Morre ‘Antã’, onça-pintada que tinha sido resgatada dos incêndios no Pantanal

Climatologista afirma que Pantanal pode acabar em 2070, portanto 30 anos antes do que sugeriu a ministra Marina Silva

Morre ‘Antã’, onça-pintada que tinha sido resgatada dos incêndios no Pantanal
'Antã', a onça pintada que foi resgatada dos incêndios do Pantanal, morreu no dia 12.set.2024 / Imagem: Álvaro Rezende/Governo do MS
Link copiado!

➡️ Outros highlights desta edição: 

  • 🔥 Fogo também consome Amazônia e Cerrado (veja os dados abaixo);
  • 📊 Agregamos 4 pesquisas sobre a eleição de São Paulo (saiba os cenários);
  • 🇺🇸 Após debate, pesquisa mostra Harris com 5 pontos percentuais na frente de Trump.

🐆 Pantanal. Morreu ontem (12.set.2024) a onça-pintada Antã, macho de 8 anos resgatado dos incêndios no Pantanal há quase 1 mês, no dia 17.ago. O animal tinha queimaduras nas patas e estava em tratamento, com apenas 72kg (o peso ideal deveria ser em torno dos 100kg). 🐾😣 - Metrópoles (Leitura: 2min) 

  • Por que a onça recebeu o nome de Antã? A palavra quer dizer "forte" em tupi-guarani.

💭 Contexto. A morte da onça retrata o cenário pelo qual passa o Brasil, com recordes de queimadas e secas, além da qualidade do ar prejudicial à saúde em diversos municípios (📢 alô, Porto Velho). Animais silvestres pantaneiros enfrentam fome e sede, além da pior seca dos últimos 70 anos. Desde janeiro, 16% do Pantanal já torrou –o equivalente ao estado de Sergipe. 🔥

Mais. No dia 4.set, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) disse que o Pantanal pode acabar até o final deste século, como mostramos numa curadoria de notícias essenciais do Correio Sabiá. 🔚

🧐 Na verdade… Para o climatologista Carlos Nobre, a previsão de Marina Silva é “otimista”. Ele acredita que o Pantanal tenha apenas mais 46 anos pela frente, o que levaria ao esgotamento completo do bioma até 2070 (portanto, 30 anos mais cedo do que a ministra indicou). Para Nobre, até esse mesmo ano (2070), a Amazônia terá perdido “pelo menos 50% da floresta”. 🌡️ - Campo Grande News (Leitura: 3min) 

🌳 Amazônia. A área queimada na Amazônia cresceu 132% em agosto de 2024, de acordo com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). A comparação é com o mesmo mês do ano passado (2023). Os dados são do Monitor do Fogo e foram divulgados nesta quinta-feira (12.set). 🖥️ - Ipam (Leitura: 4min) 

📊 Para quem gosta de dados, fatos e evidências, o Correio Sabiá disponibiliza abaixo um documento (PDF) produzido pelo MapBiomas.

🎋 Cerrado. Já em outro bioma, o Cerrado (cujo Dia Nacional foi comemorado nesta quarta-feira, 11.set), 88 milhões de hectares foram queimados nos últimos 39 anos. Traduzindo: isso significa que 43% de toda a extensão do bioma foi queimada. É mais do que todo o território de países como Chile (🇨🇱) e Turquia (🇹🇷). 📈 - Ipam (Leitura: 4min)

💭 Contexto. O Cerrado cumpre uma função essencial para o Brasil se manter com água e para os biomas (todos eles) serem equilibrados. O próprio Ipam produziu um conteúdo mostrando essa importância. É parte de uma ampla campanha. O Correio Sabiá também deu essa explicação em edição anterior do resumo de notícias essenciais. 💧 - Ipam (Leitura: no seu tempo)

É possível baixar os conteúdos que o Ipam produziu sobre o Cerrado e publicar nas suas redes sociais. Tudo de graça, em diferentes formatos.

🗳️ Eleições municipais. A disputa pela Prefeitura de São Paulo (SP) é o assunto que tem motivado mais debates e engajamento no grupo de WhatsApp do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas e acompanhamento de eleições no mundo. Por isso, agregamos diferentes pesquisas para você ficar bem-informado.

  • AtlasIntel: Guilherme Boulos, do PSOL (28%), Pablo Marçal, do PRTB (24,4%) e Ricardo Nunes, do MDB (20,1%)
  • Quaest: Nunes (24%), Marçal (23%) e Boulos (21%)
  • Futura: Nunes (26,4%), Marçal (22,8%) e Boulos (22%)
  • Datafolha: Nunes (27%), Boulos (25%) e Marçal (19%)
  • Paraná Pesquisas: Nunes (25,1%), Boulos (24,7%) e Marçal (21%)
🐙 Acompanhe e faça descobertas sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá.

🇺🇸 Falando em pesquisas. A vice-presidente Kamala Harris (Democrata) teria se distanciado do ex-presidente Donald Trump (Republicano) na disputa pela Presidência dos Estados Unidos (🇺🇸). Abriu 5 pontos percentuais de vantagem, de acordo com o levantamento Reuters/Ipsos: 47% a 42%.

💭 Contexto. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (12), após o 1º debate presidencial entre os 2, desde que as candidaturas foram formalizadas. Houve amplo consenso, inclusive dentro do Partido Republicano, que Harris teve desempenho bem superior a Trump. Aliás, supostamente foi o 1º e último debate, já que Trump tende a não querer debater mais.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.