução de uma reportagem exclusiva, por exemplo. Acreditamos que essa é uma forma de valorizar e fortalecer o ecossistema jornalístico.
  • insere links de outras organizações jornalísticas, quando é o caso de mencioná-las para dar créditos. Não importa se links externos reduzem o rankeamento do site em estratégias de SEO. Acreditamos que essa é a maneira correta de prestigiar o trabalho dos outros. 
  • insere links de PLs (projetos de lei) e outros atos normativos, da mesma forma que publicamos as íntegras de documentos oficiais. Acreditamos que é uma forma de fortalecer a credibilidade do nosso noticiário e de dar instrumentos para o leitor se informar melhor. 

O Correio Sabiá não publica conteúdos de entretenimento, esportes, fofocas e afins. Exemplo: no caso de um casamento, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trata-se de assunto da cobertura jornalística do Correio Sabiá, por ser um então pré-candidato à Presidência da República, sendo o casamento um fator decisivo de voto para uma parte considerável da população. 

Tipos de conteúdo 

  • Curadorias/newsletters: desde outubro de 2018, eleição presidencial, enviamos uma curadoria de notícias (newsletter) de segunda a sexta-feira pelo WhatsApp como forma de combater a desinformação. Recentemente, abril de 2022, passamos a enviar mensagens esporádicas via e-mail (em geral, conteúdos exclusivos, como entrevistas ou outras atualizações sobre o Correio Sabiá); 
  • Podcast: desde fevereiro de 2022, fazemos uma curadoria de notícias de segunda a sexta-feira com publicações matinais no Spotify e no Google Podcasts, cujo objetivo é relatar todos os principais destaques do noticiário em até 10 minutos, de forma completa, porém didática. 
  • Reportagens de contexto: acreditamos que uma maneira eficiente de combater a desinformação está alinhada ao conceito de slow Journalism, que pretende ser menos factual e mostrar de maneira ampla e completa o histórico de um determinado acontecimento e seus desdobramentos. Tudo numa reportagem só, com profundidade, para deixar o leitor a par de tudo o que precisa sobre certo assunto. 
  • Reportagens exclusivas: empreendemos cada vez mais esforços em ter conteúdo próprio e exclusivo, sobretudo com reportagens investigativas.
  • Entrevistas: damos espaço para que pessoas de diferentes esferas de poder, com diversas visões ideológicas, possam se manifestar. 
  • Notícias “hard news”: embora menos frequente, também publicamos algumas notícias “quentes”. Em geral, são assuntos de grande relevância num determinado momento, como a substituição de um ministro, por exemplo.

Política de correções/feedbacks 

O Correio Sabiá pode cometer erros. Se isso ocorrer, assim que for identificado, haverá retratação em igual proporção àquela dada ao conteúdo incorreto/impreciso. 

O Correio Sabiá disponibiliza uma série de canais de contato. Todas as páginas do site têm o e-mail redacao@correiosabia.com.br, pelo qual os leitores podem entrar em contato para fazer críticas, sugestões ou elogios, se for o caso. 

Temos uma aba em nosso site chamada FEEDBACKS, destinada especialmente para receber comentários dos leitores. 

Nossas redes sociais são acessíveis e estão à vista em todas as páginas de nosso site. Constantemente (ao menos uma vez por semana) pedimos feedbacks pelo Instagram (@correiosabia). 

Frequentemente (ao menos uma vez ao mês) enviamos formulários pelos grupos de WhatsApp com pedidos de feedbacks (críticas ou sugestões de melhorias), como forma de ampliar a participação dos leitores em nossa produção jornalística. 

Essas iniciativas mostram que estimulamos uma cultura de feedbacks para estreitarmos a relação com os leitores e, assim, tornarmos o Correio Sabiá cada vez mais útil para a sociedade. 

Colaboradores 

O Correio Sabiá tem uma redação remota de colaboradores, distribuídos em diferentes regiões do país, o que tende a contribuir para uma maior diversidade de visões sobre os variados assuntos de nossa cobertura jornalística. 

O Correio Sabiá também preza pela diversidade em sua equipe (gênero, cor, orientação sexual) e não tolera qualquer tipo de descriminação ou assédio. Por isso, fizemos um documento especialmente para este fim. 

