Pacto para o Futuro: saiba o que é e baixe o documento em PDF

Documento foi assinado por líderes mundiais durante a Cúpula do Futuro, na ONU, em 2024

Pacto para o Futuro: saiba o que é e baixe o documento em PDF
Pacto para o Futuro direciona ações para um futuro comum / Imagem: Reprodução/Nações Unidas
Table of Content

Lideranças mundiais adotaram um Pacto para o Futuro, durante a Cúpula do Futuro, realizada em setembro de 2024 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, nos Estados Unidos.

O documento assinado propõe 56 ações (subdividas em diversas frentes) para um futuro comum entre as nações. Há 5 objetivos principais enumerados no acordo. É possível fazer o download abaixo, em inglês.

O que é o Pacto para o Futuro?

O Pacto para o Futuro é o documento firmado por lideranças mundiais durante a Cúpula do Futuro, na ONU, no dia 22 de setembro de 2024. O acordo estabelece planos de ação e objetivos para um futuro comum entre os países, num contexto de mudanças climáticas e avanço da IA (inteligência artificial), por exemplo.

O Pacto para o Futuro lista iniciativas e compromissos para desenvolvimento sustentável, segurança internacional e reformas de órgãos multilaterais, como o Conselho de Segurança da ONU (veja abaixo).

O documento procura atrair a juventude para tomadas de decisão e planos de ação globais, capazes de intensificar a busca pelo cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são 17, ao todo.

O que propõe o Pacto para o Futuro?

Eis alguns exemplos de objetivos que constam no Pacto para o Futuro:

  • a erradicação da pobreza
  • a erradicação da fome
  • a proteção de civis em conflitos armados
  • a busca por soluções pacíficas para conflitos
  • o combate a ilícitos transnacionais
  • o avanço para um mundo livre de armas nucleares
  • a proteção aos conhecimentos tradicionais
  • a transformação do sistema de governança global

Brasil pede reforma do Conselho de Segurança da ONU

O Brasil pede há anos uma reforma da ONU. Em seu discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 24.set.2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que "a exclusão da América Latina e da África de assentos permanentes no Conselho de Segurança é um eco inaceitável de práticas de dominação do passado colonial."

Depois, no dia 25.set.2024, em pronunciamento no qual fez um balanço da sua participação na ONU, Lula voltou a tocar no assunto. Disse:

"O que nós estamos defendendo é que haja uma nova geopolítica, uma nova conformação geopolítica para que a gente possa ter a totalidade dos continentes representadas na ONU, inclusive no Conselho de Segurança, acabando com o direito de veto e aumentando o poder de comando das Nações Unidas."

No Pacto para o Futuro, há um compromisso para ampliar o número de membros e melhorar a representatividade do Conselho de Segurança da ONU, incluindo países da América Latina, Ásia-Pacífico e África.

“Intensificaremos os nossos esforços no quadro das negociações intergovernamentais sobre a reforma do Conselho de Segurança, como uma questão prioritária e sem demora”, diz o documento.

Outro ponto em comum entre os discursos de Lula e o Pacto para o Futuro é o financiamento aos países em desenvolvimento para reduzir os riscos causados pela emergência climática.

Quem assinou o Pacto para o Futuro

Ao todo, 187 países assinaram o Pacto para o Futuro, entre eles, o Brasil. Apenas 6 países rejeitaram o documento. Eis a lista:

  • Argentina 🇦🇷
  • Bielorrússia 🇧🇾
  • Coreia do Norte 🇰🇵
  • Nicarágua 🇳🇮
  • Rússia 🇷🇺
  • Venezuela 🇻🇪

'A Nossa Agenda Comum' deu origem à Cúpula do Futuro

A ONU explica que a proposta de realizar uma Cúpula do Futuro teve origem no relatório “A Nossa Agenda Comum”. O relatório foi uma resposta do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a um pedido dos Estados-membros por ideias sobre como endereçar soluções aos desafios atuais e futuros.

Eis abaixo os arquivos para download, em duas versões disponíveis (inglês e espanhol):

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.