Milhares se manifestam na Sérvia, enquanto estudantes prometem continuar a luta contra a corrupção
Presidente do país, que é um autocrata, diz que não vai convocar eleições antecipadas
O fato principal
Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (17.jan.2026) na Sérvia, enquanto estudantes universitários anunciavam uma nova etapa em sua luta contra o governo do presidente Aleksandar Vucic. Há mais de 1 ano eles lideram manifestações em massa que atingem o governo autocrático do país balcânico.

Contexto
Aos gritos de "ladrões", manifestantes em Novi Sad (cidade no norte da Sérvia, situada sobre o rio Danúbio) acusaram o governo de levar adiante um estado de corrupção desenfreada.
Ainda de acordo com eles, foi essa corrupção desenfreada que causou um desastre na estação de trem da cidade, em novembro de 2024. Nesta ocasião, 16 pessoas morreram. Isso desencadeou o movimento nacional por mudanças.
Vucic se recusou a convocar eleições antecipadas imediatas, como demandavam os estudantes. Centenas de pessoas foram detidas, relataram ter perdido seus empregos ou sofrido pressão por se oporem ao governo.
Os estudantes universitários disseram à multidão em Novi Sad, no sábado, que, após os protestos de 2025, apresentarão agora um plano para livrar a Sérvia da corrupção e restaurar o Estado de Direito.
Eles propuseram banir funcionários corruptos da política e investigar seus patrimônios como primeiros passos para o governo pós-Vucic. O protesto foi intitulado "O que a vitória significará".
No mês passado, dezembro de 2025, os estudantes disseram que coletaram cerca de 400 mil assinaturas em apoio à sua proposta de eleições no país.
O próximo protesto está marcado para 27 de janeiro em Belgrado, capital da Sérvia, segundo os organizadores.
O histórico
Vucic chegou ao poder há mais de uma década, prometendo levar a Sérvia à União Europeia. No entanto, fortaleceu os laços com a Rússia e a China.
O líder ainda enfrenta acusações de restringir as liberdades democráticas na Sérvia e de permitir que a corrupção e o crime organizado prosperem.
O movimento estudantil conquistou grande apoio entre os sérvios, que estão em grande parte desiludidos com os "políticos tradicionais".
Vucic acusa os estudantes de trabalharem sob ordens ocidentais não especificadas para “destruir a Sérvia”.
Autor
Agência de notícias global e independente, baseada nos EUA. Fundada em maio de 1846.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.