No Dia Mundial dos Oceanos, Nasa posta foto de Cabo Frio e explica o que é ressurgência

Agência Espacial dos Estados Unidos explicou por que águas da cidade são tão frias

No Dia Mundial dos Oceanos, Nasa posta foto de Cabo Frio e explica o que é ressurgência
Imagem de Cabo Frio tirada do espaço no dia 16.set.2023 e publicada pela Nasa no Dia dos Oceanos em 2024 / Imagem: Divulgação/Nasa
Link copiado!

No Dia Mundial dos Oceanos (8.jun.2024), a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) publicou em sua conta oficial no Instagram uma foto de Cabo Frio, município na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Na legenda, a agência descreveu como é a ressurgência em Cabo Frio ao explicar a origem do nome do município:

"[Cabo Frio é] assim chamado, porque o oceano que está em volta é excepcionalmente frio. Fortes ventos nordestes que sopram ao longo da costa afastam as águas superficiais quentes, permitindo que a água fria das profundezas do oceano suba à superfície. Essa água ressurgente é também rica em nutrientes, ajudando a alimentar o rico ecossistema marinho nas costas de Cabo Frio."

Veja abaixo a foto publicada no perfil da Nasa:

O que é ressurgência?

A ressurgência é um fenômeno que ocorre quando a água que fica na camada mais superficial do oceano sai, permitindo que a água mais fria, que fica nas profundezas, emerja.

Portanto, a ressurgência é um processo de movimento vertical de água (ressurgimento de uma água que estava em uma camada mais funda).

Em Cabo Frio e outros municípios, o vento é o principal causador desse movimento. Ao soprar, o vento desloca a camada superficial da água para o lado e faz com que a camada mais funda suba.

Já em outros lugares do mundo, conforme explicou ao Correio Sabiá o mestre em Biotecnologia Marinha Rafael Menezes, o fenômeno "não tem nenhuma relação com o vento, por exemplo".

➡️ O que é ressurgência nas palavras do oceanógrafo Rafael Menezes:

"A ressurgência é um fenômeno que ocorre quando a água superficial do oceano é transportada horizontalmente, permitindo que águas mais frias de camadas mais profundas sejam transportadas verticalmente, emergindo/ressurgindo na superfície."

"Em Cabo Frio e outros municípios brasileiros, o vento é o principal causador desse movimento. Ao soprar, o vento desloca a camada superficial da água para o oceano aberto, abrindo espaco para a ressurgência de águas frias bem perto da costa."

"Só uma observação: esse fenômeno ocorre em pequena escala na costa brasileira, bem localizado nesses municípios, podendo ocorrer mais ou menos de Vitória (ES) até Florianópolis (SC), aproximadamente. Mas sempre em pequena escala."

"Na costas da Califórnia, do Peru, do Chile, esse é um processo de grande escala, com a rotação da Terra (força de Coriolis) como o principal causador. Em alguns lugares pode ser causado por correntes de maré também."

A água fria que sobe é também muito rica em nutrientes, o que ajuda a alimentar o ecossistema marinho. Por isso esses ambientes são tão ricos em biodiversidade.

A ressurgência ocorre em outras cidades do entorno de Cabo Frio. É o caso de Arraial do Cabo, outro município da Região dos Lagos onde as águas são conhecidas pela temperatura fria.

Arraial do Cabo é um santuário marinho no Brasil. Há muitas escolas de mergulho na cidade. Foi lá que o Correio Sabiá fez uma série de mergulhos de cilindro para publicar uma reportagem sobre poluição sonora marinha.

Correio Sabiá é a 1ª organização de mídia do Brasil a criar seção independente para Oceano

Depois de ser a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, o Correio Sabiá tornou-se também, em 2023, a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura do Oceano, chamada Ocean. Acompanhe pelo Instagram (ocean.correiosabia):

O Ocean surgiu a partir de uma reportagem contemplada pelo EJN (Earth Journalism Network). O criador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, foi um dos 9 selecionados no mundo pelo programa Reporting on Marine Pollution, em 2023.

A seleção teve pessoas de vários continentes (América, África, Ásia, Europa). Ferro foi o único brasileiro do grupo.

Assista abaixo ao documentário:

Construção de Comunidade e planos de novos mergulhos

Depois de desmembrar o Ocean, queremos dar novas braçadas. Uma delas é pela construção de uma Comunidade. É um espaço de debate oceânico, com experts e outros integrantes da sociedade civil interessados na causa.

Ocean network: queremos que você participe; saiba como.

No site do Correio Sabiá (todo renovado e em constantes melhorias), há também uma série de reportagens oceânicas.

O plano de longo prazo é ampliar a divulgação científica, tendo mais conteúdos inovadores conectados com estratégias de distribuição de conteúdo e engajamento de audiência.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.