Os colaboradores do Correio Sabiá devem perseguir obstinadamente a objetividade jornalística e a imparcialidade, quando estiverem exercendo suas funções. Fora das atividades, do Correio Sabiá, podem se manifestar como bem entenderem –e o Correio Sabiá não se responsabiliza por essas manifestações. 

Ademais, mesmo sem controle e responsabilização por essas manifestações externas, o Correio Sabiá orienta que os seus colaboradores procurem manter sempre suas posições isentas e apartidárias. Isso porque acreditamos que a imparcialidade deve estar presente em todas as esferas da nossa vida, pessoal ou profissional, para melhorar a credibilidade de todos. 

Evidentemente, essa mesma orientação não se aplica aos articulistas de opinião, que colaboram com o Correio Sabiá justamente para expressar suas opiniões. Elas

não refletem, necessariamente, o posicionamento/pensamento deste jornal independente. Mas servem como divulgação de ideias de interesse público e estímulo ao debate. 

Todos os colaboradores e demais prestadores de serviços, como freelancers, respondem ao diretor de redação deste jornal independente, que é o seu fundador, o jornalista Maurício Ferro. Mais informações sobre o criador do Correio Sabiá estão disponíveis no site

Política de assinaturas 

O Correio Sabiá procura valorizar seus colaboradores. Todos eles têm foto cadastrada no site, que acompanha as reportagens assinadas. É uma maneira de dar reconhecimento e importância a cada um. 

As assinaturas com nome do colaborador ocorrem quando há fato novo trazido a público ou amplo trabalho de compilação do material, no caso de conteúdos de contexto, por exemplo. 

Caso não haja esses requisitos no material publicado, a assinatura deve ocorrer como Redação do Correio Sabiá. Seriam os casos de conteúdos replicados de outros jornais, por exemplo (sempre dando créditos ao veículo). 

Estagiários assinam conteúdo, mas ganham no pé no texto um asterisco (*) que informa quem supervisionou a publicação do texto. 

Colaboradores que escrevem de outro país também têm asterisco (*) em seus textos, informando o local de onde escreveram. 

Articulistas têm, no rodapé de suas publicações, um banner que informa sobre a formação acadêmica e experiência profissional. Há também uma foto e um asterisco (*) que deixa claro que o Correio Sabiá não se responsabiliza pelas opiniões ali compartilhadas nem compactua, necessariamente, com o que foi escrito. 

Financiamento 

O Correio Sabiá tem uma fonte de financiamento mensal, baseada voluntariamente em seus leitores, a partir de uma campanha de membership. Esses leitores recebem alguns benefícios estipulados na página da campanha. 

Atualmente, essa fonte de receita serve para cobrir os custos recorrentes do Correio Sabiá, como domínio e servidor do site, contratações pontuais de freelancers para editar áudio e vídeos, mexer no desenvolvimento do site ou produzir artes visuais para as redes sociais.

O Correio Sabiá oferece serviços de curadoria de notícias segmentada, de acordo com a necessidade de cada empresa. Para fazer um orçamento, basta entrar em contato com redacao@correiosabia.com.br. 

O Correio Sabiá também faz “anúncios qualificados”, como a divulgação de cursos, eventos ou marcas que tenham sinergia com o jornal independente. Neste caso, pessoas físicas ou jurídicas podem entrar em contato pelo e-mail redacao@correiosabia.com.br

Exemplo de “anúncio qualificado”: se um professor ou uma empresa da área tributária decide(m) fazer um evento/curso, o Correio Sabiá pode entrar como parceiro na divulgação e receber um percentual da conversão de alunos matriculados. Neste caso, entende-se que o público do Correio Sabiá potencialmente poderia ter interesse no curso, portanto a divulgação teria sinergia com este jornal independente. É uma forma de ter receita sem perder a independência jornalística. 

Outro exemplo de “anúncio qualificado”: se uma rede de livrarias entra em contato com o Correio Sabiá e oferece percentual das vendas para cada conversão feita por este jornal independente, da mesma maneira também está assegurada uma forma de receita sem perder a independência jornalística. 

Para críticas, elogios, dúvidas, sugestões ou quaisquer tipos de contatos, vale o mesmo e-mail: redacao@correiosabia.com.br.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.