Morre ‘Antã’, onça-pintada que tinha sido resgatada dos incêndios no Pantanal

Climatologista afirma que Pantanal pode acabar em 2070, portanto 30 anos antes do que sugeriu a ministra Marina Silva

Morre ‘Antã’, onça-pintada que tinha sido resgatada dos incêndios no Pantanal
'Antã', a onça pintada que foi resgatada dos incêndios do Pantanal, morreu no dia 12.set.2024 / Imagem: Álvaro Rezende/Governo do MS
Table of Content

➡️ Outros highlights desta edição: 

  • 🔥 Fogo também consome Amazônia e Cerrado (veja os dados abaixo);
  • 📊 Agregamos 4 pesquisas sobre a eleição de São Paulo (saiba os cenários);
  • 🇺🇸 Após debate, pesquisa mostra Harris com 5 pontos percentuais na frente de Trump.

🐆 Pantanal. Morreu ontem (12.set.2024) a onça-pintada Antã, macho de 8 anos resgatado dos incêndios no Pantanal há quase 1 mês, no dia 17.ago. O animal tinha queimaduras nas patas e estava em tratamento, com apenas 72kg (o peso ideal deveria ser em torno dos 100kg). 🐾😣 - Metrópoles (Leitura: 2min) 

  • Por que a onça recebeu o nome de Antã? A palavra quer dizer "forte" em tupi-guarani.

💭 Contexto. A morte da onça retrata o cenário pelo qual passa o Brasil, com recordes de queimadas e secas, além da qualidade do ar prejudicial à saúde em diversos municípios (📢 alô, Porto Velho). Animais silvestres pantaneiros enfrentam fome e sede, além da pior seca dos últimos 70 anos. Desde janeiro, 16% do Pantanal já torrou –o equivalente ao estado de Sergipe. 🔥

Mais. No dia 4.set, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) disse que o Pantanal pode acabar até o final deste século, como mostramos numa curadoria de notícias essenciais do Correio Sabiá. 🔚

🧐 Na verdade… Para o climatologista Carlos Nobre, a previsão de Marina Silva é “otimista”. Ele acredita que o Pantanal tenha apenas mais 46 anos pela frente, o que levaria ao esgotamento completo do bioma até 2070 (portanto, 30 anos mais cedo do que a ministra indicou). Para Nobre, até esse mesmo ano (2070), a Amazônia terá perdido “pelo menos 50% da floresta”. 🌡️ - Campo Grande News (Leitura: 3min) 

🌳 Amazônia. A área queimada na Amazônia cresceu 132% em agosto de 2024, de acordo com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). A comparação é com o mesmo mês do ano passado (2023). Os dados são do Monitor do Fogo e foram divulgados nesta quinta-feira (12.set). 🖥️ - Ipam (Leitura: 4min) 

📊 Para quem gosta de dados, fatos e evidências, o Correio Sabiá disponibiliza abaixo um documento (PDF) produzido pelo MapBiomas.

🎋 Cerrado. Já em outro bioma, o Cerrado (cujo Dia Nacional foi comemorado nesta quarta-feira, 11.set), 88 milhões de hectares foram queimados nos últimos 39 anos. Traduzindo: isso significa que 43% de toda a extensão do bioma foi queimada. É mais do que todo o território de países como Chile (🇨🇱) e Turquia (🇹🇷). 📈 - Ipam (Leitura: 4min)

💭 Contexto. O Cerrado cumpre uma função essencial para o Brasil se manter com água e para os biomas (todos eles) serem equilibrados. O próprio Ipam produziu um conteúdo mostrando essa importância. É parte de uma ampla campanha. O Correio Sabiá também deu essa explicação em edição anterior do resumo de notícias essenciais. 💧 - Ipam (Leitura: no seu tempo)

É possível baixar os conteúdos que o Ipam produziu sobre o Cerrado e publicar nas suas redes sociais. Tudo de graça, em diferentes formatos.

🗳️ Eleições municipais. A disputa pela Prefeitura de São Paulo (SP) é o assunto que tem motivado mais debates e engajamento no grupo de WhatsApp do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas e acompanhamento de eleições no mundo. Por isso, agregamos diferentes pesquisas para você ficar bem-informado.

  • AtlasIntel: Guilherme Boulos, do PSOL (28%), Pablo Marçal, do PRTB (24,4%) e Ricardo Nunes, do MDB (20,1%)
  • Quaest: Nunes (24%), Marçal (23%) e Boulos (21%)
  • Futura: Nunes (26,4%), Marçal (22,8%) e Boulos (22%)
  • Datafolha: Nunes (27%), Boulos (25%) e Marçal (19%)
  • Paraná Pesquisas: Nunes (25,1%), Boulos (24,7%) e Marçal (21%)
🐙 Acompanhe e faça descobertas sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá.

🇺🇸 Falando em pesquisas. A vice-presidente Kamala Harris (Democrata) teria se distanciado do ex-presidente Donald Trump (Republicano) na disputa pela Presidência dos Estados Unidos (🇺🇸). Abriu 5 pontos percentuais de vantagem, de acordo com o levantamento Reuters/Ipsos: 47% a 42%.

💭 Contexto. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (12), após o 1º debate presidencial entre os 2, desde que as candidaturas foram formalizadas. Houve amplo consenso, inclusive dentro do Partido Republicano, que Harris teve desempenho bem superior a Trump. Aliás, supostamente foi o 1º e último debate, já que Trump tende a não querer debater mais.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.